Categorias: Mulherzices

Para aprender uma lição

Nota para a posteridade: nunca mais comprar sapatos pela internet.

Apaixonei por uma alpargata da Dakota que eu tinha visto numa foto de Instagram alheio. Tratei logo de fuçar a internet pra ver se ela ainda estava à venda. Achei por R$140, a mão já quis logo ir pegando o cartão de crédito. Ainda não satisfeita, pensei: “vou dar mais uma olhadinha aqui, ver quais outros modelos de alpargatas que tem”, tudo assim bem inocente, bem de boa. Achei outro modelo, da Vizzano, branquinho, com renda, do jeitinho que eu queria, por R$100.

De um lado, o bom senso me dizia: “olha aí a besteira, você vai inventar de comprar esse tipo de sapato, olha o risco de não dar certo no seu pé, vai comprar assim sem provar, sem conferir ao vivo?”. E do outro lado, o consumismo me dizia: “mas são tão bonitas, ai claro que vai dar certo no seu pé, confia!”.

Comprei as duas, porque sim né!

alpargatas-compras

Chegou em menos de 4 dias, mas a felicidade durou menos de 2 minutos. A alpargata da Dakota ficou grande, GRAN-DEEE, GI-GAN-TE. Sabe quando a gente é criança e usa um sapato da mãe? Estou me sentindo assim! :O E a da Vizzano ficou, ironicamente, apertada, A-PER-TA-DA! Quero morrê! :SSSS

Agora estou aqui sem sapatos e falida, palmas para mim!

britney-applause

Me ajuda, Luciano!

Como algumas coisas foram recorrentes nos comentários, achei melhor fazer uma atualização aqui no post para facilitar! :)

Logo quando recebi os produtos, fui correndo no site procurar como realizar a troca. Só que, apesar da loja ficar esfregando na tua cara que a “primeira troca é grátis”, não havia nenhum link explicando qual era o procedimento para solicitar isso e nenhuma informação de contato. :S Já logo concluí que seria mais uma dessas injustiças que os consumidores passam, que me daria tanto trabalho fazer essa troca que o jeito mais fácil era me livrar desses sapatos por outros meios. Por isso, depois de me afundar aqui em desgraça, escrevi esse post para registrar esse fato e me lembrar de nunca mais cometer uma jacuzice dessas.

Como muita gente ficou me incentivando a exigir a troca, escaneei novamente o site todinho com uma lupa e, finalmente, consegui encontrar as informações de contato num link minúsculo e quase invísível num cantinho da tela. O número era de São Paulo (tive que fazer interurbano) mas a ligação não foi muito demorada e parece que a troca vai ser bem “tranquila”. Oremos!

De qualquer forma, toda essa mobilização e tempo de espera (espera para os produtos voltarem pra loja, espera para eu receber meu cupom de troca, espera para receber os novos produtos) continuam me fazendo acreditar que não vale a pena comprar sapatos pela internet… Portanto, lição aprendida com sucesso!

Outra coisa, a loja até tinha uma tabela de medidas, mas as informações eram as mesmas para os dois sapatos, ou seja, de que adianta uma tabela assim que não serve pra nada? :/

64 comentários

Let's talk!

  1. Janaina comentou:

    Você sabe que tem o direito à devolução, né? É super simples, geralmente te enviam um código de autorização e você manda pelos correios com esse código. E não é nenhuma maldade com a empresa, já que muito provavelmente alguém irá comprar os sapatos depois.

    Se não estiver disposta, tenta o enjoei mesmo, mas a comissão deles é alta :(

    1. Eu revirei o site procurando as informações sobre devolução e simplesmente não encontrei! Como é uma loja “grande”, só de pensar na burocracia de entrar em contato e fazer todo o processo já me desanima, sabe… Mas vou tentar de novo! ;)

    2. Mari comentou:

      Você tem até 7 dias para devolver. É um direito garantido pelo Código de Defesa do Consumidor. Entra no site da empresa e descubra qual o telefone para informar a devolução. Na próxima fatura é feito o reembolso.

      1. consegui entrar em contato com a loja, nessa primeira etapa foi bem tranquilo, eles vão me dar um vale para trocar por outro produto. agora, vamos acompanhar os próximos passos, espero que tudo continue assim bem fácil! hahah

  2. Caraaaaaaa! Querendo a branca da Vizzano em 3.2.1… HAHAHA Diva! Beijinhos

    1. Olha, não achei ela muito confortável, viu! haha Mesmo se ela tivesse ficado boa no meu pé (com a numeração correta), achei que ela pinica um pouco, sabe? :SSS

  3. Já comprei vários sapatos pela internet, de fora do Brasil mesmo. Só um ficou ruim, mas como era bem baratinho nem liguei muito. A dica que eu dou é medir o comprimento e a parte mais larga do pé enquanto se pisa no chão, de preferência encostando o calcanhar na parede. E, sempre que for comprar, entra em contato pra saber as medidas (se o site já não indicar, claro). Ah, e se ficar em dúvida entre dois sapatos com medidas bem parecidas, é legal considerar que o pé incha um pouquinho quando a gente anda demais!
    :)

    1. Então, no site até tinha as medidas, mas acho que era uma tabela “padrão”, pois as medidas eram as mesmas para os dois sapatos. Já fiz compra pela internet de bota, tênis, etc. Esses que são mais fechados não dão problema com numeração (pelo menos, pra mim!). Vivendo e aprendendo, né? ;)

  4. Marcela comentou:

    Nossa, corre atrás sim de devolução ou troca, por mais chato que seja vai valer super a pena. Principalmente por serem marcas grandes acho que vai até ser mais fácil, na pior das hipóteses você vai em uma loja física e troca ali mesmo (e experimenta primeiro! hehe). Eu adoro comprar sapatos pela internet, e até agora nunca dei azar – se bem que eu já medi meu pé milimetro a milimetro só pra ter certeza de que o negócio ia servir, hahaha!

    1. Tive que scanear o site com uma “lupa” para encontrar as informações de contato, hahah Vou fazer a troca, mas a lição continua! Acho muito empenho e arriscado comprar roupas assim “no escuro”! ;)

  5. natasha comentou:

    a devolução é super fácil hoje em dia. a maioria das empresas passa retirar a mercadoria em casa até!

    1. consegui achar as informações de contato, depois de scanear o site com uma lupa! hahaha já liguei lá e vou fazer a troca (vou ter que enviar pelo correio mesmo), mas olha, continuo achando que o risco e trabalho não valem a pena viu!

  6. Tati comentou:

    Geralmente esses sites trocam né! D: Corre atrás! Todo site tem que aceitar devolução e até 7 dias depois da entrega.
    Elas são lindas, uma pena :(
    Sapato pela internet você só pode comprar se já tem costume de comprar a marca e aí já sabe qual número fica bom. Ainda assim, corre um risco…
    Espero que consiga devolver! ;)

    1. entrei em contato com a loja, estou rezando aqui para que dê tudo certo! já estou tão traumatizada com atendimento de operadoras de telefone, que fico achando que todos os atendimentos são burocráticos e estressantes! hahaha :/

  7. Tathy comentou:

    Nossa, sapato é uma coisa complicada mesmo de comprar pela internet, ainda mais agora que as numerações e tamanhos andam inconstantes, ando preferindo ir na loja mesmo. :(
    Mas se a compra foi em site grande, eles tem sim sistema de troca/devolução, e é como falaram: eles retiram na sua casa. :)
    Uma pena esses não terem servido, são tão fofos…

    1. pois é, tathy! e olha que sempre fui muito sensata na hora de fazer compras pela internet, só dessa vez mesmo que fiz a louca aí deu tudo errado! haha mas já entrei em contato com a loja, agora tem que seguir o passo a passo lá e rezar para que dê tudo certo! a devolução vou ter que fazer pelos correios mesmo, torce aí por mim! hahah
      beijo!

  8. Amanda comentou:

    Você pode trocar, geralmente a primeira é grátis e ae der errado na outra você que paga. Já aconteceu comigo, troquei e deu tudo certo. Fora que você pode devolver alegando que não gostou da compra.

    1. vou trocar, amanda! até agora foi bem simples, vamos rezar para que dê tudo certo!! ando tão traumatizada com atendimentos de operadoras de telefone que fico desconfiando de tudo agora! hahah

  9. Chell comentou:

    Foda, sapato pra mim não rola, ainda mais que um pé é maior que o outro uahuahaa

    1. hahaha o meu problema é que para cada tipo de sapato, eu uso uma numeração diferente e ainda tem essa questão da numeração variar de marca para marca. muito complicado né? mesmo que a loja troque os sapatos, ainda continuo achando que não vale a pena o esforço, muito mais fácil comprar na loja, provando e avaliando todos os detalhes. ;)

  10. Pam comentou:

    Eu só compro sapato pela internet pq meu pé infantil nunca acho nada nas lojas físicas hauhah mas sempre tem como trocar ou devolver sim..essa da vizzano é linda!!

    1. estou aqui torcendo para que a troca dê tudo certo, viu!! aff, já me bastam os perregues que passo toda vez que entro em contato com as operadoras de telefone! :O
      a da vizzano é bonita, mas achei que ela fica pinicando no pé, sabe? não recomendo haha

  11. Livia comentou:

    menina, que azar! essa da dakota é maravilhosa!! qual o nome do modelo dela? eu sempre sempre compro pela internet, e graças a Deus sempre deu certo no meu pé! acho que é por conta do tamanho, 34/35 é dificil de errar hahaha mas você tem direito a devolução sim! é chato ter que ir atrás disso mas é seu direito!
    beijos e boa sorte!

    1. eu não sei o nome do modelo, mas é de uma coleção recente! capaz de você achar fácil para comprar, viu! ela é lindaaaa! se tivesse servido no meu pé, certamente seria um dos meus sapatos preferidos!

  12. MELDELS essa sou eu todos os dias da minha vida vendo coisinhas bonitinhas na interwebs :( Sapato eu não arrisco MESMO porque meus pés são largos e um maior que o outro (meio número, acho que tem muita gente assim).

    Isso é danado pra acontecer comigo quando compro roupas. Na Asos principalmente! Vejo tudo bonitinho nas modelos magrinhas e esqueço que em mim é um caimento COMPLETAMENTE diferente, aí a roupa chega, eu tento me convencer que é bonitinha e que eu vou usar um dia e fica lá, parada no guarda-roupas e eu acabo doando. Faço isso direto!

    Bêjo :****

    1. Vixi! Já cansei também de comprar roupas pela internet e ficar péssimo em mim! hahahahah Mas normalmente são desses sites “chineses”, aí é tudo baratinho e eu nem ligo muito. E é muito raro eu comprar sapatos pela internet, normalmente só compro bota e tênis, que eu acho bem mais fácil de acertar a numeração…. foi só dessa vez que fiz a louca consumista aqui, daí deu tudo errado! Mas assim a gente vai aprendendo a deixar de ser besta, né? haha

  13. Aaaaahhh que dó de perder sapatos fotos.
    Já fiz isso, mas com calçados da China…não prestei atenção na tabela e ficou apertada as botas e uma sandália ficou perfeita, mas o modelo era mais bonito em foto, quando coloquei parecia que tava usando ryder, com os dedos saindo lá na frente. :(
    Mas troca isso já sim. Manda email e já agiliza. Eles não devem deixar tão fácil a informação pra não rolar o tempo todo, mas tem que rolar sim.

    1. Quando compro coisas da china, eu já nem fico com muita expectativa… hahah Já cansei de comprar coisas que a qualidade do tecido era péssima ou que o modelo não era exatamente o que aparecia nas fotos. ://
      E sobre a troca, tive que scanear o site com uma lupa para achar as informações de contato! hahah Mas já liguei lá e parece que vai dar tudo certo, vamos acompanhar!!

  14. Bruna Louise comentou:

    Você pode devolver sem custos até 7 dias depois de receber.

    1. Já devolvi e eles pagaram o frete! Agora só resta me devolverem os créditos para eu pegar outra coisa! haha ;)

  15. martha dias comentou:

    Já comprei calçados da CORELLO pela internet e deram super certo…adorei … mas Corello é Corello, o custo benefício é intenso … sem querer fazer propaganda…

    1. Oi Martha! Quando se está acostumada com a marca, já sabe a numeração certinha, acho que fica mais fácil né?! ;)

  16. Eu já comprei sapato na internet morrendo de medo de passar por isso, mas era sapato de trabalho (um horrível próprio pra cozinha) e deu tudo certo!

    Mas sapato normal, eu não gosto de arriscar não! Atualiza a gente pra saber se deu certo Dri!

    Um beijo

    1. Quando é sapato fechado, fica mais fácil de acertar a numeração… mas de resto, acho muito arriscado mesmo!
      Semana passada enviei os calçados para a loja, espero que não demorem para me devolver os créditos! Provavelmente, trocarei por uma ou duas bolsas ao invés de sapatos! ;)

  17. Poxa menina que azar.. Eu sempre compro pela internet e nunca tive problemas, ainda..rs Mas é bom ficar esperta ne?!

    bj Má

    1. Pois é, Marcella! Um saco toda essa mobilização, mas é assim que a gente aprende né! hehehe

  18. Tamires Nascimento comentou:

    achei linda a da Dakota
    tô torcendo pra dar tudo certo (:

    1. Siim, a da Dakota é linda!! Se eu achar numa loja física, é capaz que eu compre ela de novo! haaha

  19. Alê comentou:

    É horrível isso, eu sempre compro pela internet e constantemente preciso trocar, infelizmente cada marca tem uma “forma”, comprei um tênis 35, e ficou imensoooooooo… tive que trocar pelo 34 e ainda sim, ficou larguinho… aprendi que a forma da marca X é imensa, depois comprei uma bota, e essa nem se quer entrou, vai entender, e mais uma vez pra marca Y, comprar número maior. O bom da internet são as super promoções e mesmo tendo que trocar as vezes ainda acho que vale a pena! Boa sorte na troca, sempre que troquei foi bem simples, tirando que temos que esperar um cadinho pra chegar!
    fom fom fom

    1. É, a parte chata (quando precisamos trocar) é esperar! Já comprei alguns tênis e botas pela internet e tinha dado certinho, mas quando se trata de sapatos mais baixinhos ou com salto bem alto, aí não adianta! hahah Pra eu arriscar de novo, a promoção tem que ser muito convidativa mesmo!

      1. Alê comentou:

        Verdade, essas duas últimas compras mesmo com o transtorno da troca super valeu a pena, um de 250 saiu por 70, e a outra de 200 por 40, tipo valeu muuuuuuuuuuito kkkkkkkkk
        :D

  20. algumas compras pela internet são realmente complicadas! hoje mesmo me arrisquei em alguns tipos de roupa que eu jamais compraria online, só depois de confirmar que teria todo o respaldo caso não gostasse das roupas e só porque me encontrei num mood de disposição grande, porque procedimento de troca dá mesmo preguicinha. mas é uma das poucas coisas ruins de ter o conforto de comprar direto da nossa casa hahaha

    tenho uma dica: quando vejo que a marca do sapato que quero é uma marca comum, tento ir numa loja com sapatos dela pra ver o formato do calçado, e saber meu número. normalmente dá certo! ahaha pelo menos não tive problemas ainda.

    1. Na internet, ou é oito ou oitenta, né? Ou dá tudo certinho e você nem se incomoda, nem precisa sair da cadeira. Ou dá tudo errado e você tem que se mobilizar inteira para não levar a pior! hahaha :/

  21. meu pavor de comprar calçados e roupas pela internet é bem isso aí :\ mas que bom que vão resolver né?

    1. por enquanto, a troca está sendo tranquila! mas só vou sossegar quando os novos produtos chegarem aqui em casa e eu estiver satisfeita! hahaha
      eu, heim! :/

  22. Nossa, que horror! Fico muito triste por isso ):
    Há menos de um mês eu aproveitei uma promoção de 4 tênis por 170 reais, e quando chegaram, couberam bem nos meus pés.
    Acho que é muito questão de sorte … Tem horas que arriscar traz benefícios, e tem dias que não…
    Decepcionada, pois os modelos que você escolheu são muito lindos!
    Beijinhos e melhoras na recuperação do dinheiro ))):

    1. Já comprei alguns tênis pela internet e tinha dado certo, acho que depende do tipo de calçado né… :/
      Obrigada pela mensagem! :) Beijo!!

  23. Tamy comentou:

    Eu sempre tive um medo enorme de comprar sapatos pela internet, e até hoje nunca arrisquei! Ler esse post me deixou com mais medo ~de comprar~ HEUHEUEHE Sapato é algo que se não ficar ok, acaba com o dia né u_u Ninguém merece andar com o pé doendo!!!
    Uma pena não ter dado certo =/ Mas tô na torcida para que a troca seja tranquila <3
    Beeeeijos Adrielly, eu adoro seu blog!
    Tamy

    1. Apesar de toda a praticidade da internet, acho que ainda é mais válido ir pro shopping, provar, olhar e ter certeza que está comprando algo bonito e confortável! hahaha
      Mas é assim que a gente aprende! ;)
      Obrigada pelo carinho! Beijo!!

  24. Flávia Sanches comentou:

    Super me identifiquei com o post!! Há cerca de 2 meses comprei um tênis lindo em um site, amor a primeira vista, quando chegou surpresa veio com defeito. Solicitei a troca, mais alguns dias de espera e ansiedade , mas o tênis veio com defeito novamente, ou seja sou muito pé frio! Hahahaha.
    Acabei desistindo do tênis e solicitei uma sapatilha de uma marca que conhecia e sabia que daria certo. Ficou a lição, infelizmente para algumas pessoas (eu), não dá certo comprar sapato pela internet.

    1. Aff, duas vezes com defeito é pra acabar mesmo!! :////

  25. ELIANE AP DE ROSA comentou:

    Bom dia Adrielly ! vc esta perdoada pela compra, pois quem resiste a essas lindezas, quanto a orar vou fazer uma novena kkkk. pode ter certeza que a troca será feita, pois são marcas de credibilidade. bjinhos. LY

    1. hahahaha obrigada, Eliane! estou precisando de muita oração mesmo! ;)
      Beijo!!

  26. Uma lição inesquecível mesmo *-*
    Eu nunca compraria pela net pois sempre tenho dificuldade em achar sapatos que me sirvam por causa do meu pé pequeno rsrsrs
    Mas voce consegue vender para alguém…
    Muito bom compartilhar sua experiência.

    1. Se tudo der certo, vou trocar os sapatos por bolsas (mais garantido né!) hahaha
      Obrigada pelo comentário, Camila!
      Beijo!

  27. alexandra comentou:

    oi
    eu ando no 8º ano e queria pedir uma coisa pra vc… o que eu queria pedir era se vc fazia um post com looks de regresso as aulas para minha idade porque eu andei procurando por toda a net e nao encontro coisas que me agradem e como gostei muito do seu post com os looks de outro dia queria lhe pedir isso pk vc tem muito bom gosto e minhas aulas estam quase começando e nao sei o que usar. muito obrigada

    1. Oi Alexandra! Eu não costumo fazer posts de “looks”, mas como sugestão, você pode analisar as roupas que você tem e criar combinações entre elas. Você vai ver que olhando com calma e carinho, você vai encontrar looks bacanas, dentro do seu próprio estilo e com as roupas que você já tem! ;)

  28. Adri, eu nem gosto de comprar sapatos pela internet. Tenho medo de vir muito grande ou mt pequeno :s e ai certeza q vou passar raiva, xingar tudo quanto é coisa e no final ficar sem usar os sapatos :/

    1. É complicado mesmo, acho que vale mais a pena sair de casa, provar na loja e ter certeza daquilo que está comprando! ;)

  29. Eu sou suspeita pra falar desse assunto, porque sou muito ‘cagona’ de comprar roupas e sapatos pela internet… sempre acho que não vai servir, gosto de experimentar, ver, tocar, cheirar (?!) as coisas para ver se o material me agrada e tudo mais… só compraria algo que já tivesse igual e soubesse que me serviria e não iria me arrepender… porque ficaria com tanta preguiça de fazer essa troca que ia acabar botando pra vender em algum brechó pra tentar recuperar um pouco da grana e olhe lá! rs

    Enfim, depois conta pra gente o final da novela e se deu tudo certinho…

    1. Pois é, Clarissa! Depois dessa, certamente, vou pensar quinhentas vezes antes de comprar de novo! hahah Muito trabalho pra pouca coisa!
      Esses dias fui no Centro daqui de Curitiba e achei um sapatinho coisa mais linda, super confortável e super baratinho. Nada melhor do que olhar bem o produto, provar no pé e ter certeza do que estamos comprando né?
      No final, consegui trocar… mas levou tanto tempo, o processo todo, que é de desanimar! haha

  30. Nina comentou:

    Que dó!
    Essa branca tem na Renner, já está remarcada por 29,90 em outras por 49,90, achi linda e mega-ultra desconfortável, meu número doeu e um número a mais doeu também! rsrs bjoss

    1. ahhaha nossa, não acredito que tá por esse preço! afff
      também achei um pouco desconfortável, ficava pinicando por dentro né? péssima!! :SSS

  31. Natalia comentou:

    Olá nossa nem me fale eu mal aprendo e já erro dinovo amo comprar pela net e sapatos na maioria das vezes acabei de comprar uma alpargata da vizzano aquela de duas cores e parece o estilo da sua disse q ficou parentada engraçado em mim também uso 37 e vc? Não sei agora se troco por uma 38 ou cancelo tudo Oh deus nos ajuda