Categorias: Precious Tips

Em busca da foto perfeita no celular

Eu já falei um montão de vezes o quanto eu gosto do Instagram, né? Certamente, é a rede social na qual eu me sinto mais confortável para compartilhar parte do meu cotidiano. É muito bom poder registrar as coisas simples e banais do nosso dia a dia, as diversas coisas bonitas que encontramos por aí, para depois poder relembrar e suspirar.

Mas o que eu mais gosto nisso tudo é que, essa mania de querer fotografar tudo que vemos pela frente, possibilita uma baita evolução em nosso “olhar fotográfico”, tudo assim meio que sem querer. De tanto fotografar banalidades, a gente começa a prestar mais atenção no enquadramento, na composição e vai melhorando, evoluindo. Os aplicativos também são uma mão na roda quando se trata de fotografia no celular. Já tive épocas que eu era ~aloka da App Store, testei todos e mais um pouco. Hoje, eu sosseguei, elegi os melhores aplicativos e sigo firme com eles.

Neste post, resolvi compartilhar um pouquinho de como é o meu processo de fotografar e editar. Sei que ainda tenho muito o que aprender, mas espero que as minhas dicas ajudem quem está começando! Então vem cá ver o passo a passo que costumo realizar em 99% das minhas fotos!

;)

como-melhorar-fotos-instagram-1

– Todas as fotos deste post são de minha autoria, utilizando a câmera do celular (iPhone 4S/6).

1 Para registrar as fotos, eu sempre utilizo o aplicativo Camera+ (iOS). Eu prefiro ele por permitir que eu escolha um ponto para o foco e outro para a “iluminação”, de uma maneira bem mais simples, ágil e intuitiva, do que na câmera padrão do celular. Só isso já faz uma baita diferença no resultado porque você consegue controlar melhor o quanto de luz a câmera precisa compensar, para que a foto não fique nem muito escura e nem muito clara. O ponto do foco você coloca em cima do objeto principal da sua foto, já o ponto da “iluminação” você posiciona conforme a necessidade. Por exemplo, se o objeto principal da sua foto estiver muito escuro, posicione o ponto de “iluminação” numa área escura da foto para que a câmera entenda que você deseja que ela clareie a imagem. Deu pra entender a lógica né? haha

2 Eu sempre tiro várias versões da mesma foto/assunto para ir testando o enquadramento e depois escolher a que teve o melhor resultado. Aqui entra a questão de treinar o olhar mesmo, é uma evolução. De pouco em pouco você vai descobrindo ângulos diferentes e interessantes, enquadramentos que dão certo para determinados tipos de objetos/assuntos. É importante prestar atenção no fundo da foto, o que vai aparecer ali. Às vezes, um fundo limpo e branco é melhor do que a sua bagunça. ;) Tente não ser óbvio nos enquadramentos, vá testando diversos ângulos e combinações até encontrar a foto mais legal e inusitada.

No Camera+, eu deixei configurado para as fotos ficarem armazenadas no próprio aplicativo. Eu acho melhor assim, porque daí você não enche o “Camera Roll” do celular com um monte de foto desnecessária. Eu exporto somente a melhor opção, aquela que eu realmente vou utilizar e publicar.

como-melhorar-fotos-instagram-2

Aí, começa a edição. Eu costumo utilizar 3 aplicativos, na seguinte ordem: Snapseed, VSCOcam e o próprio Instagram. Eu juro que todo esse processo aqui embaixo leva menos de 5 minutos para ser feito, tá? hahah Depois que você pega o jeito, fica tudo muito automático. Quando você decora onde está cada ferramenta e o quanto precisa ajustar em cada função, você começa a fazer tudo de olhos fechados!

3 No Snapseed (iOS e Android), eu faço os ajustes básicos na imagem que são disponibilizados na função “Tune Image”. Normalmente, eu mexo no Ambiance, Warmth (deixo a foto um pouquinho mais amarelada – é ótimo para deixar a comida mais apetitosa) e, dependendo da foto, também ajusto o Brightness, Contrast e Shadows. Só tem que tomar cuidado para não exagerar na dose, tem que deixar o resultado “natural”, como se você já tivesse clicado a foto daquele jeito maravilhoso ali. O ideal é não deixar transparecer que a foto sofreu qualquer tipo de edição. ;)

4 Eu também já faço o Crop (no formato quadrado) e, se for o caso, aplico um pouco de desfoque linear com a função “Lens Blur”. Pro desfoque ficar bacana, ele tem que fazer sentido, deve ser utilizado para enfatizar a profundidade. Desfoque pontos que estão longe do assunto principal, coisas que estão atrás do objeto ou coisas que estão bem próximas da câmera.

como-melhorar-fotos-instagram-5

5 No VSCOcam (iOS e Android), eu aplico algum filtro e mexo também em alguns ajustes. Os filtros que eu mais uso são o C1, F2, S2, HB1, mas eu sempre diminuo a intensidade para ficar mais sutil. Fique de olho lá na lojinha de filtros, às vezes, aparece alguma promoção boa que sempre vale a pena! ;) Nas ferramentas de edição, eu normalmente mexo uns 2 ou 3 pontos do Fade, Temperature e Shadows.

6 Quando passamos finalmente para o Instagram, a foto já deveria estar pronta para ser publicada, mas eu nunca resisto e sempre dou mais uma editada por lá. haha Na verdade, a única coisa que eu mexo é na opção Sharpen. Não sei qual é a bruxaria, mas essa ferramenta funciona lindamente. Ela realmente deixa a foto um pouquinho mais nítida (não faz milagre, obviamente!), mas ela corrige aquele leve tremor inevitável das fotos tiradas com o celular. A diferença é sutil, mas dá o toque final! ;)

BÔNUS:

Quando eu quero deixar a foto retangular com as bordas laterais brancas, eu uso o Afterlight (iOS e Android). Apesar desse aplicativo ter milhares de funções, filtros e firulas, eu só uso ele para esse objetivo. Eu prefiro ele (e não outro aplicativo mais simples para esse mesmo propósito) por permitir que eu escolha o enquadramento da foto dentro do retângulo e que eu defina a quantidade de borda branca.

como-melhorar-fotos-instagram-3

Para fazer colagens/mosaicos de fotos, o Layout (iOS e Android) é excelente, por ser muito rápido e prático. Inclusive, conseguiu superar o Diptic (iOS e Android), meu preferido até então.

Um tempo atrás, eu gostava bastante do aplicativo A Beautiful Mess (iOS e Android) para colocar firulinhas e desenhinhos na foto, mas como o aplicativo não atualiza o “banco de imagens” frequentemente, já enjoei de todos que tem lá. De qualquer forma, de todos os que testei, é o que tem os doodles mais bonitinhos e usáveis. Também tem algumas palavras prontas (tipo, “amazing”, “enjoy”, “travel”), escritas num lettering super fofo.

como-melhorar-fotos-instagram-4

O post ficou gigantão e ainda tinha muito mais coisas para falar! haha Quem sabe numa próxima oportunidade, eu faça uma continuação desse post, mostrando com mais detalhes como eu edito em cada aplicativo. Espero que não tenha ficado confuso e que esse post tenha te ajudado de alguma forma!

É importante ressaltar que tudo que eu citei aqui em cima não é regra. Cada um edita a foto da maneira que considerar ideal, ok? Meu objetivo foi somente mostrar como que eu faço, para que você consiga encontrar seu próprio caminho! ;)

Agora, vem cá! Quais aplicativos de edição você usa? Tem alguma dica de ouro? Conte pra mim aqui nos comentários tá? É nessa troca que a gente aprende cada vez mais! :)

follow-me-instagram

74 comentários

Let's talk!

  1. Livia comentou:

    Minha única dica de ouro é sempre tentar fotografar com luz natural, faz uma diferença incrível na qualidade da foto!

    1. Uma boa iluminação é item básico né, ainda mais no celular! hahah :)

  2. Divana comentou:

    Oi Adrielly!
    Gostei muito das suas dicas e concordo plenamente que é com o tempo que você pega o jeito pra tirar fotos muito legais com o celular.
    Isso vem acontecendo comigo também e tenho tirado muitas, hahaha. Não sei o que você acha, mas dependendo nem compensa comprar uma câmera se as fotos com o celular já ficam boas, pensando, claro, pro lado do hobbie.
    Abraços!

    1. Para fotos do dia a dia, eu acho que a câmera do celular resolve muito bem! Muito mais prático né… a gente sempre está com o celular, a qualquer momento dá para registrar rapidinho alguma coisa. :)

  3. Aline Amorim comentou:

    Ótimas dicas. Vou praticá-las.
    Beijos

    1. Prática é tudo nessa vida! ;)
      Obrigada por comentar, Aline!

  4. Nana comentou:

    Eu realmente gosto das fotos do Insta, mas acho que na ânsia de fotografar tudo, estamos perdendo um pouco do momento real.
    Bj e fk c Deus
    Nana

    1. Acho que o segredo é o equilíbrio, não dá para ficar registrando tudo né? Mas fotografar uma coisa ou outra, um pedacinho do nosso cotidiano, é sempre ótimo para poder relembrar depois! ;)

  5. Gabriela comentou:

    Nossa! Eu sempre sofro com apps para edição de fotos, sou meio paranoica e me incomoda ter mais de dois aplicativos para o mesmo propósito. Mas esse post me convenceu a experimentar mais possibilidades! :D

    1. Eu também não gosto de ter muitos aplicativos não! haha Depois de ter testado vááários, agora só deixo no celular os que eu mais gosto e considero os melhores! ;)

  6. Gostei muito das dicas, mas fiquei bem chateada de não ter o app camera +para Android haha
    xoxo

    1. Dá uma pesquisada, Maria! Certamente deve ter algum aplicativo similar ao Camera+ para Android! ;)

  7. Fernanda comentou:

    Baixe o Studio Design, você vai pirar!

    1. Já conhecia esse aplicativo, Fernanda! Mas obrigada pela dica! ;)

  8. Janaina Lyra comentou:

    Oi Adrielly!
    Adoro suas dicas,sou viciada em app, principalmente os de fotografia. mas explica melhor essa “opção Sharpen” não conseguir achar no instagram. rs
    Beijos !!

    1. Oi Janaina! A opção Sharpen fica dentro das ferramentas de ajustes do Instagram. Clica naquele ícone de “ferramenta” e depois no último ícone (um triângulo). ;)

  9. Adorei as dicas, Adrielly! Eu faço praticamente igual ao que você faz nas suas fotos, haha!
    Bjinhos

    1. Bom saber que mais pessoas compartilham do mesmo “passo a passo” que eu hahah ;)
      Beijo!

  10. Adorei saber mais, sempre fico babando nas suas fotos do insta HAHAHA tão nítidas e coloridas <3 Tbm uso o VSCOcam e o After e adoro!

    1. Obrigada, Paola! <3 <3 <3

  11. Tata comentou:

    Adoreiiii as dicas! Tbm uso VSCO Cam, que amo… o Snapseed e uso também Aviary, que é bem simples e rapidinho!!!

    Adoooro suas fotos por falar nisso..rs
    Beijos

    1. Não conhecia esse Aviary! Vou lá dar uma fuçadinha nesse app! ;)

  12. Que post maravilhoso! Eu tava justamente procurando algumas formas de editar melhor as fotos! Já uso alguns desses que você citou no post, e os outros que eu ainda não conhecia estou baixando aqui pra testar! Com certeza um post memorável! ♥

    1. Obrigada por comentar, Mariana!! <3

  13. Barbs comentou:

    Adorei as dicas, já troquei alguns aplicativos.
    Seu blog é lindo!
    Entrou pra minha lista de visualizações ;)

    Beeeijos

    1. Obrigada, Barbs!! <3

  14. Mandy comentou:

    Amei o posts, essas dicas são ótimas haha, eu uso o rookie que por sinal é o meu app favorito <3

    1. Já estou baixando esse Rookie para testar! ;) Obrigada pela dica, Mandy!
      Beijo!

  15. Adorei seu post com as dicas! Vou baixar aqui o camera+ q eu tinha e deletei por falta de uso! Minha pastinha de apps de fotos no iPhone é gigante! Mas a câmera q eu mais gosto é a hipstamatic, embora eu não tire tantas fotos nela (q já aplica os filtros direto na foto quase como o vsco mas com filtros mais elaborados) ainda assim é a minha favorita! Gosto bastante Tb do afterlight (q finalmente consegui montar nele um filtro rainbow bem legal), o darkroom (q tá pra editar as curvas de cor das fotos), o enlight (q Tb tem bastante recursos de filtros e afins), e alguns outros como o creative shape (q tem varias bordas bacanas), piclab, studio, estúdio fonte, entre outros! Da pra fazer várias combinações entre eles e ajudam pra caramba qdo vc não tem o canva por perto! Fora isso, vários apps de fazer tiras e quadrinhos, apps de desenhos e ilustração, mais apps de filtros e estilos de fotos diferentes! Mais dicas: o twister é ótimo pra tirar foto em 360 pq ele usa o giro do próprio iPhone pra fazer a foto, e fyuse q andei brincando esses dias e ele faz foto com efeito 3d no sentindo de vc poder estacionar o objeto da foto! Bem legal! São tantos apps aqui q a pastinha tem umas 5 abas! Kkkk Enfim, adorei suas dicas!

    1. Muitos desses eu já conhecia, Liv! Tem aplicativo pra tudo quanto é finalidade né! hahaha
      Eu ando numa fase meio minimalista no celular, mas vou até dar mais uma chance para alguns (tipo o Enlight e o Darkroom)!
      Beijo!!

      1. Liv comentou:

        Se vc gosta do hipstamatic, baixa o oggl, q é a rede do hipstamatic! Da pra editar fotos e usar as lentes básicas, mas se vc tiver pacotes de lentes e filmes no app do hipstamatic, ele importa pro oggl! É puro amor!

  16. Mary comentou:

    Adriiii (a íntima) que post lindo e útil! amo tirar fotos com o celular e tenho um vício secreto por fazer wallpapers pro tablet e celular com firulas e coisas bonitinhas. O melhor aplicativo que já usei até hoje pra isso é o Photofy Ele é simplesmente maravilhoso, super completo, tem muitas quotes e desenhos e coisinhas pra enfeitar a foto e permite uma edição bem completinha. Simplesmente amo! e o banco de dados dele é muito grande. É pra ser usado online, mas na versao offline tbm tem umas coisinhas, mas nao tudo que o app oferece. Vale muito a pena experiemntar!

    1. Eu não conhecia esse Photofy e já estou baixando para testar!! ;) Super obrigada pela dica!!
      Beijo!!

  17. Adoro ler sobre fotografia de celular e sobre processos fotográficos alheios, então devorei seu post. Já conheço quase todos os aplicativos, mas peguei a ideia do blur pra criar profundidade e vou testar. Super apoio a ideia de mais post sobre isso. bjbj

    1. Ah, obrigada por comentar, Jessica! ;)
      O desfoque sempre deixa a foto mais interessante, mas tem que usar de forma moderada e bem pensada, senão fica artificial e esquisito! hahaha
      Beijo!!

  18. Camila comentou:

    Obrigada pelo post de utilidade pública, Adri! hahaha. Eu sempre fui tapadona pra tirar fotos e agora estou começando a brincar com o celular e a Samsung NX3000 que comprei. Tô pegando gosto pela coisa! Um beeeeijo!

    1. É assim mesmo, Camila! ;) Logo você vai pegando o jeito e vai vendo como as fotos vão ficando cada vez mais interessantes!
      Beijo!!

  19. Oi, Adri!
    Que dicas preciosas, menina! Eu também uso os mesmos apps para edição e o resultado é realmente muito bom, e para fazer alguma montagem mais bonitinha eu uso o Studio Design.

    1. Olha, vou tentar dar mais uma chance para o Studio Design, ainda não me adaptei a ele! hahah
      Beijo, Dani!!

  20. Ana comentou:

    Oi!!
    Acho que alguém já comentou, mas uma coisa que melhora MUITO MUITO MUITO fotos, ao menos no iphone, é usar luz natural! E falando sobre o instagram mesmo, é legal usar filtros parecidos nas fotos, quando você olha o perfil, parece bem organizado e bonito mesmo :)
    Beijinho, adoro seu blog :)

    1. Iluminação é tudo mesmo, ainda mais no celular!! ;)
      Eu tento seguir um estilo parecido nas minhas fotos do Instagram, mas não consigo. hahaha Acho que depende muito do dia, do humor…. já percebi que a minhas fotos no inverno/dias nublados são mais minimalistas, com poucas cores. Já no verão ou em dias bonitos, as fotos são bem mais coloridas e cheias de elementos.
      Mas, realmente, quanto mais unidade visual, melhor!
      Beijo!!

  21. Lanna comentou:

    Já vou baixar o Snapseed e o Lens Blur.
    Linda obrigada!
    Sabia que eu fiz um post no Blog, com os melhores e mais fofos blogs que eu acessava e o seu é um deles!
    Adoro tudo no seu Blog!
    Ficaria muito feliz se você pudesse conferir.
    O meu Blog é Menina Caprichosa
    Com muito carinho,
    Lanna

    1. O “Lens Blur” é uma funcionalidade do Snapseed! ;)
      Ah, obrigada por citar e indicar o Pequenina Vanilla! Fiquei muito feliz com o carinho!
      Beijo!!

  22. Alyne comentou:

    Oi Adri!
    Conheço seu blog há algum tempo mas nunca tinha comentado. Parabéns pelo conteúdo e layout, é uma delícia de ler esse blog! Já visitei também o site do xCake e sou muito fã do seu trabalho. Sucesso pra você sempre, e continua escrevendo aqui pra gente, levezas e bonitezas pra alegrar nosso dia!
    Beijos :)

    1. Super, super obrigada, Alyne! Fiquei muito feliz em ler sua mensagem! <3
      E pode aparecer mais vezes aqui nos comentários, tá?! haha
      Beijo, beijo!

  23. Nossa, ótimas dicas! Estou aqui procurando o que tem pra android e doida vendo o que posso tirar do celular pra instalar hahaha
    Adorei as dicas

    1. A maioria dos que eu citei tem para Android também! Espero que as dicas tenham te ajudado de alguma forma! ;)
      Beijo!!

  24. OI OI Adri, tu sempre lacraaaando nos posts ne? <3 esse não foge a regra! a maioria dos apps que me apresentou eu nao conhecia.. mas já estou baixando aqui no celular! … <3Eu vi a tua atualização pelo meu FEED DO FACEBOOK e vim correndo.
    Um beijo, Um queijo …
    DANIELE ♥

    1. Obrigada, Daniele!! <3

  25. Suelen comentou:

    Ai que post maravilhoso! Adorei as dicas <33

    1. Obrigada, Suelen!! <3

  26. Suas fotos são demais <3 no momento estou usando um celular meio capenga, mas assim que comprar um novo irei testar esses apps que você indicou.
    O VscoCam é incrível, adoro *-*
    Bjs linda!

    1. Seja qual for a qualidade da câmera do celular, é sempre uma oportunidade para ir treinando o olhar, encontrando enquadramentos diferentes e ângulos inusitados! ;)

  27. Amei!!!! Obrigada por compartilhar. Apesar que gosto mesmo de tratar apenas no PS e postar no insta. Adorei as dicas. um beijo grande e Parabéns pelo lindo blog!

    1. Vixe, eu morro de preguiça de tratar as fotos do celular no Photoshop! hahaha :S
      Obrigada por comentar, Gil!! Beijo!

  28. Ericka comentou:

    Dri, suas fotos são lindas e eu já sigo faz um tempão! Vou colocar em prática algumas das suas super valiosas dicas, com certeza, mas acho que NADA substitui o olhar apurado e sensível da fotógrafa! É VOCÊ quem faz das coisas simples terem mais significado… Seus recores e filtros pessoais, num tem jeitinho que mude isso! ;)

    Um beijão!

    1. Simmm, Ericka! O olhar do fotógrafo é a parte mais importante, sem ele não tem aplicativo, câmera, luz que resolvam e compensem né! Por isso que eu acho a “fotografia de Instagram” tão incrível, é uma ótima oportunidade para treinar nosso olhar, nas banalidades do dia a dia que a gente acaba desenvolvendo essa sensibilidade! ;)
      Beijo!!

  29. Thay comentou:

    Sempre sigo seus posts, mas foi a primeira vez que vim comentar, rsrs. ADORO fotografia, tenho estudado bastante. E precisava de algumas dicas de apps. Anotei tudinho aqui :D
    Lindas suas fotos !
    beijo grande Dri

    1. Oi Thay! Obrigada!
      Vê se aparece mais aqui nos comentários tá?! ;)

  30. Dicas ótimas, tanto dos aplicativos quanto para os “truques” na hora de bater fotinhos! Aliás, aqui nos comentários também tem um monte de sugestão legal, viu? <3

    PS: tem o Layout pro Android!

    1. Simmm, tem ótimas dicas aqui nos comentários, gostei bastante do Photofy!! Já conhece? ;)
      Ah, obrigada por avisar sobre o Layout, já atualizei aqui no post! <3
      Beijo!

  31. Oba, adorei as dicas!
    Geralmente tenho usado só o próprio insta para editar e postar as fotos, mas vou testar esse passo a passo que você recomendou… Na verdade, eu tenho uns 300 aplicativos de edição de imagens aqui no cel e sempre fico com preguiça de usar! kkk
    Mas é fato que o Instagram faz a gente treinar bastante o nosso olhar fotográfico! O meu objetivo hoje em dia é tentar clicar as fotos de modo que eu precise do mínimo de filtros e edições possíveis para postá-la e ainda assim curtir o resultado final… Um dia chego lá!

    Beijos!

    Clá | blog Uma Garota Carioca

    1. Tem alguns aplicativos que tem tanta opção, tantas ferramentas, que me dá uma super preguiça também!! :S hahaha
      E o ideal é isso aí mesmo, já tirar a foto da forma mais “perfeita” possível, porque no final das contas, não tem edição que faça milagres né!

  32. VSCOcam é o meu preferido da vida! <3

    1. Esse aplicativo é o melhor, tanto a parte de filtros quanto as ferramentas de edição! ;) Amo, amo!!

  33. Jessica comentou:

    Ola! estou voltando devagarinho para meu blog e td ajuda e incentivo é otimo! Amei todas elas!

    1. Oi Jessica! Obrigada pelo comentário e boa sorte com o seu blog!! ;)

  34. Karyne comentou:

    amei as dicas ♥

    1. :3 espero que as dicas ajudem de alguma forma! beijo!!

  35. Islanya comentou:

    As dicas são realmente muito boas, a maioria delas eu já usava, pena que pra quem tem celular com uma câmera de qualidade muito boa, não fica o resultado esperado… Mas pelo meno as gente tenta! hahaha Beijos! ♥

    1. Islanya comentou:

      *não muito boa

    2. Iluminação boa costuma minimizar os defeitos de uma câmera ruim, tente fotografar sempre de dia, com muita luz e foque no enquadramento! ;) Uma foto interessante, num ângulo bacana, vale muito mais do que resolução!
      Beijo!

  36. Tenho refletido bastante sobre isso ultimamente. O Insta tem mesmo me dado vontade de entender mais de fotografia. E o #TheFabulousProject da Loma tem me inspirado bastante também.
    Até agora, só usava o próprio Insta para editar as imagens, mas esse post me deixou empolgadíssima para tentar, pelo menos o VSCO (e quem sabe o Camera+)!
    Obrigada, Adri!

    1. edição da foto é uma das partes mais importantes para o resultado final! o VSCO é o preferido de muita gente, acho que você vai gostar! :)