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Tentando acordar cedo (e um planner semanal de café da manhã para você!)

Faz meses que venho tentando mudar alguns hábitos. O principal deles é conseguir acordar cedo e fazer o máximo de coisas possíveis até o horário do almoço. Por muito tempo achei que eu fosse dessas pessoas que se dizem “noturnas”, que não funcionam pela manhã e preferem ficar acordadas até tarde, produzindo alguma coisa. Mas a realidade é que percebi que eu produzo muito mais pela manhã, gosto da claridade, de saber que tenho um dia inteirinho pela frente, de não ter a sensação de estar sempre “atrasada”, correndo contra o tempo. Todas as vezes que acordei cedo e consegui aproveitar a manhã, me senti muito mais feliz e disposta. O único problema é, justamente, acordar! hahah É difícil parar de apertar o botão “soneca” do despertador e sair da cama. :/

Nos últimos 3 meses, tive momentos que consegui acordar bem cedinho, bem direitinho. Aí quando eu pensava, “acho que estou me acostumando, acho que já está se tornando um hábito”, pronto. Desandava tudo! Mas eu não perco a esperança viu! Por isso, para conseguir me incentivar a manter a promessa de levantar cedinho, tenho seguido alguns passos:

Lazy Cat via Shutterstock
Lazy Cat via Shutterstock

1 Desligo o computador mais cedo e tento não mexer muito no celular à noite. Já fico deitada na cama 1h antes do horário que pretendo dormir.

2 Nessa 1h que eu fico deitada na cama, procuro fazer coisas que me desaceleram e me ajudam a dormir mais cedo. Por exemplo: tomo uma xícara de chá (normalmente de camomila), leio algum livro, ouço músicas mais lentas (as playlists do Spotify são ótimas, tem várias específicas para essa finalidade, como essa aqui e essa aqui).

Tea Cup via Shutterstock
Tea Cup via Shutterstock

3 Antes de dormir, mentalizo todas as coisas que pretendo fazer na manhã do dia seguinte. Isso me incentiva a querer levantar cedo para seguir minha agenda de atividades. Também tento mentalizar a sensação boa que senti nos dias que aproveitei a manhã.

Sunshine Light via Shutterstock
Sunshine Light via Shutterstock

4 Planejo algo para fazer depois que eu terminar todas as tarefas profissionais (que são sempre minha prioridade no dia a dia). Por exemplo, fazer um bolo, escrever no blog, assistir um filme. Algo que seja interessante o suficiente para me incentivar a terminar minhas tarefas do trabalho o quanto antes.

Popcorn via Shutterstock
Popcorn via Shutterstock

5 Planejo o que vou comer no café da manhã. Sim, planejar algo gostoso e saudável me ajuda muito a querer acordar cedo! hahah Isso também ajuda a não precisar pensar demais, enquanto ainda estamos meio zumbis pela manhã. Dá para ficar no “automático” até despertar de vez.

Bedroom Confy via Shutterstock
Bedroom Confy via Shutterstock

Todos os itens são coisas bem simples e acessíveis. Mas mudar um hábito é algo que exige muita determinação, a gente tem que se forçar a seguir um padrão até aquilo ali virar algo natural. De todas as coisas, o que eu tenho mais dificuldade é planejar minha compra no mercado para garantir que eu tenha um café da manhã saudável e nutritivo, durante a semana toda. Então, assim como o planner semanal de almoço me ajudou a estabelecer uma rotina de almoço em casa, elaborei agora um planner para o café da manhã para ver se consigo me organizar melhor para isso. :)

planner-weekly-breakfast-1

Como sempre, estou compartilhando aqui com você pois pode ser que isso te ajude também. Sei que muitas pessoas saem de casa para trabalhar logo cedo e acabam pulando o café da manhã ou comendo qualquer besteira na rua. Se organizar antecipadamente pode facilitar muito na correria do dia a dia e garantir uma refeição mais adequada. Eu aproveito e também anoto o que irei comer no lanche da tarde, assim já economizo tempo e papel! ;) Outra dica é anotar as informações à lápis, assim você pode apagar e reaproveitar o mesmo papel para anotar por várias semanas.

Para pegar o seu planner, basta realizar o download do arquivo abaixo e imprimir numa folha A4. Simples assim!

DOWNLOAD

Se você gostou, não esqueça de compartilhar com as coleguinhas! :) Se você já estiver usando o planner, mostra pra mim lá no Instagram ou no Facebook (você pode me linkar, enviar mensagem, mandar sinal de fumaça, qualquer coisa haha), eu fico muito feliz quando vejo os “goodies” do Pequenina Vanilla espalhando charme e simpatia por aí!

Na categoria Goodies, você pode conferir todos os downloads que já passaram aqui no blog! :)

Você tem alguma dica de como conseguiu mudar uma rotina? Também está tentando acordar cedo? Vamos compartilhar ideias aqui nos comentários! ;)

54 comentários

Let's talk!

  1. Eu sou totalmente diurna e adorei as dicas!
    Ultimamente por causa da rotina de trabalho e facul ando muito enrolada pra acordar de manhã!
    Vou testar as dicas pra ver se o ânimo vem! :P

    1. Meu maior problema era ficar acordada até muito tarde, ia dormir lá pelas 3h da manhã, aí não tem quem aguente acordar cedo né! De pouco em pouco, fui mudando minha rotina. Leva tempo, mas com persistência a gente entra nos eixos! haha Boa sorte com as suas mudanças de rotina! ;)
      Beijo

  2. Patthy comentou:

    Os itens 1 e 2 são os que mais me ajudam a dormir cedo (e melhor). E os que mais preciso trabalhar porque se relaxar eu passo por cima mesmo. XD
    Preciso cortar esse cordão umbilical com a tecnologia.

    1. Nem me fale! Largar o celular é o mais difícil mesmo!! hahaha Dei uma melhoradinha nesse ponto depois que comecei a ouvir música antes de dormir… deixo a música tocando e não mexo no celular, por enquanto tem trazido resultados positivos! ;)

  3. Chell comentou:

    Digníssimo =D faço isso tudo faz um tempo já e realmente ajuda =D

    1. Ai que bom saber disso, Chell!! ;) Fico até mais motivada a continuar!
      Beijo!

  4. Marina comentou:

    Ameeiii Era tudo que eu estava precisando!

    1. ♥ ♥ ♥

  5. Amei o post! Eu também rendo muito mais durante o dia, tanto que no horário de verão trabalho mais. Na minha cabeça, tenho que parar quando escurece, haha. Eu estou há um tempo procrastinando pra começar a fazer esses planners. Vou colocar pra frente porque sei que vai facilitar muito minha vida (no mercado e na cozinha)! :) Obrigada. Beijo!

    1. Eu também não gosto de trabalhar depois que escurece, pois na minha cabeça eu fico achando que o dia não rendeu da maneira correta. hahah
      Acho que os planners ajudam a estabelecer a rotina. Fica mais fácil de se organizar, anotando assim, cada coisinha em seu lugar. ;)
      Beijo!!

  6. Dica de vida: dormir com a cortina aberta!
    No meu caso, minha cortina é bem fininha, aí deixo só ela fechada e não fecho mais o blecaute como fazia no passado.
    Acordo todo dia às 6h30 com a luz do sol. E, olha, antes eu botava 1001 despertadores de 5 em 5 minutos e não acordava, ou desligava dormindo ahahha
    Deixo só um despertador programado para 10min depois do que costumo acordar, mas quando toca já estou acordada ;)
    E aí temos que ser disciplinadas a dormir a quantidade de horas correta. Senão, além de desregular o sono de novo, vamos ter nossa saúde e disposição super prejudicadas…

    1. Já comecei a fazer isso e realmente ajudou a levantar mais cedo! hahah Só espero que eu não me acostume com a claridade! ahahha
      Obrigada pela dica!!

  7. Paula comentou:

    pensar no café da mannã do dia seguinte sempre me motivou também! Assim como escolher um look divertido, fico até “ansiosa” pro próximo dia :)

    1. hhhaha bom saber que não sou a única esfomeada que já fica pensando no café da manhã antes de dormir! ;)

  8. Fernanda comentou:

    Adorei o post! Eu sou uma negação pra acordar cedo quando tenho aula da faculdade (só de pensar nas matérias chatas do dia, tenho vontade de hibernar haha), ms quando é fim de semana ou sl, só um dia de folga, gosto de acordar mais cedo! Sinto isso também do dia ser mais produtivo e me deixar mais feliz! E to tentando sempre tomar café da manhã ~coisa que eu sempre pulava~e já praticamente virou uma hábito o/
    Boa sorte com a rotina e obrigada pelas dicas! :D
    Beijos

    1. Quando eu trabalhava fora (e não gostava muito da minha rotina), era um parto acordar cedo. Vivia de mau humor! Agora que trabalho com algo que me faz bem, fico bem mais motivada a levantar cedo. ;)

  9. Anita comentou:

    Tô tentando acordar mais cedo tbm.. mas não tive muito sucesso ainda! kkk..
    Gostei da dica de planejar algo legal pra fazer, e aí terminar mais rápido as obrigações! :D

    1. Faz quase 3 meses que comecei com essa ideia de levantar cedo e só agora que vejo alguns resultados. Mas ainda não está perfeito! Realmente, leva muito tempo e exige muita força de vontade, o importante é não desistir. Quando você menos esperar, já vai ter estabelecido a nova rotina! ;)
      Beijo!

  10. Adorei o post! Sou como você, prefiro terminar tudo antes do almoço e ter o dia livre, quando possível. Também anoto tudo o vou comer na semana, pra não passar meia hora olhando pra geladeira. :P Mas ainda não tentei o chá de camomila antes de dormir… Ajuda mesmo?
    bjs :*

    1. Nos dias mais fresquinhos, acho bom tomar chá porque dá uma aquecida e uma relaxadinha. Não sei dizer qual o real efeito da camomila, mas acho que ela também não atrapalha né! heheh

  11. K. comentou:

    Adri, você é um amor mesmo, socorro. HAHA amei o planner, super fofinho e já vou imprimir aqui. Eu to tentando mudar meus hábitos tb – sempre levanto em cima do horário e saio de casa correndo pro trabalho, sem conseguir comer ou me arrumar direito – e isso tem me feito super mal! Essa semana mesmo estava falando sobre isso no tt com a celle (do blog celle coelho). Todas essa cosias que listou eu sei que preciso fazer, só falta aquela disposição pra mudar (pq tão difícil controlar nós mesmos as vezes, né?)

    1. Ihh, quando eu trabalhava fora, vivia me atrasando! hahah Sempre me arrumava correndo e saía de casa toda de qualquer jeito, com a cara ainda amassada do travesseiro! hahaha Mas eu não gostava muito do meu trabalho, então isso colaborava para a falta de motivação em sair da cama né… :S

  12. Nossa, como não me identificar com essa batalha, afinal, já passei por isso e te digo, que já acreditei que não iria conseguir, mas felizmente eu estava errada!
    As coisas começaram a melhorar pra mim, depois que mudei de quarto -mudei totalmente de ambiente- com cores mais alegres e cleans e nada de coberta escura, tudo claro. Um dos fatos que me ajudou bastante a despertar sem precisar do despertador é deixa a janela aberta para a claridade. Deixo apenas a folha de vidro fechada, para não entrar vento e insetos, assim a luz do amanhecer ilumina o meu quarto logo cedinho… e o despertar fica mais fácil.

    Mas uma coisa que ainda não consegui direito é organizar o café da manhã, faz um mês que venho tentando levar salada de fruta para comer no trabalho, mas sempre acabo furando a semana justamente por não conseguir planejar adequadamente o mercado, quem sabe agr com esse planner eu consiga!

    Bjs.

    1. Já comecei a deixar a cortina aberta e isso realmente tem ajudado, a claridade acaba me despertando por si só, às vezes nem preciso de despertador! :D
      O planner pode parecer meio bobo, mas ele é uma mão na roda para ajudar a se organizar. Graças a ele, consegui me planejar e agora almoço praticamente todos os dias em casa. Vamos ver se consigo criar essa rotina de café da manhã também! ;)
      Boa sorte!! Beijo!

  13. Jess comentou:

    estou nesse desafio tbm! é tão difícil né?
    mas com foco chegamos lá! E com esse planner, mais uma baita motivação né? <3

    1. com certeza, com foco e determinação tudo é possível! leva tempo, mas logo chegamos no nosso objetivo! \o/
      beijo!!

  14. Durante os anos de faculdade, virava madrugadas estudando e, mesmo depois dessa fase, continuava achando que produzia melhor à noite/madrugada. Mas recentemente descobri a mesma coisa que você, que é ótimo resolver a vida cedo, que isso dá uma sensação incrível e é muito produtivo. O problema é sempre dormir/acordar cedo. Tô tentando cortar a lactose e item sido um martírio pensar em um café da manhã gostoso sem uma caneca de café com leite. Vou colocar o planner em ação!

    1. Não tem coisa melhor do que resolver todas ou boa parte das pendências e tarefas antes do almoço né!! Não sei se é a idade que começa a bater, mas já não tenho tanta disposição para ficar a madrugada acordada! hahah

  15. Oie tudo bem?
    Adorei o post,as dicas vão ser bem úteis.Vc podia fazer um post mostrando seu café da manha todos os dias tipo talvez uma semana.

    1. Anotei sua sugestão, Izabel! ;)

  16. E a força de vontade pra seguir à risca? hahaha Não adianta, eu amo madrugar! Funciono muito melhor à noite. Mas o post está muito bom, parabéns! Prometo que tentarei seguir, hehe.

    Beijos!

    1. Acho que cada um tem que seguir da forma que se sente melhor! ;) Tem pessoas que realmente funcionam melhor à noite e não há nada de errado nisso! Por muito tempo fui uma pessoa noturna, mas descobri que sou muito mais feliz se produzir as coisas pela manhã. Por isso resolvi mudar!
      O importante é estar se sentindo bem, né? ;)

  17. Aline comentou:

    Eu tenho um problema seríssimo, porque não tenho um horário fixo de trabalho. Trabalho em horário de revezamento, então dormir cedo é um problema, acordar cedo é outro maior ainda. Eu estava correndo pelas manhãs quando não estava trabalhando, mas começou aa ficar impossível levantar cedo. O chá e o livro sempre me ajudaram. Ultimamente estou tentando me desapegar do celular depois que decido que é hora de dormir, mas somos dependentes deste Treco e ainda estou trabalhando nisso! Mas vou continuar tentando! Vou seguir algumas das dicas que achei que cabem na minha rotina, adorei! :)

    1. pois é, Aline! fica mais difícil estabelecer uma rotina quando os horários do trabalho não ajudam né.. :/
      também tenho problemas em largar o celular antes de dormir, hahah o que me ajuda é deixar uma playlist tocando no celular e não mexer mais no aparelho. normalmente, acabo adormecendo com a música.
      beijo!!

  18. Livia comentou:

    Me identifiquei muito com o post! Ainda estou na faculdade e minha aula é de tarde e só acaba de noite, o que causa um grande problema: ou eu acordo cedo de manhã pra cumprir meus afazeres, ou eu acabo não fazendo nada além de ir pra aula. As dicas são ótimas, e vários estudos dizem que se distanciar da tecnologia antes de dormir melhora a qualidade do sono, mas essa é a minha maior dificuldade!
    Fora isso, esse planner ta lindo, como sempre! Já baixei <3

    1. meu problema é parecido com o seu… como eu trabalho em casa e não tenho horários “fixos”, comecei a dormir e acordar cada vez mais tarde, aí o que acontecia era que eu basicamente passava as tardes e início da noite trabalhando e não tinha muito tempo para fazer outras tarefas além do trabalho. :/ depois que comecei a acordar cedo, consigo gerenciar melhor meus afazeres e tenho mais tempo para fazer outras coisas (tipo ir no mercado, dar uma volta com o cachorro, etc) já que ainda está claro (dia).
      espero que você também consiga arrumar os horários e achar o melhor caminho para o seu bem estar! ;)
      Beijo!

  19. Hey lindona!

    Acho que sstou virando fã desse blog!
    Adorei o post, muito inspirador e as dicas também são maravilhosas!
    Você faz esses planners no photoshop, illustrator…? São lindos *-*
    Beijo grande!

    1. Obrigada, Isabella!
      Fiz no Illustrator! ;)

  20. Criar novos hábitos é um desafio, exige muito vontade porque é fácil, fácil voltar para o conforto de fazer o que sempre se fez.
    Eu adoro a noite, mas prefiro fazer tudo cedo por causa da energia.
    Vou usar o Planner, te marco lá no Instagram.
    Poli polos

    1. É muito fácil desistir e voltar a fazer o que sempre fez né… tanto é que estou há uns 3 meses tentando mudar a rotina e só agora acho que está dando certo, depois de muito tempo insistindo!
      Se postar no Instagram, me avisa! ;)

  21. Tava indo tudo muito bem, mas quando chegou no item 3 já vi que esse ‘manual’ não serve pra mim :/ se eu pensar no que tenho que fazer no dia seguinte, aí é que não vou dormir direito e tão pouco levantar cedo e disposta. Fico procrastinando na cama… Mas é como tu disse, se tem determinação, ao pouquinhos a gente consegue!

    1. hahahah eu penso nas tarefas como se fossem obrigação, caso de vida ou morte… aí acabo me comprometendo mais a acordar cedo e seguir o planejado! mas claro, cada um segue o que é mais conveniente… nem tudo que serve para mim, serve para todos. de pouco em pouco a gente vai descobrindo o que funciona ou não, vai adaptando e chegando mais próximo dos objetivos. ;)

  22. eu ADORO acordar cedo (também sinto que aproveito bem as manhãs, rola uma boa produtividade) mas ultimamente tá FODA. tô dormindo demais. e o problema é que eu também sou noturna HAHAHAHAHA e a mente não entende que também preciso dormir né

    1. acho que aos poucos a gente vai descobrindo o equilíbrio, o que é melhor para nós né! o importante é respeitar nosso corpo! ;)

  23. Quando você disse que “o único problema é, justamente, acordar” eu logo pensei que meu problema não é exatamente esse, mas sim ir dormir cedo. Segundo o calendário que eu montei aqui e sempre atualizo no início do semestre, eu deveria ir dormir às 22h30 pra descansar direito e ainda ter tempo de fazer exercícios pela manhã além do café (inclusive nos finais que semana que eu fico em casa pra não atrapalhar a rotina). Mas como você pode ver, estou aqui comentando às 23h30 e devo conseguir pegar no sono só depois da meia-noite… hahaha
    Mas um dia dá certo. xP

    1. eu também tenho um pouco de dificuldade de dormir cedo, por isso preciso de todo o “ritual” que listei ali no post para me preparar psicologicamente. hahaha
      às vezes, quando durmo tarde, me forço a acordar cedo (mesmo tendo dormido poucas horas). passo o dia meio sonolenta, mas à noite consigo dormir mais cedo e “arrumar” o cronograma! ;)

  24. Nossa, acordar cedo é uma luta pra mim, causada principalmente por eu nunca conseguir dormir cedo. Eu costumo fazer a maior parte dos meus afazeres mais criativos depois das 22h, quando tem silêncio aqui em casa, daí quando vou ver já é alta madrugada e eu morro no outro dia. Se me forço a acordar cedo, fico que nem um zumbi. haha.
    Estou tentando me reorganizar agora porque tenho medo desses hábitos malucos afetarem minha saúde. Obrigada por compartilhar seus hábitos, Adri, certamente serão úteis na minha tentativa de mudança. <3

    1. eu também já fiz muito disso, ficava até a madrugada fazendo posts do blog (já que à noite era o único momento que sobrava para fazer isso), daí no outro dia acordava tarde e ficava nesse looping sem fim! hahaa comecei a repensar alguns hábitos por causa da saúde mesmo, vale a pena repensar e mudar nossas atitudes (coisas que fazemos no automático) pelo nosso próprio bem! ;)

  25. Adri faz um tutorial de como coloca esses links pra dowload no post. Acho bem bacana a ideia e aquele seu planner de almoço é adorável.

    1. É bem simples: faço o upload do arquivo no blog e daí encurto o link no bit.ly pra poder acompanhar quantos cliques teve! ;)

  26. Raquel Becker comentou:

    Ô coisa querida! hahaha
    Gostei muito das tuas ideias, eu também tenho dificuldade pra acordar cedo, quando não é uma “obrigação”, sabe… Tipo, trabalho que tenho o compromisso, por fora mesmo.
    Mas eu também tenho meus projetos e acabei deixando muitas manhãs passarem por sono… pois fiquei até tarde acordada.

    Obrigada por compartilhar com a gente as tuas ideias!
    Beijos!

    1. obrigada pelo comentário, linda! :)
      acordar cedo pra mim é um eterno desafio, mas sigo tentando e adaptando uma coisinha aqui e outra ali, pois sei que no final das contas eu fico muito melhor acordando cedinho. mas isso não é regra, tem muita gente que prefere acordar e dormir tarde pois consegue produzir melhor à noite, o importante é descobrir o que te faz melhor! :)

  27. Eu realmente precisava dessa postagem. Eu não tenho o hábito de acordar cedo e perco metade do meu dia, por mais que eu não faça nada, eu sinto como se não estivesse aproveitando mais dos dias. Eu adorei essa postagem, aliás, estou acompanhando seu blog, porque eu amei ele inteiro! Parabéns por tudo!

    1. mudança de hábitos é sempre um processo que exige um “esforcinho” no início. eu mesma ainda tenho um pouco de dificuldade em sair da cama cedo, especialmente no inverno. mas a gente segue tentando! quando temos a consciência de que nos sentimos muito melhor acordando cedo, o processo fica um pouco mais tranquilo! ;)
      obrigada pelas palavras gentis! espero te ver mais vezes aqui no blog! <3
      beijo!