Categorias: Nhaaam

Três lanches rápidos que eu amo

A pessoa estabelece o seguinte objetivo: quero me alimentar melhor, fazer todas as refeições nos horários corretos, a cada 3 horas, com alimentos saudáveis e nutritivos. A pessoa descobre que é preciso se organizar MUITO e otimizar todo e qualquer tempinho. Descobri que não é fácil (pelo menos, pra mim!), é trabalhoso e exige toda a minha disposição (aí não sobra muita energia aqui pro blog, mas juro que estou me esforçando!).

Muito do meu tempo é investido em elaborar/pesquisar receitas com ingredientes e modo de preparo fácil, que sejam saudáveis (na medida do possível). Depois da maçã crocante, achei válido compartilhar aqui mais três dicas de lanches rápidos e gostosinhos que costumo fazer com frequência, seja no café da manhã ou lanche da tarde. Alguns não são assim super originais e nenhuma novidade, mas acredito que sempre damos um toque diferente, uma pitadinha só minha, que pode servir de inspiração para você. Dá a mão aqui e vem ver as delicinhas:

01. Tapioca verdinha

tapioca-1

Eu adoro espinafre refogado com ovo, acho uma delícia e é super fácil de fazer. Sempre que eu faço no almoço, separo um pouquinho para rechear a tapioca lá no lanche da tarde e fica ótimo! Sem dúvida, é um dos meus recheios preferidos! Além disso, esse “verdinho” fica super fotogênico e apetitoso, quase uma “tapioca gourmet”, se é que isso existe! haha

tapioca-2

Para o recheio: Refogue metade do maço de espinafre (lavado e picado) em um fiozinho de azeite. Vá mexendo até os talos ficarem macios (al dente). O espinafre vai soltar um pouco de água. Antes que toda a água evapore, adicione um ovo, levemente mexido, sobre as folhas e deixe cozinhando. Mexa de vez em quando para cozinhar o ovo por completo e fique de olho na panela para não queimar. Se precisar, adicione mais um pouquinho de água. Tempere com sal a gosto.
Tapioca: Peneire três colheres de sopa de farinha para tapioca numa frigideira antiaderente. Ligue o fogo e espere a goma grudar. Quando as bordinhas da tapioca começarem a secar, coloque o espinafre refogado e adicione uma colher de sopa de creme de ricota (eu gosto de usar o “light”). Dobre a tapioca ao meio e desligue o fogo.

02. Misturinha no vidrinho

aveia-frutas-1

Tem dias que eu já sei que serão corridos. Ou então, eu já quero deixar as coisas adiantadas. Para essas situações, esses potinhos são uma mão na roda. A ideia veio daqueles “overnight oats”, mas como eu não gosto muito de leite, fiz algumas adaptações e virou essa belezinha aqui! Deixo os vidrinhos prontos à noite, assim quando acordo já tenho meu café da manhã! O outro potinho eu como no lanche da tarde e fica tudo certo! ;)

aveia-frutas-2

Lave e pique uma pêra (eu prefiro a pêra Williams) em fatias finas. Pegue dois potinhos de vidro e vá montando as camadas. Em cada pote coloque 2 colheres de sopa de farelo de aveia, 1 pote de iogurte grego light de maracujá, metade das pêras fatiadas e 1/4 da polpa de maracujá. Tampe os vidros e deixe na geladeira. Na hora de comer, despeje o conteúdo de um potinho numa tigela e adicione granola por cima.

03. Panquequinhas de queijo

crepioca-1

Dizem que o nome disso é “crepioca”, mas eu prefiro chamar de panquequinhas! <3

Numa vasilha, misture 1 ovo, 1 colher de sopa de farinha de tapioca, 1 colher de sopa de creme de ricota light ou queijo cottage, 1/2 colher de sopa de queijo parmesão ralado, 1 fatia de queijo mussarela picada, sal e orégano. Misture bem até ficar uniforme. Despeje todo o creme numa frigideira antiaderente. Quando a parte de baixo dourar, vire a panqueca. Espere o outro lado dourar também e prontinho!

crepioca-2

Agora me diz, o que você costuma comer nos lanches e café da manhã? :) Me conta!

41 comentários

Let's talk!

  1. AINDA BEM que eu acabei de tomar café, hahaha. Que delícia! Amei as dicas. <3

    1. Obrigada, Katarina! ;)

  2. Que receitinhas fofas e deliciosas! Também adoro espinafre com ovo! Hum!

    Nossa Adri eu não conhecia seu blog e estou apaixonada por tudo por aqui! Você é muito fofa! Vi seus 25 fatos e me identifiquei com vários itens! Inclusive temos a mesma idade! haha

    bjaoo

    1. Oi Claudia! Obrigada pela mensagem, fiquei super feliz! Espero te ver mais vezes aqui! :)

  3. Que maravilha!
    Fotos espectaculares :)
    Eu sou adepta dos overnights, e também faço sem leite… ando sempre com eles comigo.

    Beijinhos <3

    1. Me diz, como que você faz o overnight, sem leite? Quero aprender também! haha
      Beijo!

      1. Eu faço com leite de frutos secos, às vezes caju, avelã, noz.. o que tiver em casa. Também já fiz com leite de arroz.
        Um dia destes vou postar a receitinha :)
        Beijinhos!

  4. ELIANE AP. DE ROSA comentou:

    DRI, obrigada pelas receitas farei todas. Aqui em casa estamos mto ligados na tapioca e a sua receita é mara!!!!!!! vou fazer com certeza. bjos. LY

    1. Também faço tapioca com banana amassada e pasta de amendoim ou com queijo mussarela, creme de ricota e orégano, fica super gostoso! :)

  5. Erika Silva comentou:

    Adorei as receitas. Essas panquequinhas de queijo tem vários nomes pela internet, mas a sua parece a mais bonita hahaha

    Esses potes de vidro com tampa vc reaproveita de “pote de azeitona ou tomate” ou compra em algum lugar? Difícil achar com boa vedação pra levar pro trabalho.

    1. eu acho o nome crepioca muito esquisito, haha gosto mais de panquequinha! :)
      bom, o vidro é o de menos haha pode usar qualquer um que tiver aí. pra levar pro trabalho, acho melhor fazer em tupperware, acho que a vedação é mais garantida né. ;)

  6. Livia comentou:

    Mingau de aveia é o amor da minha vida no café da manhã <3 Eu faço com água mesmo porque não tomo leite, e mesmo assim fica ótimo! Mas admito que requer um tempinho pra ficar pronto…
    Também amo smoothies (a famigerada vitamina haha) porque é muuuito gostoso, muito prático e dá pra fazer várias variações. Eu uso banana como base e acrescento outras frutas, um pouquinho de água/água de coco e outras coisinhas dependendo do que eu quero (tâmara, aveia, chia…). É só bater no liquidificador! Soa estranho mas, juro, é muito bom!

    1. nossa, eu adoro mingau de aveia, mesmo com leite hahah quando o friozinho voltar, vou fazer com certeza!
      antigamente, eu fazia “vitamina” com frutas e banana no lugar do leite. eu achava ótimo, porque ele dá uma engrossadinha, mas fica mais leve do que com leite.
      obrigada por me lembrar dessas delícias, já tinha me esquecido dessas possibilidades! ahahah

  7. a única tristeza desse post é a de ler ele sem ter tomado café da manhã e já próximo do horário de almoço, HAHAHA fora isso, amando fortemente acompanhar essas dicas ♥ até porque, tapioca é amô demax :)

    1. obrigada, Ba! sempre querida! :)

  8. Nay comentou:

    Adoro Crepioca. Como absolutamente todos os dias! rsrsrs Mas só coloco o ovo, a goma e o creme de ricota light ou requeijão light. Isso pro café da manhã. Agora quando quero usar pra janta as vezes recheio ele com pastinha de frango, ou com peito de peru com mais uma camadinha de creme de ricota, fica delicia.

    1. quando não tem muita coisa na geladeira, também faço assim com ovo, tapioca e queijo hahah fica bem mais “light” também! :)

  9. Receitinhas ma-ras! E eu, pra variar, olhando seu blog bem antes do meu almoço hehehe Deu fome :D

    1. haha obrigada, Camila! :)
      espero que goste, se fizer alguma!!

  10. Olivia comentou:

    Adorei as receitas!
    Eu adoro ovos mexidos com espinafre mas nunca havia pensado em usar pra recheio de tapicoa! Já quero fazer *-*

    Beijos!

    1. Faz sim, se você já gosta de espinafre com ovo, vai amar na tapioca! fica muito bom!! :)

  11. No café da manhã eu não consigo comer muita coisa, geralmente como pão de queijo mesmo.
    Agora no café da tarde, eu como pão integral com o que tiver HUASHUAHSU Gosto de comer tapioca também, mas não posso abusar :(

    Eu ADOREI essa receita de espinafre com ovo. Eu faço isso com aboborinha e fica maravilhoso também (nunca coloquei na tapioca, uso como recheio de torta por ex)

    Beijos Adri

    1. nossa, eu amo pão de queijo! <3 <3 <3 mas comecei a maneirar na alimentação, só como quando vou em algum café no final de semana :S
      nunca pensei em fazer com abobrinha, vou tentar!! :D

  12. Chell comentou:

    NHAMMM!!! Delíciiiaa!

    1. <3 <3 <3

  13. Adoreii a receitinha da tapioca!
    Adoro comer tapioca e sempre é bom tentar umas receitas novas!

    Meu café da manhã é mais frutas e café com leite, era meio ruim para comer de manhã. Mas já estou mudando essa rotina!

    Beijos
    <3

  14. Dhayana S Vicente comentou:

    Lindo o seu blog!!!
    Amei tudo… ;)

    Beijos
    <3 <3 <3

    1. Obrigada, Dhayana! Espero te ver mais vezes por aqui! ;)

  15. Fernanda comentou:

    Para lanches faço “crepioca” com recheio de banana ou de tomate (dependendo da minha vontade de doce ou salgado, hehe).

    1 ovo + 3 colheres de goma de tapioca bem misturadinhos para a massa.

    Recheio de tomate com manjericão (só refogo o tomate com meio dente de alho, jogo manjericão fresco picadinho). Às vezes incremento com um requeijão ou queijo. Serve como jantar também haha

    Para o recheio de banana eu costumo fritar duas bananas maduras em uma frigideira antiaderente (sem óleo ou açucar) e colocar canela.

    Ler seu post me deixou com fome e vontade de experrimentar a receita de “panquequinha de queijo”, vou ali testar hahahaha ;P

    1. Oi Fernanda! Obrigada pelas dicas!! Vou testar suas sugestões, especialmente a de banana (como nunca pensei em fazer assim?! hahah). Sempre faço com banana picada ou amassada, mas acho que não fica tão bom quanto à banana “quente”. ;)
      beijo!!

  16. Luiza jaeger comentou:

    Meu Deus é tudo de bom e muito rápido e prático. Delicia Parabéns .

  17. Leonice da Cruz França comentou:

    Gostei muito das receitas e gostaria de receber as receitas.

  18. Mayara comentou:

    Amei todas <3

  19. Laryssa Nunes Moura Costa comentou:

    Quando tenho um tempinho faço crepioca ou tapioca e tomo com café…
    Em dias mais corridos tomo um cafezinho preto com 4 biscoitinhos e um potinho de iogurte..
    Mas estou adorando suas ideias…
    Fiz a couve gratinada ( com algumas leves alterações na receita) e ficou uma delícia!!!!!!!

  20. Karen pizarro comentou:

    Eu adoooooro fazer panquequinnas de banana e ovo, já tentou? Cm uma canelinha juntoooo Hummmmm delicia, ixi deu fome!

    1. já tentei fazer uma vez, mas não rolou! na verdade, acho que eu devia ter batido a banana e o ovo no liquidificador pra ficar mais bem misturadinho! acho que vou tentar de novo amanhã! hahah ;)

  21. Vanira comentou:

    As batatas doce ficaram uma deliciosa!

  22. Cecília comentou:

    Adorei as receitas!!! Práticas e saborosas

  23. Ana Paula comentou:

    Acabei de comer essa tapioca verdinha! Uma delícia! Tive que voltar pra agradecer pela receita. Pra gente que mora sozinha esse tipo de lanchinho rápido salva a vida! Inclusive, queria deixar o pedido pra vc postar mais! Já fiz o potinho com iogurte tbm e nem preciso dizer que amei, né

  24. Anna Paula Medeiros Barreto comentou:

    Adorei o blog. Agora vou começar a testar as receitas.

  25. KATHIANE RODRIGUES DA SILVA comentou:

    Amei as receitas. Obrigada