Categorias: Livros & Filmes

Laços, Pavor Espaciar e Magnetar: a Turma da Mônica reinventada

Depois que deixei de ser criança, pouquíssimas vezes me dei ao trabalho de, ao menos, folhear novamente um gibi. Por mais que esses “livrinhos” tenham feito parte da minha infância (e de toda uma geração), eu, inconscientemente, sempre procurei evitar a possibilidade de me decepcionar com os quadrinhos (vai saber né!). Sabe quando dizem que se você tem uma recordação (de infância) muito boa de algum lugar, você jamais deve retornar à este mesmo lugar? Pelo simples fato de que nós mudamos (quando éramos crianças, a percepção do mundo era completamente diferente) e, portanto, a experiência pode não ser tão boa quanto em tempos passados. Isso pode gerar desapontamento e decepção por perceber que o lugar/coisa não era assim tão incrível quanto em nossas memórias.

Por outro lado, sempre que vejo releituras da Turma da Mônica, meu coração bate mais forte (vide os vídeos da Mônica Toy haha). No caso das releituras, o interessante é que você sente aquela nostalgia boa, sem no entanto, se prender à comparações. Você não fica querendo reviver os momentos/sensações de quando era criança já que são produtos diferentes (ou seja, não há decepções).

graphic-msp-1

Por isso, desde que “descobri” a coleção Graphic MSP, fiquei louca, curiosa e encantada pelos livros. A série traz releituras dos personagens de Mauricio de Sousa, com traços e estilos de outros artistas. O resultado é sempre muito legal! No Natal, do ano passado, ganhei do boy magia os 3 primeiros livros dessa coleção: Laços, Pavor Espaciar e Magnetar. ♥

graphic-msp-13

Laços foi o primeiro livro que eu conheci e foi o que mais me despertou a atenção. Os personagens foram retratados pelos irmãos Vitor e Lu Cafaggi e são de uma delicadeza que chega a emocionar. O traço é lindo, os personagens são fofos e a história é bonitinha. Retrata a amizade de uma forma sutil, quase que nas entrelinhas. O que achei mais interessante é que em algumas páginas, temos “flashbacks” dos personagens quando eram bebês, que foram ilustrados pela Lu. Essas páginas conseguem, por incrível que pareça, ser ainda mais encantadoras que o próprio livro.

graphic-msp-7
graphic-msp-8
graphic-msp-9

Em Pavor Espaciar, temos a história do Chico Bento e Zé Lelé, ilustrados pelo artista Gustavo Duarte. O livro possui poucos balões de diálogos e o ponto principal fica nas expressões faciais dos personagens, que são obtidos de maneira impressionante. Aliás, o traço foi o que mais me chamou a atenção neste livro. O aspecto limpo, com destaque nos personagens, em cenários com poucas interferências visuais deixa a “navegação” pelos quadros muito confortável. Além disso, o encontro “non-sense” entre os dois caipirinhas e seres de outro planeta foi a combinação perfeita para o enredo cômico da história.

graphic-msp-10
graphic-msp-11
graphic-msp-12

Já em Magnetar, temos um estilo mais “adulto” e masculino de Danilo Beyruth. A história é muito mais complexa e consistente do que nos outros dois livros da série. Acho que pelo fato de eu ter colocado pouca expectativa nele (já que é o menos “bonitinho/fofinho”), o livro me surpreendeu bastante. Após ler os outros dois livros (que são levemente “infantilizados”), estava sentindo falta de uma história mais elaborada. Magnetar acabou suprimindo muito bem esse “buraco”. Ter assistido Gravidade, pouco antes de ler esse livro, facilitou muito na compreensão (as histórias tem algumas similaridades). É um livro bonito, que fala sobre solidão e a batalha que travamos com nossa própria mente.

graphic-msp-6
graphic-msp-4
graphic-msp-5

O acabamento gráfico é impecável, com capa dura e páginas coloridas. Ao final de cada livro, temos o “making of” das ilustrações, onde podemos ver alguns estudos e rascunhos que foram realizados pelos artistas. Também temos sempre duas páginas dedicadas a contar o histórico do personagem: como e quando surgiu e a primeira tirinha publicada. Vale muito a pena, todo mundo que tem um carinho especial pela Turma da Mônica deveria apreciar essa coleção. :)

graphic-msp-2

Até onde sei, no finalzinho do ano, foi lançado mais um livro intitulado Ingá, sobre o Piteco. As críticas que vi me deixaram curiosa e, certamente, irei aumentar minha coleção. :) Aliás, se alguém quiser me presentear, sinta-se a vontade! hahaha

Alguém aí já tem algum livro da coleção? Gosta? Se interessou e vai comprar? Quero saber!
Se gostou do post, não esquece de clicar no ♥ aqui embaixo!

6 comentários

Let's talk!

  1. Babee comentou:

    Deve ser o primeiro post sobre livros que eu comento, mas não tem como, eu era muito fã da Turma da Mônica, tinha dezenas e dezenas de HQs, sempre almejei ter um almanacão e fiquei meio bolada quando fizeram a turminha crescer e ficar adolescente com traços diferentes dos padrões :/

    Mas olhando pra estes livros, gostei principalmente da evolução no traço (do qual eu tinha referência), ficou mais realista e mais limpo, como você comentou :D Se as novas versões viessem desse jeito, seria muito lindo!

    1. Teu primeiro parágrafo poderia ter sido escrito por mim! hahaha Meu maior sonho era ter um almanacão (mas nunca tive) e também torci o nariz quando lançaram a Turma da Mônica Jovem (hoje eu meio que me acostumei, mas ainda não aceitei totalmente hahaha). Acho que o problema da Turma da Mônica Jovem é que, pra mim, o traço ainda parece muito “bobo” e infantilizado.
      Mas por mim, quero nem saber de TMJ, já estarei satisfeita se eles continuarem lançando mais livros como estes do post! hahaha :)
      E, se puder, dê uma folheada nesses livros, são lindos de olhar!

  2. eu adoro quadrinhos! pareço doida quando vou no salão de beleza e de todas as mulheres eu sou a única que pergunta onde fica as revistinhas da Turma da Monica…hahaha
    Recomendo pra vcs os quadrinhos de Quino, com sua personagem mais famosa, a questionadora Mafalda. É incrível como tirinhas feitas há 50 anos atrás são de temas que nos questionamos até hoje.
    Bjo!

    1. Mafalda é demais mesmo! Quando eu conseguir diminuir a pilha de livros que tenho para ler, vou procurar uma dessas “coletâneas”! hahah :) Beijos!!

    1. Oi Nina! Eu amo essa coleção! Mês passado comprei o do Bidu e o do Piteco, sabe? Agora estou com a coleção completa (pelo menos, até agora, porque vi no link que você deixou que já tem mais 5 outros lançamentos né hhahah ai, meu bolso!) e pretendo falar sobre eles aqui no blog! Fica ligadinha que logo eles aparecem por aqui! :)))
      Beijo!!