Categorias: Nhaaam

Bolo de banana da dignidade

Sabe quando as bananas já estão “fazendo aniversário” na sua geladeira? É uma tristeza quando você esquece as coitadas lá e quando percebe elas já estão tão deprimidas que ninguém mais quer comê-las. haha Essa é a hora de procurar uma receita de bolo para transformá-las em algo mais apetitoso para nossos olhinhos (e estômago)! Dê um destino mais digno para as bananas (super maduras) da sua geladeira e faça já essa receitinha! :)

receita-bolo-banana-2

Essa belezura de receita estava guardada aqui em casa, faz muito tempo (lembro que peguei da internet, mas não tenho a mínima ideia de qual site)! É sempre bom ter uma “carta na manga” para situações como essa. O bolo fica super fofinho e nem preciso dizer que fica uma delícia! Os ingredientes são bem simples e dá para você fazer, ainda hoje, bem de boa, para o lanchinho da tarde! O cheiro desse bolo, enquanto está no forno, é uma loucura, dá para atiçar as “lombriguinhas” de toda a vizinhança! haha

receita-bolo-banana-1

Quer ver como é fácil?

Para o caramelo e cobertura: Misture 1 xícara de açúcar em 250ml de água. Vai mexendo em fogo baixo, até o açúcar se dissolver. Aumente o fogo e deixe fervendo por uns 10 minutos, sem mexer. Enquanto o açúcar estiver cozinhando, forre a forma com papel manteiga para facilitar na hora de desenformar. Corte algumas bananas em rodelas e preencha o fundo da forma. Quando a calda de açúcar estiver no ponto, jogue por cima das bananas.

Para o bolo: Misture, com a ajuda de um fouet, 2 ovos, 160ml de óleo e 1 xícara de açúcar. Adicione também 1 xícara de farinha de trigo, 1 colher (sopa) de fermento, 1 colher (chá) de essência de baunilha e 1 colher (chá) de canela em pó. Por fim, adicione 2 bananas amassadinhas (com um garfo). Coloque a massa na forma, com cuidado, e leve ao forno por uns 40 minutos ou até não grudar mais no palito.

Informações adicionais:
– O ponto certo do caramelo é quando a calda está clara e, relativamente, fina. Ela já é meio “grudentinha”, mas não muito!
– Jogue a calda ainda quente em cima das bananas para não correr o risco dela “endurecer” na panela.
– O ideal é que você consiga cobrir todo o fundo com as rodelas de banana, fica mais gostoso! Eu usei apenas 2 bananas pois não tinha mais, por isso só deu para fazer uma “voltinha”.
– Você pode trocar o açúcar da massa do bolo por açúcar mascavo, se preferir.

receita-bolo-banana-3

Queria que as fotos do blog tivessem cheiro (e sabor) para que você pudesse sentir a maravilha que é esse bolo! hahaha Está mais do que recomendadíssimo! :) Quem vai fazer também? E quem já fez, quero saber se gostou!

10 comentários

Let's talk!

  1. Loma comentou:

    As fotos nem precisam de cheiro pq estão lindas e apetitosas! Tenho uma receita de torta de banana no blog mas é bem diferente do bolo. Que vontade que me deu!!!!

    1. hahahaha Depois vou procurar essa receita no seu blog! :) Deve ser uma delícia, né?

  2. camila comentou:

    Amo bolo de banana *—-*

    1. hahah Então faça a receitinha, heim! Sou um pouco suspeita para falar, mas fica muito bom mesmo! Depois me conta o que achou, se deu certo!

  3. Ranieri comentou:

    Adri, posso comentar primeiro sobre o amor que é esse blog? Nossa!

    E agora, você deixou meu final de semana bem mais saboroso, porque estava pensando o que iria fazer de diferente e esta aí, um bolo de banana lindo.

    Bjs,

    1. Obrigada, Ranieri! hahha <3
      Faça sim, e depois volte aqui para me dizer se gostou!
      Beijos!

  4. Nick comentou:

    Uma vez, peguei uma receita de bolo de banana na internet. Tentei fazer, mas não deu muito certo, haha. Não sei se faltou banana, se eu não sirvo mesmo para fazer bolo, ou se não achei bom pelo simples fato de não gostar de bolo. Só me amarro no bolo de milho. Nem o de chocolate me pega.
    Mas, vou tentar essa receita. Me deseje sorte, rs.
    Beijos, amora:*

    1. Ahh, mas esse bolo não é difícil, até eu que sou meio estabanada na cozinha consegui fazer! hahahah Boa sorte e espero que goste do bolo!! Beijos!!

  5. Vivian Pires comentou:

    Acabei de fazer! Ficou lindo, gostoso e cheiroso <3
    Obrigada por ter dividir essas receitas com a gente! Beijossss