Categorias: Lovely Links Precious Tips

Como acompanhar seus blogs favoritos de maneira inteligente

Desde que me tornei uma leitora assídua de blogs (já contei um pouquinho nesse post), os feeds/rss são uma mão na roda! Quem acompanha vários blogs, sabe que depois de uma certa quantidade, torna-se inviável você seguir as postagens entrando diretamente pelo URL (endereço) do blog. Nem todo blogueiro consegue atualizar seus espaços todos os dias, e acaba ficando cansativo você abrir, link por link, só para verificar se tem alguma novidade por ali.

feed-3

Atualmente, eu utilizo o Feedly para agregar todos os blogs que gosto. Ele é gratuito (tem algumas funcionalidades extras que são pagas, mas não vejo necessidade) e pode ser utilizado através do navegador ou por aplicativos no celular e tablet.

Com o feed/rss, você pode ler todos os blogs dentro de uma mesma “plataforma”. Ou seja, você não precisa abrir, blog por blog, no seu navegador. A maior vantagem é que quando há uma postagem nova, o leitor de feed te “avisa”, assim você nunca perde nenhuma postagem. Ele funciona de forma semelhante ao e-mail. Sempre que tiver coisa nova, aparecerá um número indicando a quantidade de posts novos, ou que você ainda não leu, em determinado blog. Facilita demais né?

Tá, e como que faz?

É muito simples. Depois de criar sua conta lá no Feedly, vá na aba “+ Add Content” (adicionar conteúdo) e digite o endereço do blog no campo de busca. Normalmente, o Feedly encontra rapidamente o blog desejado, neste caso, clique no sinal de + para adicionar. Adicione todos os seus blogs favoritos.

feed-1

Viu como é simples? Você pode organizar os blogs por “pastas” ou categorias de assuntos, por exemplo, no meu Feedly eu separo por: design, receitas, moda, beleza, blogs pessoais, decoração, comportamento, etc. Você pode adaptar conforme sua necessidade. Outra coisa bacana são as formas de visualização dos posts, o feedly oferece diversas maneiras de visualizar os posts (completos, apenas um resumo, formato magazine, cartões, etc). E não precisa visualizar todos do mesmo jeito, por exemplo, dependendo do assunto, eu deixo a visualização de maneira mais adequada para otimizar o meu tempo.

Além disso, você também consegue “salvar” os posts favoritos ou “marcar para ler depois”. Também dá para compartilhar os posts nas redes sociais, pinar as imagens no Pinterest, enviar por e-mail, salvar no Evernote e no Pocket. Quer mais moleza que isso?

feed-2

Se você nunca tinha ouvido falar nisso, vale a pena dar uma fuçada para entender melhor o funcionamento. Tenho certeza que você vai se encantar com as facilidades!

Quero ver todo mundo adicionando o Pequenina Vanilla em seus respectivos paineis e lendo tudinho que eu posto aqui no blog. Só não vale esquecer de comentar! :)

Quem já utiliza o Feedly ou outro leitor? Como você se organiza? Me conta! :)

Caso você não siga muitos blogs ou não veja muito sentido em utilizar o leitor de feeds, mas não quer perder os posts aqui do Pequenina Vanilla o bloguinho oferece outra solução!

Que tal assinar o feed por e-mail? É só preencher o seu e-mail ali na caixinha da sidebar (“receba os posts por e-mail”), você vai receber um e-mail de confirmação. Basta clicar nesse link e prontinho! Sempre que tiver postagem nova aqui, você receberá o conteúdo diretamente no seu e-mail. :) Super prático, heim!

26 comentários

Let's talk!

  1. Que legal! Eu sempre utilizei o Bloglovin, mas adorei o Fleedy a interface e a facilidade me agradou muito! Fui logo criar o meu e me apaixonei <3

    1. Oi Matheus!
      O Feedly usa uma linha de raciocínio bem parecida com o Google Reader, só que com uma interface mais bonitinha.
      Na minha opinião, é o melhor dentre os que surgiram para abocanhar a demanda dos que ficaram órfãos do GR. Já tinha dado uma olhada no Bloglovin, mas não tem comparação! :)

  2. Aninha comentou:

    Depois de ver seu post eu fui dar uma fuçada no Feedly e adorei! Eu já estou acostumada ao bloglovin, assim como o Matheus. Eu adorei a interface dele, muito clean *-*

    Beijos!

    1. Oi Aninha! Engraçado vocês comentarem do bloglovin, hahah Nunca consegui me acostumar a ele, nem sequer dei muita chance também! Mas acredito que vocês irão gostar bastante do Feedly! É só questão de adaptar e pronto, nunca mais vai querer mudar de leitor! :)
      Beijos!

  3. Ariane comentou:

    Eu também uso o Feedly, foi o que mais me agradou depois que o Google Reader nos deixou.

    Beijos!

    1. Oi Ariane! Para mim também foi o que mais agradou, testei vários na época que Google Reader “morreu”. Apesar disso, demorei um tantinho para me acostumar com o Feedly, agora não troco mais!
      Beijos!

  4. Loma comentou:

    Amei a dica e nem preciso mencionar que o post tá lindo, né? Eu uso muito o Bloglovin mas ele não me dá todas essas possibilidades que o Feedly tem. Tô aqui pensando se devo mudar – mas já sigo tanto blog no bloglovin que bateu preguicinha hahaha beijos!

    1. hahah estou me espantando com todo mundo falando que usa o bloglovin! sério mesmo? sabe, quando criei o post achei que seria meio inútil, pensei que todo mundo já usasse o Feedly hahaha Mas que bom saber que o post serviu para mostrar uma nova ferramenta, nova possibilidade. :) Você usava o Google Reader antes? Se sim, acho que seria bem interessante fazer a migração, o começo de adaptação e transferência dos blogs pode ser meio chatinho, mas acho que vale a pena! Além do mais, fazer a migração pode servir para você filtrar os blogs que segue, fazer uma limpa. heheh Eu sigo tantos também, que de vez em quando tenho que passar um pente fino! :)
      Beijos!

  5. Daniela comentou:

    O blogger já tem o sistema de acompanhar blogs, sem perder o post de nenhum! Por isso ainda uso o blogger, mas ese Feedly parece ser muito útil.

    1. Interessante, Daniela! Eu usei o blogger beeeem pouquinho, lá no início, que nem cheguei a usar esse recurso. Mas acho que o Feedly possui mais funcionalidades que no blogger né (não sei, estou no achismo mesmo) e o layout é bem clean! Eu adoro! :) Beijos

  6. Diana comentou:

    Eu uso o Blog Lovin, mas pelo visto esse Feedly tem muito mais funcionalidades, curti.

    Vou procurar saber! xD

    1. Vai dar uma fuçadinha no Feedly, sim! :) É ótimo para organizar os blogs e otimizar o tempo (ainda mais se você seguir vááários blogs)!
      Beijos!

  7. não uso nenhum e já não tem espaço na minha barra para tantos links…rs
    E mais que isso, é a coisa da organização, da produtividade, de usar melhor o tempo né? Adoro dicas assim! tks!!

    1. Nossa! Você vai ver como vai facilitar sua vida! :) O difícil é depois você não se controlar e começar a assinar o feed de 1 milhão de blogs!
      Se testar o Feedly, me conta o que achou!
      Beijos!

  8. Muito obrigado pela dica! Super prático, além de ter um design bonitinho. Adorei seu blog! ;D

    1. Obrigada, Thiago! :) O Feedly é demais mesmo, vale a pena testar!

  9. Vou correr e dar uma fuçada no Feedly, to precisando gerenciar as novidades dos blogs que sigo \o
    Valeu pela dica Adri

    1. Vale a pena incorporar o Feedly em sua rotina, ele me ajuda muito na hora de gerenciar os blogs, os assuntos e interesses. Fica tudo bem organizadinho! :)

  10. Edu comentou:

    Curti =)

    Sempre gostei desse blog. Embora não tenha visitado com muita frequência.

    O post me agradou bastante, sempre quis ter um feed legal para usar mas nunca consegui me adaptar com o Bloglovin’ por exemplo.

    1. Eu também nunca consegui me adaptar direito com o Bloglovin. Acho que é porque eu ainda sou muito acostumada com o falecido Google Reader, não tem jeito.
      Acho que você vai gostar do Feedly, porque ele tem essas similaridades com o Google Reader, e ainda com uma aparência mil vezes mais bonita.
      Poxa, apareça mais vezes por aqui, Edu! Beijo :)

  11. Comobeu faço para que meu blog entre nesse recurso para ser visualizado? Otimo post viu, conheci o APP recentemente quando estava procurando vídeos de blogueiras que usam Android kkkkk!

    1. O blog precisa ter disponível o recurso de “feed” para que seja encontrado no Feedly. ;)

  12. Queria muito achar algo assim. Usava o Bloglovin, mas acabei desanimando com a funcionalidade dele…

    1. Eu adoro o Feedly, uso há um tempão e acho bem mais prático que o Bloglovin! Você já testou? Gostou do Feedly? :)

  13. Tô indo agora mesmo fuçar esse feedly e descobrir como faço para ter a função feed no meu blog!
    Obrigada pela dica, Adri!

    1. o feedly é uma mão na roda mesmo, especialmente se você acompanha muitos blogs! dá uma olhada lá no feedly, espero que seja útil pra você! :)
      beijo!