Categorias: Precious Tips

Pimp my blog #1 – Como melhorar o layout do seu blog

Fiquei bastante animada com a receptividade positiva que a categoria Pimp my Blog obteve na pesquisa de opinião. :) Como o nome sugere, pretendo compartilhar dicas de design para você dar um up no visual do seu site. Se você não entende praticamente nada de design, essa série de posts foi feita para você! :)

Durante esses mais de 2 anos de experiência com o xCake, pude identificar onde as pessoas mais erram em seus layouts. O principal erro, na verdade, é simplesmente deixar o layout de lado e focar apenas no conteúdo. É óbvio que o conteúdo é muito importante, mas dependendo da “roupagem” que você dá a ele, todo o seu empenho pode ir por água abaixo. Costumo dizer que, basicamente, para um blog fazer sucesso, a receita é: conteúdo bacana e original somado à um layout bonito e convidativo. “Simples” assim! Um layout bem feito oferece uma chance adicional para o seu conteúdo ser lido. É ele que vai mostrar para o visitante, em menos de 1 segundo, quão original, interessante e merecedor do tempo dele, é o seu blog.

Nesse primeiro post, irei comentar algumas dicas que devem ser levadas em consideração no layout. São regras básicas de design que podem fazer toda a diferença em seu blog! Em posts futuros, posso me aprofundar mais em cada tópico, caso seja do seu interesse (deixe um comentário para eu saber!)

Vamos às dicas! :)

design-tips-1

01. Elementos alinhados

Todos os elementos do seu blog (títulos, textos, sidebar, imagens, etc) devem estar alinhados, entre si, de alguma forma. Quando os alinhamentos não são consistentes, o blog fica com aquela impressão de algo amador e que está tudo bagunçado. Essa bagunça visual torna a leitura cansativa e minimiza, consideravelmente, a credibilidade do seu conteúdo.
Tente imaginar uma linha vertical que servirá de guia para alinhar os elementos. Quanto mais elementos seguirem essa guia, melhor!

design-tips-2

02. Tamanho das imagens

Procure utilizar toda a largura disponível para as postagens. Nem pense em deixar uma imagem pequenininha centralizada na tela! Imagens pequenas são difíceis de serem visualizadas, muitos detalhes acabam sendo perdidos, além de prejudicar o alinhamento que citei no item anterior. Tirar proveito da largura máxima do post deixa o blog muito mais organizado. A largura da sidebar também deve ser explorada em banners, por exemplo, mantendo todos do mesmo tamanho.

design-tips-3

03. Combinando fontes

Escolha, no máximo, 3 tipos de fontes diferentes para ser utilizado no layout do blog. Preste atenção na legibilidade da fonte, ela deve ser fácil de ser lida. Fontes “manuscritas” requerem cuidado dobrado pois suas curvas e irregularidades podem tornar difícil o reconhecimento da letra. No texto corrido dos posts, opte por fontes mais básicas e tradicionais como a Verdana, Tahoma, etc.
Se você gosta de fazer montagens nas imagens dos posts, procure utilizar as mesmas fontes do layout, assim o conteúdo fica mais integrado e personalizado ao estilo do blog.
O Font Squirrel, FontSpace e o DaFont possuem ótimas opções gratuitas.

design-tips-4

04. Cores

Assim como as fontes, as cores devem ser utilizadas com cautela. A não ser que seja intencional utilizar mil cores diferentes, procure limitar uma paleta com 3 a 6 cores e utilizá-las em todo o blog. Manter uma paleta bem definida ajuda a criar uma identidade visual mais forte, mais fácil de ser reconhecida.
Paletas de cores baseadas em lindas fotografias: For the love of color, Color Collective e Wear Palettes.

design-tips-5

05. Background

Escolha um background que complemente o seu layout sem tirar o foco do conteúdo. Backgrounds claros com texturas sutis são mais fáceis de acertar. Patterns são uma boa opção pois permitem que a repetição aconteça perfeitamente, preenchendo completamente o fundo, independente do tamanho do monitor. Só repare se o padrão está correto, em uma pattern adequada não é possível ver onde começa e onde termina o padrão de repetição.
Encontre muitas opções bacanas no Subtle Patterns, Everyday Icons, ava7 Patterns e Shizoo Design.

Quem tiver sugestão para os novos posts dessa categoria é só deixar aqui nos comentários! :) Quem gostou, clica no ♥ aqui embaixo!

30 comentários

Let's talk!

  1. Muito bom o post, Adri! Dicas super importantes ( :
    Beijocas

    1. Obrigada Paty! :)

  2. Douglas comentou:

    Super bacana pequenina vanilla. Abraços

    1. :D Obrigada Douglas!

  3. Luiza comentou:

    Eu simplesmente amei esta postagen, tenho um blog a muito tempo e n tenho muitas vizualizacoes mas quando eu seguir essa dicas meu blog ira melhorar muito, muito OBG. Se vc gostar do meu blog http://viciadaemmodacriativa.blogspot.com.br/ vc pode se nascerem e dar uma divulgação?! Porfavorrr, eu sou muito noob

  4. Luiza comentou:

    Inscrever* estava nascerem erro

  5. Larissa comentou:

    Amei Drii !Estou começando um blog… e suas dicas farão parte da minha rotina, mto obrigada :) Mas adoraria ver mais posts como este, mas com passo a passo (pro blogger por exemplo o/)…

    1. Oi Larissa! Estou pensando em escrever mais posts como esse, como sou designer, tenho mais propriedade para falar sobre a parte visual! Mas, a Loma (http://sernaiotto.com/) tem uma série de posts sobre blogar, dicas de pautas, organização. São textos bastante úteis, vale dar uma olhada! :) beijos

  6. Muito legal o post ! Quando tiver um tempinho vou me aplicar e tentar mergulhar de novo no mundo dos layouts.

    1. Que bom que gostou, Jessica! :) Preciso me organizar para escrever mais posts com esse assunto (como melhorar o blog através do design), vamos ver se consigo colocar em prática logo!
      Beijos!!

  7. Hannah Gossellin comentou:

    Adri amei as dicas e suas receitas continue assim gata

    1. Obrigada, Hannah!! Apareça mais vezes por aqui viu!! :)

  8. Gostei muito do conteúdo, estou iniciando as brincadeiras no meu blog e com certeza esse post vai me ajudar!
    Valewww..

  9. Luciana comentou:

    Oi Dri, tudo bem? Adoro o seu blog, é leve, interessante, descontraído e ao mesmo tempo informativo! Na verdade te achei por acaso (muito por acaso!), pelo também lindo xCake! Estou colocando várias dicas em prática (aos pouquinhos, pq como dá trabalho fazer tudo com tanto capricho neh?!) Grande beijo Dri, e obrigada por dividir tudo isso!

    1. Oi Luciana! Que comentário mais lindo! ;)
      Obrigada pelo carinho e apareça sempre por aqui, tá?
      Beijo!

  10. Vim ver as dicas, e foi ótimo conferir no meu blog que já aplico elas no meu blog haha. Ou pelo menos estou tentando né? Também sou designer, e confesso que sou apaixonada pelo xCake, é uma das minhas grandes inspirações! Designs criativos <3 Já vim várias vezes no seu blog, é muuuuito amor. Estou elaborando meu blogroll e com certeza fará parte. Beijos!

    1. Corrigindo: Foi ótimo conferir que já aplico elas no meu blog* haha, falei a mesma palavra duas vezes, me empolguei kkkk

      1. Oi Larissa! Obrigada pelo comentário e pelo carinho pelo xCake! Fiquei super feliz!
        Dei uma olhada no seu blog e achei ele bem bonito! Foi você quem fez? :)
        Beijo!!

        1. Obrigada! Foi eu quem fez sim, e fiz recentemente. Eu ainda estou aprendendo como faz pra parar de trocar de layout haha, eu quero ficar bastante tempo com esse! <3

  11. Muito bacana seu post, fiquei feliz de está seguindo tudo kkkk me sentir profissa kkkkkk seu blog é lindo dms, bjs Adri

    1. Ah que legal, Lenna! Conteúdo do blog é super importante, mas o cuidado visual é essencial! :) Beijo!

  12. Amei as dicas, estou necessitando de umas dicas para o layout do meu blog.

    1. obrigada, Laysa! :)

  13. Iane comentou:

    Gostei das dicas, obrigada por compartilhar!

    1. obrigada, Iane!
      as fotografias do seu blog são lindas! :)

  14. Oi, Adri! Vim parar nesse post e estou me perguntando duas coisas:
    1. por que demorei tanto para ler esse post?
    2. não vais escrever mais sobre design para blogs?
    Beijos e bom finde!

    1. Oi Talita! Gosto bem mais de dar esse toque pessoal aqui no Pequenina Vanilla, e como eu trabalho com design, acabo preferindo falar sobre outras coisas (que não tenham a ver com meu trabalho) tipo meu cotidiano, fotografia, receitas, meus interesses e entretenimento :)
      Beijo!

  15. Eu já seguia esses passos para a criação do meu layout mas se tratando de uma profissional do assunto é bem mais interessante. Adorei a postagem e me ajudou mais ainda, agora me sinto mais confiante e sei que não é chato ter poucas cores em um layout haha

  16. Julita comentou:

    Adorei as dicas!! Vou já coloca-las em prática!

  17. Ludmila comentou:

    Nossa eu amei essas dicas! Tenho blog a pouco tempo e confesso que foquei bem mais no conteúdo do que no layout em si.
    Com o tempo noto que pra conseguir algum alcance ainda tenho que melhorar muito!
    Todas as dicas são super bem vidas e com certeza passarei a te acompanhar agora.
    Muito obrigada!