Categorias: Nhaaam

Receita de torta de maçã (ou o dia em que eu venci na cozinha)

Não sei se você sabe, mas minha relação com a cozinha já foi muito conturbada. Houve uma época em que tudo que eu fazia dava errado, não sei o que acontecia, não sei qual era a dificuldade ou macumba que não permitia que até mesmo as receitas mais simples e inocentes (como mousse de maracujá, por exemplo) dessem certo. Depois de um punhado de tentativas frustradas, eu me conformei de que cozinhar não era pra mim. Desde então, sempre que eu invento de querer me arriscar, a receita precisa ser qualificada no quesito: fácil + rápido + 99% de chances de acerto.

Acontece que hoje eu resolvi ousar! haha Torta de maçã é o tipo de receita que eu descartava fácil, fácil. Essa história de ter que fazer a massa já era suficiente para eu deixar pra lá. Pra quê ficar procurando dor de cabeça né?! Só que depois de passar um mês (isso mesmo, um mês!) matutando a ideia, criei coragem, respirei fundo… e o resultado tá aí na foto para ninguém duvidar! :)

receita-torta-maca-apple-pie-1

Sim, gente! Eu consegui!!! \o/

Além de ter dado tudinho certo, a torta ainda ficou a coisa mais linda do mundo! Viu aí na foto? Me diz se não tá coisa digna de confeitaria ~gourmet! hahah Agora deixa eu te contar: a massa fica bem levinha e suave (não fica aquela coisa “massuda”, que você tem que ficar empurrando com um copo de suco hahah) e o recheio é doce no ponto certo! As maçãs ficam macias e você sente elas ali, bem delicadas! Você precisa experimentar!! :)

Depois de todo esse rodeio, parece até que a receita é super complexa né! Mas nem é tão difícil assim viu! Vem cá que eu te explico como que faz!

receita-torta-maca-apple-pie-2
receita-torta-maca-apple-pie-9
receita-torta-maca-apple-pie-6

Primeiro, você começa fazendo a massa. Misture 100g de manteiga sem sal com 6 colheres (sopa) de açúcar, até formar uma farofinha. Acrescente 1 ovo, 2 xícaras de farinha de trigo, 1/2 colher (chá) de fermento em pó e uma pitada de sal. Misture tudo até formar uma bola homogênea, lisa e que não grude mais na mão. Enrole essa bola num filme plástico e deixe na geladeira.

Para o recheio, coloque numa panela: 6 maçãs descascadas e picadas, 1 colher (sopa) de manteiga sem sal, 1 colher (chá) de canela em pó e 4 colheres (sopa) de açúcar. Leve ao fogo e misture bem. Tampe a panela e deixe as maçãs cozinharem. Eu esqueci de marcar quanto tempo levou, mas não é muito demorado não viu, algo em torno de 20 minutos. Por precaução, fique sempre de olho na panela, de vez em quando dê uma misturada para se certificar de que o açúcar não está queimando. As maçãs estão no ponto quando elas dão uma leve murchada e diminuída de tamanho, mas ainda estão inteiras. Quando esse ponto chegar, dissolva 1 colher (sopa) de amido de milho em 1 xícara de suco de laranja. Despeje essa mistura na panela, bem devagar e mexendo sempre para não formar grumos. Continue mexendo até o caldo engrossar. Desligue o fogo e deixe esfriar.

Pegue 2/3 da massa e preencha o fundo e laterais de uma forma redonda (se tiver dessas com fundo removível, é melhor). Eu usei uma forma com 22 cm de diâmetro, mas se você tiver alguma um pouquinho menor, acho que dará mais certo pra essa quantidade de massa. Tente deixar a massa bem fininha, o máximo que conseguir. Coloque o recheio. Pegue o restante da massa e divida em 8 pedaços iguais. Pegue um desses pedaços e a deixe com formato de “minhoca”, até dar o diâmetro da sua forma. Achate a “minhoca” para criar uma “fita” e posicione bem no centro da sua torta. Com os outros pedaços de massa, vá fazendo a mesma coisa até cobrir toda a superfície. Pode deixar espaços entre uma fita e outra para o resultado ficar mais bonito e apetitoso.

Para finalizar, pincele gema de ovo e polvilhe açúcar cristal por cima. Leve ao forno preaquecido em 180°C por aproximadamente 30 minutos (ou até sua torta estar levemente dourada e crocante. Espere esfriar para desenformar e servir.

receita-torta-maca-apple-pie-3
receita-torta-maca-apple-pie-4
receita-torta-maca-apple-pie-5
receita-torta-maca-apple-pie-8

Essa receita é maravilhosa e já entrou pra minha lista de favoritos! Vale muito, muito, muito a pena! O passo a passo é um pouco extenso, mas garanto que não é difícil. Pode confiar, gente! Se eu consegui, todo mundo consegue!! :)

receita-torta-maca-apple-pie-7

Quem vai fazer ou quem já fez, não esqueça de vir aqui me contar tá! Quero ver muitas fotos lá no Instagram (me taggeie, use a hashtag #pequeninavanilla, me mande uma mensagem, um sinal de fumaça, qualquer coisa!) ♥


Veja mais receitas deliciosas e fotogênicas que já passaram aqui no Pequenina Vanilla! :)

80 comentários

Let's talk!

  1. gostei! gostei! gostei! quero tentar aqui em casa! mas eu não sei fotografar bonito assim hehehehe
    bjos

    1. hahaha o importante é fazer e comer, fotografar fica pra depois! :)
      se fizer, me conta o que achou tá?
      Beijo!!

  2. Ah que legal que você postou essa! Taí uma torta que eu sempre quis fazer, mas nunca tentei. Peraí, eu nunca fiz uma torta doce! Só salgada mesmo… A minha de palmito é interessante, quem sabe vira um post. As suas fotos ficaram lindas (como sempre) e já favoritei para preparar num futuro breve. Quando estiver prontinho, te dou um toque sobre como ficou. Beijo.

    1. Simm, eu também nunca tinha tentado. Na verdade nunca nem tinha comido (só aquelas do Mc Donalds, mas essa nem conta né) hahaha Eu também gosto de torta salgada, até já postei uma receita aqui no blog, fica maravilhosa!!
      Obrigada, Patricia! Faz sim e depois me conta!! :)
      Beijo

  3. minha sogra fez dessa torta uma vez e eu quase tive um faniquito de tão boa que tava. Agora eu tenho a receita! hahahaha

    Cadê coragem pra testar? Tá tão bonita!

    1. Hahaha a torta fica muito gostosa, “impressiona as visitas” e não é assim tããão difícil de fazer! Testa lá e depois me conta!! :)

  4. kk Acho que é macumba mesmo, porque comigo isso também acontece. Tem vezes que eu tudo o que tento dá errado, mas também tem vezes que até de olho fechado e a receita mais complicada sai uma maravilha!
    Você sabe que eu anoto todas as receitas daqui né?! Quando eu fizer algumas delas venho te contar.
    Pena que minhas fotos não são tão lindas quanto as suas <33
    Beijos!

    1. Ninguém merece essa macumba aí viu! haahaha
      Ai, sua fofa! :) Quero saber sim o que você achou das receitas! As fotos são o de menos, o importante é a receita dar certo e ficar deliciosa!! haha
      Beijo!!

  5. Nossa parece ter ficado uma delícia mesmo! E agora eu lembrei que, no Mc Donald’s do JP tinha uma torta salgada – tipo essa de maçã que tem no Mc daqui – só que era de batata com bacon (tinha a de maçã também, mas eu sempre pedia a salgada rsrsrsrs). Nooooossa era uma delícia! Não era forte, sabe? Acho que vou procurar uma receita parecida e tentar hmmmm <3 (num dia que eu estiver inspirada hahahahah)
    Mas essa sua ficou linda, Adri! Parabéns pelo desbloqueio :) E que venham então mais receitas gostosas e fotogênicas por aqui o/

    1. Ai que demais!! Estou planejando ir conhecer o Japão daqui uns 2 anos, e já anotei aqui!! Quando estiver lá, vou procurar essa tal torta salgada!! Aliás, se tem bacon não tem como ficar ruim né? hahah
      Obrigada pela mensagem, Paula!! Vamos torcer para essa maré de azar não volte mais!!
      Beijão!!

  6. Isadora comentou:

    Pra comer com a boca e com os olhos, menina tu não cansa de ser caprichosa não? kkk Parabéns vou tentar fazer COM CERTEZAAAAAAA *—*

    1. Hahaha obrigada, Isadora! <3 <3
      Faz simmm e depois não esquece de me contar o que achou!! Beijo!!

  7. Jess comentou:

    incrível Adri. Eu também gosto muito de fazer torta de maçã e preciso até atualizar a receita que tem no blog porque aprendi umas técnicas novas.
    Uma coisa que eu não gosto muito são recheios com amido de milho. Acho que ele deixa um pouco pesado. Passei a usar amido de batata e a diferença é GIGANTE :) Dica da dulce delight <3 hehehe

    no mais sua torta me deixou com lombrigas :D

    1. Eu não achei que o recheio ficou pesado, apesar de que eu nunca comi outra torta de maçã para comparar hahahahh Na próxima, vou tentar trocar pelo amido de batata! :) Mas antes, vou precisar descobrir onde que vende isso! Isso aí não encontra no mercado né? Tem que ser nessas lojas de produtos “naturais”, cereais, grãos? :)
      Beijão!

      1. Jess comentou:

        depende do mercado. Tem alguns que tem. Você encontra como fécula de batata também. :)

        A diferença maior eu acho, que é para quem ter problemas digestivos como eu. Tudo que tem amido de milho me deixa horas passando meio mal :(

  8. Eu nunca comi torta de maçã e essas fotos fizeram a sua parecer tão gostosa, ó céus!

    1. Olha, eu também nunca tinha comido torta de maçã! hahah Mas ó, não é só a foto não, essa receita fica deliciosa!! Vale a pena experimentar, acho que você vai adorar também!! <3
      Beijo!!

  9. Vanessa comentou:

    Sempre que vejo suas receitas fico com muita vontade de sair cozinhando tudo (sempre que vejo masterchef também haha). Fiz a receita das panquecas americanas e adoreei! mas essa não está no nível fácil, acho que vou precisar de mais uns meses pra fortalecer a ideia.

    1. hahhaha pensa com carinho, pois essa receita vale o esforço viu!! e nem é tão difícil assim não, eu que sou muito desastrada na cozinha! hahah
      que bom que gostou das panquecas, faz tempo que eu não faço elas… até me deu vontade de aproveitar o domingo pra fazer!! :)
      Beijo!!

  10. Ficou muito, muito, muito linda mesmo! Adoro torta que tem esses quadriculadinhos em cima, acho fofo, charmoso, a gente fica com vontade de comer com os olhos né? HAHAHAH Parabéns pela conquista! Que venham as proximas!

    1. Aham!! Eu também adoro isso, quando vi o resultado me lembrou aquelas tortas de desenho animado! hahhaha :)
      Obrigada pela mensagem, Paola!! Beijão!!

  11. Karyne comentou:

    Oh… venceu mesmo, hein?
    Ficou linda e deve que estava maravilhosa de comer.
    Meu pai semana passada fez uma parecida o modelo, mas salgada =)

    1. Até fiquei com vontade de tentar fazer uma torta assim, com recheio salgado! Deve ficar ótimo!!! :9
      Beijo!!

  12. Loma comentou:

    Não faz isso comigo, meu! As fotos ficaram LINDAS, que coisa mais maravilhosa. Confesso que descarto receitas pelos mesmos motivos que você, complexidade. Ainda mais quando envolve massas, nunca dão certo. Achei a receita digna de uma determinada skill que não possuo, mas vou tentar arriscar apenas pela água na boca que eu fiquei com essa maçã ai. HAHA obg por compartilhar!

    1. Sabe uma massa que nunca dá certo comigo? Aquelas que vão biscoito triturado com manteiga, sabe? Xezus, fiquei bem traumatizada quando esse tipo de massa deu errado (já que é pra ser uma versão simplificada né). hahaha
      Mas ó, tô achando que eu prefiro fazer “do zero” mesmo. Costumam dar mais certo, pelo menos pra mim! hahaha
      E a receita não é difícil não! O meu drama no texto é porque eu sou realmente muito desastrada na cozinha, mas você vai conseguir também!! :)
      Se fizer, quero ver foto!! Beijo!

  13. Drii, como você é linda! Adorei a receita, eu sou apaixonada por torta de maçã, acho que vou tentar fazer. Eu sempre quis comer torta de maçã, comi a primeira vez esse ano quando meu sogro fez. Até então só tinha comido aquelas que parecem tortinha de morango sabe? mas ao invés de morango leva maçã, e aí não é a mesma coisa.

    1. Ahh, tem nem comparação! Essa que vai a fruta no recheio fica MARAVILHOSA!!! Faz sim e depois me conta o que achou!! Tenho certeza que você vai amar!! hahah
      Beijo

  14. Rayani comentou:

    Uma torta clássica (nos desenhos da disney e filmes…), que nunca comi. Ela é linda, né?!
    A sua ficou maravilhosa. Parabéns

    1. Toda uma infância vendo essa torta no desenho da Branca de Neve!! Acho que ela aparecia também nos desenhos do Mickey, não me lembro bem! hahah Mas eu também vivia desejando, mas nunca tinha visto uma pessoalmente! hahah
      Se puder, tente fazer!! Fica uma delícia! :)
      Beijo!

  15. Chell comentou:

    Sempre quis fazer essa receita, desde que vi no Branca de Neve e os 7 anões uahuahauaa

    1. hahahaha eu também via nos desenhos mas, para mim, sempre parecia algo inalcançável! agora tá aí a receita, é só fazer! :)))
      Beijo!!

  16. Rafaela comentou:

    Ficou linda!!! Vou tentar fazer aqui em casa qualquer hora. E leva bem menos manteiga do que a Tarte Tatin que eu consegui fazer. (Sou meio como você no quesito cozinhar). Parabéns!!! Bjs. Rafaela

    1. Faz sim, Rafaela! :))) Depois quero saber o que você achou!!
      Beijo!<3

  17. gabriela comentou:

    qual o tamanho da forma que deverei usar?

    1. Oi Gabriela! Eu usei uma forma com 22cm de diâmetro, mas você pode usar uma forma um pouquinho menor que essa. :)

  18. Julia comentou:

    Poxa Adrielly, agora fiquei com vontade disso menina! Muito linda sua torta.

    1. Então vai lá fazer, Julia! :))))
      Tenho certeza que vai adorar! hahha
      Beijo

  19. Gente do céu, que coisa maravilhosa! Nem tô com fome, mas fiquei com a boca cheia d’água. Tá muito prendada, a senhorita! <3

    1. Hahahah tô longe ainda de ser prendada, Juliana! mas estou tentando!! :)
      Obrigada pelo comentário! Beijo!

  20. Debs comentou:

    Eu falo que me identifico muito com seus posts! Meu sentimento com a cozinha era o mesmo, mas eu tenho fases em que viro meio ~gourmet. Tem fases em que não acerto nem gelatina também. Essa semana eu acertei um sufle e to pensando em repetir com calma e anotando pra por no blog.

    Falando no blog – valeu a dica! Eu estava pensando nisso mesmo porque to colocando cada coisinha com calma e aprendendo. Sempre tive quem fizesse essas coisas por mim, mas dessa vez tô me arriscando sozinha. Você tem alguma reocmendação sobre feeds? Beijoca!

    1. Pois é, Debs! Pelo jeito estou na fase ~gourmet! hahah Espero que ela dure por mais um bom tempo, porque ainda preciso aprender a fazer cheesecake!
      Você pode cadastrar seu blog no feedburner (eu não lembro mais como que faz, mas o processo é bem simples, acho que você consegue fazer por conta – sem precisar de programador e cia), com esse URL disponível, o feedly e o bloglovin passarão a encontrar seu blog e as pessoas vão conseguir te seguir! :))
      Beijo!!

  21. Fernanda comentou:

    Adorei a receita, porém faltou o tamanho da forma :(

    1. Oi Fernanda! Eu usei uma forma com 22cm de diâmetro, mas você pode usar uma forma um pouquinho menor que essa. :)

  22. Nossa, sério que é fácil assim de fazer?! #xoquei!
    Sempre pensei que era muito difícil fazer e sempre desconversei quando o noivo, que adora torta de maçã, falava em eu fazer. hehehe
    No início quando tu disse que era fácil eu pensei que tu havia comprado a massa pronta e só feito o recheio… hahahah
    Parabéns, ficou linda e parecendo muito apetitosa!

    1. É fácil sim, Natália!! Faz que o teu noivo vai amar! hahahhah O meu namorado que é meio chato pra “novidades”, AMOU essa torta! <3
      Depois quero saber se deu certo e o que vocês acharam! Beijo!

  23. Eita, que torta bonita! Sempre quis tentar fazer uma assim, com essas tirinhas de massa por cima, sabe? É tão lindo! Mas eu não sou muito fã de doces com maçã (só gosto da fruta mesmo) :/
    Mas é claro que suas fotos me deixaram com muita água na boca e uma super vontade de experimentar! E confesso que também largo várias receitas pela complexidade ou então (mais comum) até faço, mas simplifico tudo hahahah

    1. Nossa, eu sou o contrário! Morro de preguiça de comer a fruta, mas AMO qualquer doce ou bolo que tenha maçã! O cheiro que fica quando vai pro forno é incrível! :)))
      Hahaha se eu tento “simplificar” a receita, daí é que ela dá errado! :///
      Se fizer a torta, me conta o que achou tá! Beijo

    2. Marcelly comentou:

      Você pode fazer de banana, torta de banana é ótima! Deve combinar também 😋

  24. Amei seu site! Ideias muito legais! Acabei de conhecer e já coloquei no forno os chips de batata doce! Ansiosa! O próximo será a Torta de Maçã! Parabéns e muito sucesso!

    1. Obrigada Williane! Espero que goste das receitas! Essa de maçã é uma maravilha, faça sim!! :)

  25. Patricia comentou:

    Fiz esta receita da Torta de Maçã e simplesmente AMEI!!! É fácil, rápida e muuuuito deliciosa. Farei sempre! Obrigada pela dica!

    1. Ai que ótimo saber, Patricia! ;) Fiquei super feliz!!

  26. Paulo comentou:

    Minha esposa estava com vontade de comer torta de maca, mas não tinha nenhuma receita. Achamos essa e lá fui eu para a cozinha.
    Super pratico de fazer, na primeira vez demora pouco mas depois disso e super fácil e tranquilo de fazer.
    A massa é super versátil e da para fazer varias outros recheios. Uma dica e trabalhar com ela no plastico filme.
    Em relação as fotos vou ficar devendo… O pessoal comeu tudo com a torta ainda quente e sorvete de creme.

    Vlw pela receita.

  27. Clarissa comentou:

    Oi, Adrielly!
    Fiz essa receita há poucos dias e ficou ótima!

  28. Felipe comentou:

    Não deu certo … :/

    1. Poxa, que pena, Felipe! Acho essa receita, de certo modo, bem fácil e fica muito, muito gostosa! Será que você seguiu o passo a passo certinho?

  29. Renata comentou:

    Vou fazer agora!! Ai que delicia!!

    1. Oi Renata, espero que tenha dado certo! :) O que você achou?
      Beijo!!

  30. Vera comentou:

    Poderia substituir a manteiga por margarina ou não. Vou fazer, só gostaria de saber se posso usar essa troca de ingrediente.

    1. Oi Vera! Não recomendo a substituição! Melhor usar a manteiga mesmo! ;)

  31. Cinthia Machado comentou:

    Parabéns pela receita da torta de maçã! Usei essa receita ontem e ficou simplesmente ‘divina’. Essa foi a primeira de muitas que farei. Beijao

  32. Karina comentou:

    Olá, tenho muita vontade aprender fazer torta de maçã, será que dou conta de fazer essa? Mas tenho um problema, sou intolerante a lactose, será que é possível fazer com Becel? Beijoss

    1. Oi Karina! Eu não sei se daria certo com margarina… teria que testar pra ver no que dá! ;)

  33. Thatiane comentou:

    Eu fiz essa receita hoje e ficou uma delícia! :D
    A propósito, seu blog é uma fofura, ganhou uma leitora!

    Beijo!

    1. Oi Thatiane! Que bom que gostou da torta! Ela é uma delícia mesmo e deixa a casa toda perfumada né haha
      Apareça mais vezes tá? Vou adorar ver você por aqui! ;)
      Beijo!

  34. Tamires comentou:

    Bora pro fogão fazer, muito simples e fácil de fazer a receita.. gostei ♡

  35. Priscila comentou:

    Olá! Confesso que há um tempo estou enrolando pra fazer uma torta de maçã. Li várias receitas mas não animava em fazer.
    Quando li o título do seu texto com a receita achei super bacana e criativo.
    Resolvi então fazer ontem a torta. Ficou uma delícia!!
    Parabéns pela sua receita e pela sua vitória!!! E desejo a vc muito sucesso em novos pratos.
    Abraços…

    1. Ai que bom que deu certo, Priscila! ;) Essa torta fica uma delícia e não é muito difícil de fazer né?
      Beijo!

  36. Ana Lu comentou:

    Obrigada pela receita ficou uma delícia

  37. Rosana Bonfanti comentou:

    Acabei de fazer, a princípio achei q tinha ficado feinha, mas depois q assou ficou linda e apetitosa! Agora estou esperando os convidados para abri-la!

  38. Valdilene comentou:

    Fiz e ficou uma delícia, nunca tinha feito torta de maçã, essa já ta anotada no caderninho pra fazer muitas outras vezes. Parabéns pela receita, prática e deliciosa.

  39. Ivison Silva comentou:

    Olá, eu havia tentado fazer a torta com uma outra receita e não deu certo. Tentei com a sua e deu super certo. Parabéns pelo site, visitarei mais vezes.

  40. Gilvana Dos Santos Dartora comentou:

    Fiz e ficou uma delícia mesmo, a massa é maravilhosa.Parabéns

  41. maria lucia comentou:

    deliciosa….demais!!!!!recebi visitas para um chá e ela fez super sucesso.
    fiz sua receita e também experimentei a troca do açucar branco pelo mascavo, mas pode usar o demerara…quem tem intolerância a gluten pode substituir por farinha de arroz, de amêndoas.
    parabéns pelo site está super bem elaborado,um mimo,lindo!

  42. Crys Souza comentou:

    vou fazer essa receita no Natal, espero que eu consiga, rsrs

  43. Bob comentou:

    Estou fazendo neste momento esta torta. Parece que vai ficar uma delícia!
    Depois conto como ficou! ;)

  44. Estou indo comprar os ingredientes. Vou fazer. Minha filha sempre me cobra a torta de maçã americana. Tua receita foi a que mais me agradou. Depois posto como ficou. Bjs.

  45. Nathalia comentou:

    Fiz e ficou divina!!! Só que ao invés da maçã eu fiz com banana. Mantive a mesma proporção e deu super certo!! Não coloquei o fermento porque aqui nao tinha e ainda assim ficou perfeita!! Parabéns!! Sucesso!!! Adorei!!

  46. Andre comentou:

    Acabei de fazer , ficou ótima , parabéns pela receita!

  47. Rubens comentou:

    Excelente receita . Fácil é bem rápida. Boa reprodutibilidade.