Categorias: Obsessão Pessoalidades Sweet Decor

Dona Flor e Maria Suculenta

pequenina-vanilla-suculentas-11

Esses dias estava reparando que eu nunca havia feito um post dedicado exclusivamente às minhas queridinhas suculentas. Eu vivo comentando, em diversas oportunidades aqui no blog, o quanto gosto desse tipo de plantinha, o quanto elas são fofas e, ao mesmo tempo, guerreiras. Elas se tornaram um vício, uma obsessão.

Meu amor por elas começou assim, bem devagarzinho, de forma tímida. Um dia fui na floricultura e me deparei com esse vaso muito bonitinho (esse aqui ó). E como já tinha ouvido falar que era fácil de cuidar, não precisavam de muita água, nem muita frescura, achei perfeito para a minha falta de habilidade. Como dá para perceber, ela era bem diferente do que é hoje, mas tão linda quanto né!

Um mês depois, lá estava eu comprando mais um vaso porque, como você sabe, a obsessão não tem limites né, minha gente! haha A partir daí, virou amor, paixão, obsessão… enfim, suspeito (assim bem de leve) que eu tenha virado ~a louca das suculentas~. Mas, fazer o que né, tem como resistir à essas gracinhas? Acho que não. :)

pequenina-vanilla-suculentas-1

Bom, depois disso, acho que você se lembra o que aconteceu. Num dia de muita inspiração e boa vontade, resolvi unir as plantinhas e pintar o vaso de dourado e até mostrei o passo a passo aqui. Ficou lindo, ficou glamour, ficou ryqueza e minha suculenta ganhou nome: Dona Flor. Sim, porque não basta ser ~a louca das suculentas~, tem que dar nomes pras benditas! hahah

Depois de encher a Dona Flor de suculentas, quando não tinha mais nem um espacinho sobrando, não aguentei. Fui lá na floricultura e, incrivelmente, achei um vaso idêntico ao da Dona Flor. Comprei, pintei, e enchi com outras suculentas. Essa foi chamada de Maria Suculenta (ok, não é tão criativo assim, mas eu gostei).

Dona Flor é delicada, meiga, tem um ar sonhador e inocente. Maria Suculenta é super feminina e charmosa, tem um ar elegante e até meio esnobe, mas nunca perde a classe e educação.

pequenina-vanilla-suculentas-14
pequenina-vanilla-suculentas-6

Confesso que nem todas as suculentas sobreviveram em minhas mãos. :/ Quando dizem que é “fácil” cuidar desse tipo de planta, não significa que você pode deixá-las jogadas a sorte. Tem que dosar a quantidade de água (nem muito pouco, nem em excesso), tem que cuidar com a luminosidade do local onde você vai deixá-las e levá-las para tomar um banho de Sol, de vez em quando. Não é nada super complexo, mas tem que se acostumar, pegar o jeito da quantidade certa de água e na quantidade de luz/Sol.

Eu não sou profissional na área e as dicas que irei compartilhar aqui em baixo são baseadas na minha própria experiência. Deram certo com os tipos de suculentas que tenho aqui e pode ser que não seja regra geral. Leve em consideração as dicas, mas também vá observando suas plantinhas. Elas costumam dar sinais pra você. :)

• Água: eu costumo regar 1x por semana. Eu coloco bem pouquinho de água, menos de um copinho de café (desses descartáveis) – mas claro que a quantidade de água vai depender do tamanho do seu vaso. Eu também prefiro colocar menos água e ficar observando a aparência das folhas. Se eu achar que elas estão ficando meio murchinhas, eu vou lá e coloco mais um pouquinho de água. Ou seja, é melhor colocar menos água e ir acrescentando quando precisar, do que encharcar e depois não ter como “retirar” a água.

• No calorzão, várias das minhas plantinhas não sobreviveram. Eu fiquei com receio de colocar água demais e acabei deixando as coitadas desidratradas. Na verdade, se eu tivesse observado o aspecto das plantas, eu teria reparado que elas estavam com sede, mas… vivendo e aprendendo né! haha Portanto, no calor, é preciso aumentar a quantidade de vezes. Eu costumo regar 2x na semana.

• Depois que comecei a deixá-las algumas horinhas embaixo do Sol, tenho a impressão de que o aspecto delas melhorou. Ficaram mais viçosas e algumas até cresceram. :) Eu tento fazer isso, pelo menos, 1x na semana, por umas 2h.

• Se não tiver Sol por perto, deixe-as sempre perto da janela, num lugar com bastante claridade e luz. Normalmente, dependendo da claridade que tiver, nem será necessário deixá-las no Sol. :)

pequenina-vanilla-suculentas-8
pequenina-vanilla-suculentas-4
pequenina-vanilla-suculentas-3

Tentei pesquisar o nome de cada uma, mas existem um zilhão de tipos diferentes de suculentas, não foi fácil viu! haha Algumas eu não tenho assim 100% de certeza se é esse nome mesmo, então se alguém souber, me dê um toque ali nos comentários, ok?

pequenina-vanilla-suculentas-12

01. Ravórtia – Haworthia Fasciata
02. Sedum lucidum
03. Orelha-de-coelho – Opuntia microdasys
04. Echevéria – Echeveria Elegans

pequenina-vanilla-suculentas-13

01. Sedum Dendroideum
02. Dedo-de-dama – Mammillaria elongata
03. Planta-jade – Crassula ovata
04. Sedum nussbaumerianum
05. Opuntia cochenillifera
06. Sedum rubrotincum
07. Rabo de burro – Sedum morganianum
08. Coroa de frade – Melocactus zehntneri

pequenina-vanilla-suculentas-10
pequenina-vanilla-suculentas-7
pequenina-vanilla-suculentas-9
pequenina-vanilla-suculentas-5
pequenina-vanilla-suculentas-2

Bom, depois desse post gigante, de duas, uma: ou você deve ter se apaixonado pelas suculentas ou deve estar pensando que eu sou maluca! hahaha Eu espero que você tenha se apaixonado, porque elas são lindas demais! :) Vale a pena incluí-las na decoração do seu home-office. Parece bobeira, mas uma plantinha faz muita diferença na sua mesa!

Quem também coleciona essas plantinhas? Quero ver fotos e também vamos trocar dicas de como cuidar, dicas de decoração, etc! Bora papear aqui nos comentários! :)

79 comentários

Let's talk!

  1. Que lindas. Eu já tinha visto esse vasinho em outro post, se não me engano. O vasinho ficou muito delicado, e eu me espantei por você guardar os nomes. Uma vez tentei fazer um terrário com elas, mas não deu tão certo… Acabei salvando as que sobreviveram, mas estou amando de novo essas plantinhas. Beijos =)

    1. A Dona Flor já apareceu aqui no blog sim! Aliás, acho que já apareceu várias vezes! hahaha A outra eu montei esses dias, então ainda é nova por aqui!
      Ah, os nomes das suculentas eu tive que pesquisar no google hahah são nomes complicados demais, vish! é difícil guardar né! :)

  2. Pretendo ter suculentas na decoração de casa também. Acho que elas dão um charme a mais no ambiente. Tenho medo de matá-las logo, porque eu pra cuidar de plantas sou uma negação! rsrsrs
    Gostei das dicas, serão muito úteis quando eu precisar pra cuidar das minhas plantinhas <3
    Beijos!

    1. Ih, eu também não levo muito jeito não!! Matei algumas plantinhas nessa “brincadeira”, mas com o tempo você vai se acostumando, aprendendo e logo já está tirando de letra. :) Suculentas são guerreiras, precisam de alguns cuidados, mas no geral, é tudo muito simples e prático!
      Beijo!!

  3. Ain, que gracinha! Tão lindas, você tá mesmo cuidando direito, hehe!

    1. Eu ‘tento’ cuidar, Rafaella! hahah De pouco em pouco, vamos aprendendo e melhorando nossa habilidade com elas! Um dia chego lá! :)
      Beijo!!

  4. Fabi comentou:

    Tu já viu a flor linda que a ravórtia dá? Minha mãe é a louca das suculentas, ela até deixou um cantinho no jardim só para estas plantinhas (alias, aquele jardim mais parece uma floricultura..)

    1. Nunca tinha visto, Fabi! Até tentei procurar no google agora, mas não encontrei nenhuma imagem! :S
      Suculentas são viciantes mesmo hahaha Logo, estarei igual sua mãe, separando um canto do jardim só para elas! hahah
      Beijo!!

  5. ai que amorzinho. acho fofo ter plantinhas assim mas não tenho a menor paciência pra cuidar. acho que tem que curtir a coisa mesmo. lindas as suas plantinhas viu :*

    1. Hahaha eu também não sou muito chegada nisso, não! mas suculentas quase não dão trabalho, só uma vez na semana que tenho que lembrar de molhar o vaso.
      sabe que eu comprei uma muda de hortelã que me dá mil vezes mais trabalho! eu deixo elas na pia da cozinha pra eu não esquecer que tenho que ficar de olho, qualquer descuido elas já estão murchando, chatiadíssimas hahah

  6. Amanda comentou:

    to até querendo uma suculenta, no jardim da casa do interior nasceram umas (moro no nordeste) e tão firmes e fortes, nos periodos de chuva até nasce umas folhinhas nelas, um amor só.

    1. O bom das suculentas é que as folhas que caem, viram “filhotinhos” para novas plantas. Quando elas ficam no jardim, elas vão se espalhando, brotando e se multiplicando sozinhas né! A gente nem tem o trabalho! :)

  7. Aii que amor! Eu, no caso, dei nome pra minha câmera :D Maria Eduarda ^^
    Estou completamente apaixonada pelas suas fotos, Dri! E já escolhi minhas suculentas favoritas: Echevéria e Coroa de frade :)

    1. nunca pensei em dar nome para a minha câmera hahaha :)
      obrigada, Paula!! ♥

  8. Murilo Stifter comentou:

    Adorei o post! No meu caso, eu tenho várias, porém em vasos separados pois tenho medo de colocar em um vaso só e elas morrerem na transferência, você teria alguma dica para me ajudar nisso? Posso transferir sem problema que elas não vão morrer? Obrigado!

    1. Olha, algumas que eu transferi por conta própria, também morreram… :/ Mas eu descobri que a floricultura que tem aqui perto de casa montava os vasos, com as plantas que eu quisesse. Aí um dia, pedi pra eles e eu fiquei olhando para pegar o jeito como faziam, etc. Talvez seja uma boa forma de “aprender” como que se faz, aproveitar pra perguntar, pegar dicas. ;) Dê uma olhada em alguma floricultura por aí!

      1. Murilo Stifter comentou:

        Vou procurar alguma floricultura aqui por perto que faça isso, e ficar observando também!

        Obrigado, beijos!

  9. Jess comentou:

    são muito fofas.
    acredita que deixei morrer 3 suculentas? Não me pergunte como! Uma trsiteza :( Me senti o fracasso em pessoa. risos

    mas as suas são lindas e o vasinho então…. <3 AMOR

    1. obrigada, Jess!
      no início, é assim mesmo… até a gente pegar o jeito da coisa, algumas acabam sendo sacrificadas! :/// mas não desiste, não, viu!
      beijo!!

  10. Livia comentou:

    Eu me apaixonei! Já namorava as suculentas há muito tempo, mas tinha medo – e também um pouco de preguiça – de não conseguir cuidar… Mas esse post me inspirou bastante e acho que vale a pena adquirir uma lindezinha dessas. Acho que cuidar das plantas é até um pouco terapêutico. Amei o post e achei incrível o que você fez com os vasos, tudo maravilhoso!

    1. Obrigada pelo comentário, Livia!! :)
      Ai que bom que o post serviu de incentivo pra você! Suculentas são uns amorzinhos, vale a pena tê-las por perto!
      No início pode ser um pouco complicado, mas logo você pega o jeito de como cuidar! :)
      Beijo!

  11. Hahahaha, eu fiquei apaixonada! Minha avó tem MUITAS na casa dela e eu mal posso esperar para roubar algumas pra mim.

    1. Minha avó também tinha um monteee no quintal, mas naquela época eu nem dava bola! hahah E elas cresciam bem de boa, iam se multiplicando sem esforço algum! Se eu pudesse voltar no tempo, também ia “roubar” algumas pra mim! hahah
      Beijo!

  12. Chris comentou:

    Estou apaixonada pelas suculentas tambem, cada passada no mercado trago algumas, deve ter umas 25 agora. Existe um grupo no face Suculentas Brasil , eu acabo apelando pra eles na hora de identificar.

    Eu decidir parar um pouco haha tentar me aventurar a fazer as mudinhas que parece bem facil, só precisa de paciencia.

    Muah!

    1. Vou procurar o grupo, obrigada pela dica! Nossa, foi complicadíssimo descobrir o nome de algumas! hahah
      Eu nunca tentei fazer mudinhas porque as folhas que caem e eu fico ‘reparando’ muito, acabam morrendo. Agora aquelas que caem e eu nem percebo, quando vejo já tem raiz e o “filhotinho” nascendo hahaha Acho melhor deixar o acaso decidir, pois se eu resolvo me intrometer, dá tudo errado. haha :///
      Beijoo!

  13. suculentas são muito amor! aqui em casa tem um monte, mas elas ficam todas no jardim, aí é mais tranquilo de cuidar, é só regar mesmo. mas, como pretendo me mudar ano que vem e não tenho certeza se terei um jardim, em breve terei suculentas como parte da decoração também, então esse post já está nos favoritos para consultas futuras hahaha
    seus vasinhos são lindos de viver, principalmente com todo esse charme dos olhinhos!
    beijão <3

    1. Eu não posso deixar minhas plantinhas na área externa porque o Paçoca (meu cachorro) destrói tudo! ://
      Mas de qualquer forma, eu adoro elas aqui na minha mesa. Uma coisa tão simples, mas que faz MUITA diferença na decoração. O verdinho parece que deixa tudo mais aconchegante, mais acolhedor. :)

  14. Elas são bem mais praticas que as plantinhas comuns e tão bonitas quanto! Adorei a dica, plantinhas sempre deixam o ambiente mais vivo e gostoso… Tudo lindo, você é muito caprichosa!

    1. Obrigada pelo “caprichosa”! ♥
      Elas são muito práticas mesmo! Eu tenho uma muda de hortelã que me dá 10 vezes mais trabalho do que todas essas suculentas. hahah

  15. Ai que fofuraaaaa! Aqui em casa eu tenho um cacto! Eu chamo ele de Steve! ;)

    bjs de Filipinas,
    Gabi Barbará

    1. Amei o nome!!!! ♥ ♥ ♥ hahahah

  16. Belíssimas fotos, meu Deus!

    1. Obrigada, Tais!! ♥

  17. Que charme esses seus vazinhos!
    Eu também amo suculentas. Elas são tão fofas né?! Inclusive como lembrancinhas no meu casamento dei a cada convidado um vazinho de cerâmica com uma suculenta. Todo mundo amou :D
    Beijos, Paola

    1. Eu acho fofíssimo esse tipo de lembrancinha! ♥ Fico vendo no Pinterest e suspirando! hhaha Deve ter ficado lindo!!

  18. Adorei as dicas, era tudo que estava precisando. Estava planejando comprar algumas suculentas pra colocar na cozinha, até pelo fato delas serem mais fáceis de cuidar mesmo, não sei cuidar de plantinhas :/ gostaria muito mas não sei e nem tenho espaço em casa pra plantar nada então elas seriam minha solução de ter um verdinho charmoso em casa.

    1. As suculentas se adaptam muito bem em ambiente interno viu! Vai ficar lindo na sua cozinha e um “verdinho” na casa é sempre bom né!! ♥
      Beijo!!

  19. Chell comentou:

    Eu sou apaixonadérrima por suculentas!!! Tenho várias que roubei folhinhas na praça e elas estão crescendo =D Vou fazer um post uma hr =D

    1. Nunca vi suculentas em praças, acho que vou olhar com mais afinco para ver se não acho aqui por perto! haha :)))

  20. Rayani comentou:

    Amei, amei, mil vezes amei suas suculentas e os vasinhos!!!

    1. hahah obrigada, Rayani! ♥ ♥ ♥

  21. Acabei de linkar meu post de como marmorizar vasinhos de suculentas com esse seu post. Eu li ontem, mas não comentei pq tava no cel, mas achei completíssimo, ótimo para quem quer ter vasinhos de suculentas. Eu adooooro! <3 Aqui em casa tem um monte, mas um monte mesmo, umas vasos enormes até. :D

    1. Já comentei lá no post, mas vou falar de novo! hahah Seus vasinhos ficaram lindos e super charmosos!! Talvez eu tente fazer também, numa próxima oportunidade! :)

  22. Adoroooo! Tenho algumas também! Ficavam no banheiro, mas acho que por estar em local úmido, ela não chegava a perder água. Daí uma morreu e a outra ficou bem fraquinha. Mas, já foi pro sol lindamente, tá com uma companheira cheia de mudinhas novas e agora passa bem! :)

    A mãe de uma amiga disse que elas ficam no sol direto sem problema nenhum! Ela molha bastanteee a terra! Uma vez por semana. Mas, por estar no sol, seca rápido e não fica exagerado! A gente vai adaptando, sentindo como tá a bichinha, né? ^^
    Ainda tô pegando o jeito da coisa, não quero matar mais vidas.. hihi daí não fiz ainda um vaso com várias, mas é a meta! Hahaha :)

    1. Nunca tinha pensado nisso, mas realmente, acho que banheiro não é o melhor lugar para elas :SSS Mas é assim mesmo, de pouquinho em pouquinho a gente vai aprendendo e pegando o jeito! E acho que é isso que torna a coisa ainda mais legal, o importante é não desistir!
      Sabe que eu nunca tive suculentas em vasos separados? Sempre que eu compro uma nova, eu já vou lá e coloco junto com as outras. Às vezes não dá certo, mas não consigo deixá-las separadas hahah
      Beijo!!

  23. Eu comprei florzinhas artificiais pra colocar no home office! Claro que prefiro as naturais, mas fico o dia todo fora de casa na correria e não tenho tempo pra cuidar, fora que não me dou muito bem com plantinhas ): UHASUHASASHU

    1. Antigamente, eu também preferia flores artificiais, mas daí eu percebi que as plantas de verdade não são assim tããão difíceis de cuidar. Agora não largo mais! hahah
      Mas realmente, tem que ter disposição! Na correria do dia a dia, a gente acaba esquecendo delas e quando vê já tão todas murchinhas. :///

  24. Oi Adrielly
    Jura que não precisa colocar as suculentas no sol todos os dias?
    Tava pensando muito em ter uns vasinhos, mini-jardinzinhos mesmo, mas quando pesquisei entendi que precisava deixá-las no sol todos os dias e aqui não bate sol direto, apesar de ter bastante claridade o dia inteiro.

    Agora acho que vou arriscar uma plantinha ♥
    É sempre maravilhoso vir aqui no Pequenina!
    bj bj

    1. Isso foi o que a mulher da floricultura me disse hahaha Segundo ela, as suculentas não precisam ficar no Sol direto, mas precisam de luz. Então uma janela costuma servir. haha Mas eu gosto de deixá-las no Sol, de vez em quando. Não sei se é só impressão, mas elas ficam com aspecto mais saudável! :)
      Arrisque sim!! Faz bem ter um “verdinho” por perto! ♥

  25. Tenho várias plantas em casa, mas nenhum suculenta. Vou resolver esse problema, porque elas são lindas mesmo.
    Sempre paquerei esses teus vasos nas fotos do instagram, são lindos demais. Vou tentar fazer por aqui também. =*

    1. Suculentas são amor demais! :) Faz sim, ainda mais se você já tem outros tipos de plantas… suculentas vão ser molezinha!
      Beijo!!

  26. Olá! Me apaixonei pelo seu blog, eu já conhecia mas nunca tinha parado pra ler um post. Parei e amei, pode ter certeza que não deixarei de acompanhar. Minha vó tem esses tipos de plantinhas, sempre achei muito fofinhas. Ela tem cada uma em um vasinho separado, não sabia que eram chamadas de suculentas. Fiquei com muita vontade de comprar uma, adorei a dica de colocar em homeoffice.

    Seu blog é wordpress? Não consigo te seguir. Tem como?
    Estou recomeçando meu blog e mudei para o wordpress, se quiser dar uma olhadinha lá :)
    Xoxo

    1. Poxa, que ótimo saber, Kellen! :) Fiquei muito feliz mesmo!
      Minha avó também tinha várias suculentas mas, na época, eu nem sabia que eram suculentas. haha
      Meu blog é wordpress.org, por isso você não vai conseguir seguir… tem que seguir pelo bloglovin ou pelo feedly. :)
      Beijo!!

  27. Cami comentou:

    Só digo uma coisa: quanto amor! <3

    1. Suculentas é que são amor, Cami!! <3
      Beijão!!

  28. Antes de qualquer coisa: os nomes das suas suculentas são ótimos! hahaha
    Sou meio atrapalhada pra cuidar de plantas, na verdade, acho que não tenho muito jeito pra coisa. Mas estou vendo vários posts de meninas ensinando a cuidar de suculentas e estou me animando pra ter a minha.

    Seus vasinhos são uma graça!

    Beijos

    1. Eu também não sou a melhor pessoa para cuidar de plantas, mas suculentas foram as melhores opções. Ainda mais pra quem quer plantas dentro de casa. Elas realmente são bastante resistentes (claro que tem que cuidar), não precisa ficar se incomodando toda hora. :) Vale a pena dar uma chance, mas já aviso que é um caminho sem volta! ;)
      Beijo!!

  29. Debs comentou:

    Dri, eu também sou a louca das suculentas hahaha. Tenho coleção aqui, quero mostrar qualquer dia também.
    Eu ainda não fiz um jardim de vários tipos, deixo-as separadinhas. Mas tenho pensado nisso. De qualquer forma, elas tem nome, também. Tem a Sookie, a Juju Perebilda, a Maria Estela, o Juan Felipe… qualquer dia vou mostrar lá no blog também. Sabia que meu buquê de casamento teve suculentas? Um beijão!

    1. Hahahha Adorei os nomes! Aposto que o Juan Felipe é um cacto, acertei? hahah
      Eu sabia do seu buquê sim!! <3 Não sei se vi no seu blog ou se vi no facebook, mas já tinha visto e achei muito legal!!
      Ah! Esses dias eu queria adicionar seu blog no meu Feedly, mas não consegui... acho que você precisa disponibilizar a assinatura por feed... é apenas uma sugestão, porque eu acho muito mais fácil acompanhar os blogs por lá e pode ter mais gente com "esse problema" ;)
      Beijo!

  30. Adri *-* que massa que tem um novo hobbie! Sempre devemos buscar coisas que nos fazem bem ne??
    Eu já vi uma espécie de suculentas e só fui descobrir que era uma sucu depois de ler seu post anterior kkkk
    Não tenho jeito com plantas mas essas eu posso tentar!!
    Fotos perfeitas <3 arrasando sempre…

    1. Olha, não sei se chega a ser um hobby, porque eu ainda sou bem controlada viu hahaha Mas, de fato, é ótimo encontrar novos interesses, novas distrações! :) Acho que faz parte da construção de quem somos e mostra o quanto vamos mudando, descobrindo novas coisas e evoluindo.
      Suculentas são perfeitas para “quem não leva jeito com plantas”, assim como eu! Vale a pena tentar! :)
      Obrigada, Camila! Beijo!!

  31. Janaine comentou:

    Demais! Adoro essas mini plantinhas. :D

    1. Obrigada pelo comentário, Janaine! Apareça mais vezes por aqui viu! :)
      Beijo!!

  32. Karyne comentou:

    To apaixonada!

  33. Mas gente… Apaixonei nas suculentas! <3
    Enquanto lia o post já fiquei olhando o espaço na minha mesa e pensando onde encaixaria um vasinho! Hehehehe!

    1. Suculentas são um caminho sem volta, Mari! hahaha Você começa com um vasinho inocente e quando vê já está com uma coleção! ;)
      Beijo!!

  34. Yasmin comentou:

    São tão lindas! E imagino o cuidado que tem que se ter ao dosar a água e quanto a luz!
    Mas minha gata não curte plantinhas e comeria ou destruiria, então num penso em ter (não ainda, rs).
    Belas suculentas as tuas, e lindas fotos delas! *o*
    Beijo, Min

    1. Cuidar de plantas é tipo terapia, dá um pouquinho de trabalho (apesar das suculentas serem bem resistentes), mas é ótimo ver elas crescendo ou criando brotinhos! hahah
      Não tenho gatos, então nem sei que dica te dar hahaha Mas quando resolver adotar uma plantinha, vou adorar ver uma foto dela (e da sua gata)! :)
      Beijo!!

  35. Kelly Pinheiro comentou:

    Elas são realmente apaixonantes… comecei com uma espada de São Jorge e dois vasinhos há menos de dois anos… estou com mais de 50 agora… hahahaha…

    1. Hahaha essas plantinhas são apaixonantes e viciantes! eu sempre tenho que me controlar quando vou na floricultura para não voltar para casa com um caminhão de suculentas. hahaha

  36. Francieli lousano comentou:

    Comprei minha primeira suculenta, e não vejo a hora de comprar mais me apaixonei por ela ,vou encher minha casa ,amei as fotos e o seus vasos são lindos .

    1. Ah que amor!! ;) Espero que essa seja a primeira de muitas!

  37. SayonBorges comentou:

    Adorei o post! Sim, também estou começando a me viciar em suculentas e cactos! S2 Foi ótimo saber o nome de algumas… Tenho duas Coroa de Frade, uma Orelha de Coelho e mais umas 5 que não sei o nome. Obrigada. Beijos

  38. Márcia comentou:

    Adorei seu blog. Meus parabéns pelo trabalho delicado e interessante. Adoro cactos e tenho vasos como os seus também. Eles são as minhas plantas de inverno, quando meu jardim está coberto pela neve e as temperaturas não são favoráveis ao cultivo a céu aberto.

    1. Obrigada! ;) Você mora onde? Meu sonho é passar um inverno com neve, em algum país bonito! hahah Deve ser lindo!
      Beijo!

  39. Não tem como não amar suculentas!

    Eu tive um amor por pimenteiras, mas elas sempre morrem na minha mão, duram um tempo, mas depois se vão.

    Comecei a gostar de suculentas por causa do meu pai, ele quis brincar comigo e me deu uma Ravórtia – Apelidada de: Rabinho de Tatu. Ele disse que essa jamais iria morrer na minha mão, hahaha, dito e feito, tenho ela até hoje. Depois comprei uma Echevéria, que hoje está enorme e um cactus que foi roubado essa semana. Acredite, levaram ele do peitoril da minha janela!
    Deixei ele para tomar um solzinho da segunda feira e quando voltei, cadê!? #Decepcionada! Até as plantas estão sendo roubadas.

    Vou ver esse post do DIY do vasinho. Tô amando o seu blog!

    Beijos

    1. esses tempos eu ganhei uma pimenteira, mas a coitada não durou um mês comigo… não tem jeito, se a planta não for guerreira, ela não sobrevive aos meus “cuidados” hahaha
      a ravórtia é muito lindinha mesmo e suuuuper resistente! hahaha uma das minhas favoritas! ;)
      e poxa, como assim roubaram da sua janela?! ://// afff

  40. ricardo comentou:

    vou começar agora a cultivar suculentas!!