Categorias: Nhaaam

Bolo de chocolate “nega maluca” com gostinho de infância

Bolo de chocolate, do tipo “nega maluca”, foi a primeira receita que aprendi a fazer sozinha (quando eu tinha lá uns 10 anos) e é, simplesmente, a ÚNICA que deu certo em absolutamente TODAS as minhas tentativas. Não sei você, mas eu sou uma loteria na cozinha, cada vez que resolvo me “bandiar” para esse cômodo da casa, é uma surpresa. Mesmo fazendo a mesma receita pela segunda, quinta, décima vez, o resultado pode variar absurdamente. Num dia, a receita pode ser uma maravilha gastronômica, no outro, a mesma receita, em minhas mãos, pode se tornar um baita desastre, daqueles que dá vontade de chorar. haha Por isso, o fato dessa receita dar certo em todas as vezes, já é motivo para ser a receita “mais amor” que se tem notícia. ♥

A receita é da minha avó e não tem nenhum segredo, apenas ingredientes simples, “pá-pum”! Em 5 minutinhos você mistura todos os ingredientes e a parte mais difícil é esperar (ansiosamente) o bolo assar! Ninguém resiste à esse bolinho delicioso, aconchegante e com cara de vó! Para mim, remete muito à infância.. eita, coisa boa!! A cobertura é daquelas levemente crocante e a minha preferida para sempre (não curto muito cobertura de brigadeiro, etc pois acho doce demais)! :) Olha só!

bolo-chocolate-nega-maluca-1

Quer ver como é muito simples?

Para o bolo: Adicione 1 xícara e meia de farinha de trigo, 1 xícara de açúcar, 1 xícara de achocolatado em pó, 1 ovo, 1/2 xícara de óleo e 1 colher (sopa) de fermento. Misture tudo bem direitinho e acrescente 1 xícara de água fervente. Misture mais um pouco até ficar bem homogêneo. Despeje numa forma (eu usei uma pequena, daquelas de fazer pão) untada com margarina e polvilhada com achocolatado em pó. Leve para assar em fogo médio (180°C), preaquecido, por uns 40 minutos ou até o palito sair limpo.

Para a cobertura: Coloque numa frigideira antiaderente 1 colher (sopa) de margarina, 2 colheres (sopa) de leite, 1/2 xícara de achocolatado em pó e 1/3 xícara de açúcar e leve ao fogo, mexendo sempre, até levantar fervura. Despeje a calda sobre o bolo e espere esfriar (se conseguir aguentar!). :9

bolo-chocolate-nega-maluca-3

Como você pode ver pelas fotos, a receita faz um bolo bem pequenininho! Então, se quiser fazer um bolo maiorzinho é só dobrar as quantidades. :) Eu gosto também de fazer alguns furos no bolo antes de colocar a cobertura para a massa ficar mais “cremosa”. ;)

Quero ver todo mundo fazendo essa maravilha, não tem erro nem desculpa! Quem ficou com água na boca só de olhar as fotos, clica no ♥ ali do final do post! haha :)

bolo-chocolate-nega-maluca-2

38 comentários

Let's talk!

  1. maria comentou:

    não sou muito de comentar, mas não poderia ficar sem te deixar um elogio uma palavra de carinho mesmo. quero te falar que me identifico muito com você não sei ao certo pq talvez pelo seu romantismo não sei explicar, mas enfim só quero te falar que seu blog é lindo de mais me encantei, e o mais legal que eu acho é o Q a mais que vc tem, as suas postagens são sempre inspiradoras mesmo sobre assuntos que normalmente eu não me interessaria tipo bolo nega maluca rs.. mas o amor que tem em vc é percebido. ja ta nos meus favoritos <3

    1. Oi Maria! Fiquei super feliz com seu comentário! É esse tipo de mensagem que me motiva a continuar fazendo o que estou fazendo (pois muitas vezes, parece que estou fazendo todo esse trabalho pra nada, para as paredes hahah). Obrigada mesmo pelo carinho e espero que continue acompanhando as postagens por aqui! Sinta-se a vontade sempre que quiser comentar ou trocar uma ideia, vou adorar!
      Beijos!!

  2. Loma comentou:

    Uma sugestão: seja fotógrafa de comidas. HAHAHAH As fotos ficaram ótimas.exe e deram MUITA água na boca! Tá tudo lindo, composição, os utensílios. Juro, tô impressionada!

    Nega maluca é um daqueles bolos que eu como a bandeja toda se deixar :/ também sou viciada nessa cobertura mas NUNCA consegui fazer, sempre dá errado :( temos uma amiga que faz e fica super crocante e ela também fura, ai a massa fica bem molhadinha!

    Já compartilhei em todas as redes pq esse post está dignidade <3 beijos!

    1. Obrigada Lominha!! <3 <3 <3
      hahaha meu namorado vive falando que ele já está vendo o dia que eu vou largar o design e virar fotógrafa de comida. hahaha Mas acho difícil, gosto muito de fotografia (de comidas) como hobby mesmo, até fiz meu TCC sobre isso! Mas nunca se sabe né, vai que..! :)
      Fazia muito tempo desde a última vez que eu tinha feito essa receita, foi uma baita nostalgia. A cobertura fica muito boa MESMO, recomendo que você teste! Ela fica bem crocante e na espessura ideal. AMO!! :)
      Beijos!!

  3. Caroline comentou:

    Adrielly. Vc fez meu domingo mais feliz. Obrigada pela receita, ficou uma delícia! Aliás, uma delícia passear aqui no seu blog. Bjs!

    1. Que bom saber disso, Caroline! Fiquei muito feliz!! :) <3
      Obrigada pela mensagem!! Beijos

  4. que fotos lindas Dri…até resolvi abrir no desktop para apreciar melhor =)
    (depois dos smartphones aqui em casa, o pc’s coitado, esta que é poeira só…) rsrs

    1. hahaha Obrigada Vanessa!! ♥ ♥ ♥

  5. Ai, ai, eu amo muito bolos em geral… E esse bem molhadinho, com chocolate em abundância me deixou com água na boca! *.*
    Maldade. rs

    1. Se você ama bolos, vai amar essa receita! Faz lá e depois me conta o que achou! :DDDD

  6. Joyce comentou:

    Meu Deus, que tentação! E que fotos incríveis do bolo, parabéns. Ficou lindo e super apetitoso!

    1. Obrigada, Joyce! ♥ ♥ ♥

  7. Laura Campo comentou:

    Descobri seu blog no final das férias e fiz uma coisa que nunca faço: passar o dia inteiro no computador (só para ler seus posts)!
    Parabéns pelo seu trabalho tão delicado, encantador, lindo…inspirador!É uma alegria no dia parar e ver suas idéias, suas fotos…e esse bolo me fez salivar um litro.Sou apaixonada por cozinha, confeitaria, sentar e comer uma coisa gostosa com uma companhia boa….todo final de semana testo ou repito uma receita.Essa estrou para a lista!
    Obrigada por tudo!
    Beijos,
    Laura.

    1. Essa receita sempre deu certo pra mim e aposto que você vai amar! Faz sim, e me conta se gostou!
      Também adoro testar receitas novas (apesar de eu não ser uma super cozinheira hahahah) e compartilhar as aventuras aqui no blog tornou a experiência ainda mais legal para mim! É ótimo ler esse feedback positivo e cheio de amor como o seu! Faz o meu dia muito mais alegre! ♥ Muito obrigada pela mensagem e pelo carinho!
      Beijos e espero te ver mais vezes por aqui! :)

  8. Katarina Rabelo Stach comentou:

    Oi! Que receita maravilhosa!!! Água na boca!! rsrsrs
    Me tira uma dúvida? Você bateu na batedeira ou pode ser a mão mesmo?
    Obrigada e parabéns pelo blog!!

    1. Oi Katarina! Eu fiz na mão mesmo porque a massa fica bem “seca”, ela só amolece quando você acrescenta a água fervente, então acho que fica um pouco difícil na batedeira. ;)
      Espero que goste do resultado! Beijos!!

  9. Dri hj vim inspirada do trabalho e procurando uma receitinha lembrei desta aqui… O bolo ta no forno, fiz com cacau em pó e pouquinho açúcar, ah misturei castanhas do pará também, tomara que dê certo :) bjooo

    1. Oi Vanessa! Vi sua foto no Instagram, acho que vai ficar uma delícia!! :) O bolo é um pouco doce mesmo, então se você diminuiu o açúcar acho que vai ficar perfeito! Se der certo, vou querer a receita! haha
      Beijos!!

  10. Então…. A lindoca aqui quer ser saudável, light e coisa e tals e troca todo o achocolatado da receita por cacau em pó e não usa quase nada de açúcar na massa… Tem como errar? Tem!! Ficou super amargo…kkkk. As castanhas ficaram delicinhas, mas vou ter que fazer de novo (desta vez sem inventar…rs)

    1. hahahah ai, sério?! :S
      A receita do post é “meio” gordelinha, mas fica uma delícia! quando puder, faça que tenho certeza que você vai amar! :)
      Beijos!!

  11. Selma comentou:

    Sem dúvida uma bela receita! Prática, barata e muito gostosa! Eu fiz e deu muito certo… Recomendo!

  12. Ana comentou:

    Esse achocolatado na receita é tipo Nescau ou aquele chocolate do padre ? Ficou tão escurinha a massa.

    1. eu usei Nescau mesmo, mas pode ser Toddy também! nunca tentei usar o chocolate do padre nessa receita, então não sei se dá certo… ;)

      1. Camilla Meier comentou:

        Oi, Adri! Descobri seu blog procurando por uma receita de nega maluca, hehehehehe. Fiz o bolo e ficou fantástico! Vim aqui elogiar e perguntar mesmo a marca de achocolatado que você usou (e que você já respondeu). Também usei Nescau e não ficou tão escurinho. Mas o sabor…. muito delícia. Também amo essa cobertura!
        Obrigada por compartilhar essa receita cheia de amor.

        1. Ah, obrigada pelo comentário, Camilla! ;)
          Eu sempre faço com Nescau e fica assim bem escurinho! Não sei o que acontece… hahah Essa cobertura é minha preferida, não fica enjoativa e ainda tem essa “crocância” maravilhosa né!
          Tem muitas receitinhas delícias aqui no blog, se fizer alguma outra, me conta!
          Beijo!

  13. Adriana comentou:

    Gata, vc salvou o mundo da fúria da minha TPM ao publicar essa receita na medida: nem bolão, nem bolinho-inho. Estou quase ronronando com este bolo morninho. Parabéns!

    1. Hahah fiquei feliz em saber, Adriana!! esse bolo é maravilhoso! ;)

  14. Cintia comentou:

    Oi Adrielly, tudo bem ?
    Descobri seu divino blog ontem a noite, quando eu e meu marido estavam morrendo de vontade de comer um bolo de chocolate, mas quando eu abri a geladeira só tinha um ovo e agora ?
    Tcharam achei essa receita maravilhosa, não podia deixar de agradecer. Gostei tanto tanto que já repassei para minhas cunhadas !!!!
    Obrigda Querida por compartilhar suas delícias. …

    1. Oi Cintia! Que ótimo ler seu comentário! Essa receita é muito fácil de fazer e fica muitooo gostosa né! Amo, amo!!
      Beijo!

  15. aline comentou:

    E nao vai nada de fermento?

    1. Vai sim, ali na receita tem a medida certinha! ;)

  16. Irma Santos comentou:

    Posso colocar Nescau no lugar do achocolatado???

    1. Nescau e Toddy são achocolatados ;)

  17. Carla Moura comentou:

    Oi olha só que estranho, sempre faço muito bolos, como estava somente com um ovo na geladeira e com preguiça de ir no super fui procurar receita de bolo com um ovo e achei a sua, segui a receita direitinho e para a minha surpresa o bolo explodiu….serio explodiu!! Eu aqui em casa somente uso azeite de milho, será que foi este o motivo??? O gosto do que sobrou na forma estava bem interessante mas o bolo explodiu!!!! Uma pena, mas acontece né.

  18. Amanda Machado comentou:

    Meu filhinho de 7 anos, Enzo, disse que estava com fome, então nessa tarde chuvosa de domingo, resolvi fazer um bolo nega maluca, porém, ao abrir a geladeira me deparei com apenas 1 ovo! Então tive a ideia de pesquisar no Google: nega maluca com 1 ovo, foi então que descobri sua receita!
    Com a ajudar do meu pequeno (que agora está lá na cozinha rapando a bacia rsrs) preparamos a massa, agora está no forno assando.
    Estamos aqui ansiosos pelo resultado, mas pela textura da massa, já deu para ver que dará super certo!

    Muito obrigada pela receita! Salvou minha tarde de domingo rsrsr

    Um abraço!

  19. Bruna comentou:

    Adorei! Vou fazer hoje,parece ser ótima.

  20. Raquel comentou:

    Adrielly …acabei de testar sua receita..ameiii ficou mto gostoso vc tem receita de brownie??
    Parabéns pelo seu trabalho!!

  21. Claudia comentou:

    Pra misturar na batedeira ou com colher de pau?