Categorias: D.I.Y. Sweet Decor

Como pintar garrafas e transformá-las em vasos charmosos

Esses dias, apareceu uma garrafinha de Coca-Cola aqui em casa, dessas menorzinhas e mais bonitinhas. Pensei: “vou usá-la como vaso para flores”, ponto. Aí lembrei que tinha guardado a garrafinha de leite de coco (tinha usado para fazer o bolo de fubá delicinha, lembram?), e pensei: “por que não pintar as garrafas e deixá-las mais charmosinhas?”.

Já tinha visto em mil sites de decoração essa ideia de fazer uma faixa de cor apenas na metade para baixo do vidro, e sempre ficavam a coisa mais linda do mundo. Bem aquela coisa de detalhes que fazem toda a diferença. Minha ideia inicial era pintar de dourado, mas como não encontrei essa cor na lojinha aqui perto de casa, acabei levando o azul mesmo. E no final, ficou muito mais legal do que eu esperava!

A obra de arte aqui não tem segredo algum (até fiquei meio na dúvida se postava mesmo no blog, afinal, nem precisa de tutorial para uma coisa dessas!). Depois de fazer a máscara ~bem certinha~ com a fita crepe, passei uma camada de primer da marca Gato Preto. Depois, foram 3 camadas da tinta azul (usei uma tinta PVA, da marca Mural Color, na cor Azul Egeo ~linda de viver~) e, por fim, uma camada de verniz acrílico fosco. Apesar desse monte de camadas, é bem simples de passar e praticamente nem tive que esperar entre uma camada e outra. Os materiais (primer, tinta e verniz) custaram aprox. R$15 e não utilizei quase nada de cada pote (dava para pintar mais umas 30 garrafas!)

As flores que ilustram o post são de mentirinha (caso tenham ficado na dúvida, sei lá né) e foram compradas na Casa China (point das tranqueiragens aqui em Curitiba). Custaram uns R$5 cada uma e são bem feitinhas. :) Quem sabe um dia eu largo a preguiça e coloco flores de verdade e muito mais charmosas! E para quem não viu, a cômoda listrada já apareceu por aqui!

Quem vai fazer também? Quero ver fotos! :)

27 comentários

Let's talk!

  1. Ficaram lindas!! Adoro garrafinhas também, tenho uma coleção!

    Passei agora mesmo no supermercado e vi umas flores lindas, e acabei comprando suco de uva só pra usar a garrafa..!

    1. Eba! Depois quero ver as fotos de como ficou!! :)

      1. Evelayne comentou:

        Olá! Adorei o artigo. Mas fiquei em duvida sobre a garrafinha de coca-cola. Como você fez pra tirar o rótulo?

        1. Oi Evelayne! Essa garrafinha da Coca vinha com o rótulo “colado”, e não pintado, e foi bem fácil de retirar. Não precisei realizar nenhuma “técnica” especial hehe :)

  2. pirei na ideia.
    aliás, tenho vontade de ter esses vasinhos há séculos mas nunca fiz porque pensava “ah, as flores vão morrer” e nem me toquei que existem as benditas de mentirinha, HAHA

    obg pela luz! adorei o diy

    1. Faça também! É muito fácil e dá outra cara às garrafinhas, você quase esquece que foram embalagens de produtos algum dia! E as flores de mentirinha são a salvação, se comprar aquelas super bem feitas, engana direitinho! :) Se fizer, volte aqui para me mostrar!

  3. Marina comentou:

    Amo seus DIY, amo seus posts e seu blog, no geral, haha. Parabéns. Mas esses vasos feitos com potinhos reutilizados sempre ficam uma graça… ((:

    1. Obrigada, Marina! Fiquei super feliz com seu comentário! :) Apareça sempre por aqui!

  4. Mariana Porto comentou:

    Adrielly, quero decorar meu casamento com garrafas de vidro e adorei sua ideia, mas não encontro em lugar nenhum alguém que me diga COMO APAGAR A IMPRESSÃO DO RÓTULO DA GARRAFINHA DE COCA COLA? (não é rótulo, é impresso mesmo!)
    Pode me ajudar, por favor?

    Muito obrigada! :)

    1. Oi Mariana! Então, a garrafinha que usei (apesar de ser de vidro) tinha o rótulo colado na embalagem (e não impresso). Não sei te informar como faz para apagar essa impressão, talvez tenha que passar a tinta por cima do rótulo mesmo… Boa sorte com seu casamento! :)
      Beijos

  5. Susana comentou:

    Olá! Se essa garrafinha é de Coca-Cola, como vc fez para remover o rótulo? Já que ele é impresso direto na garrafa??

    1. Oi Susana! Essa garrafinha tinha rótulo colado (mesmo a garrafinha sendo de vidro) por isso foi bem fácil. :)
      Beijos!

  6. Carol comentou:

    Ficou muiito lindo! Vou tentar fazer! (Como moro em Curitiba também vou correndo na casa China ver se acho essas flores! haha) Adorei seu blog *-* Beijos

    1. Oi Carol!
      Obrigada pelo comentário! Que bom que gostou do post! Faz um tempinho que comprei essas flores lá, elas ficavam no andar de cima daquela Casa China grandona que tem na Rui Barbosa. É bem capaz de que ainda tenha, pois é algo bem comum dessa loja, né?
      Beijos! :)

  7. Aninha comentou:

    Nossa q lindinhas as garrafas, imagino q deve ficar bacana fazer com esmaltes que não uso mais. Vou jogar fora um leite de coco q tenho em casa para fazer o teste…so que não kkkkkkkkkkkkkkkkk

    1. Oi Aninha! Esses dias eu vi um DIY que usava vidrinhos de esmalte como mini-vasos para mini-flores heheh Ficava uma graça! Quem sabe um dia eu tento também! :)
      Beijos!

  8. Victória comentou:

    Amei as garrafinhas! quero tentar fazer com umas que tenho aqui em casa. Acabei de conhecer seu blog e tô adorando! hahaha Esse tutorial me lembrou um que vi num site gringo com aquelas embalagens de mel de ursinho sabe? Eram feitas com folhas douradas, achei bem bonito! Esse é o link http://www.abeautifulmess.com/2012/08/gold-honey-bear-vase-diy-.html. Quem sabe traz inspirações né? haha só quis compartilhar uma idéia! beeijo

    1. Oi Victória! Fico super feliz (de verdade) que tenha gostado do blog! :)
      Engraçado que eu sigo esse A Beautiful Mess mas nem me lembrava desse post! hahah Achei a ideia linda! É bom ter essas referências para ficar “esperto” quando surgir alguma embalagem diferente/interessante em nossas mãos né? Adorei a dica!
      Apareça mais vezes por aqui! Beijos!

  9. Como eu não tinha visto antes um site tão fofo e lindo? Adri, seu post de desapego rodou a internet não foi à toa: mais tarde estará no meu blog! Posso perguntar como você consegue esse efeito lindo meio envelhecido nas fotos? É lente mesmo ou tem filtro? :) Beijos!

    1. Oi Ana! Fiquei super feliz com seu comentário, acompanho faz teeeempo seu blog! <3
      Obrigada por divulgar o Pequenina Vanilla, vai ser uma honra aparecer no Hoje Vou Assim Off. É um baita incentivo para mim! Obrigada mesmo!!
      Nesse post das garrafinhas, fiz o efeito manualmente no Photoshop, alterando as configurações de "Color Balance". Faço assim pois o resultado fica mais preciso para cada foto do que utilizar filtros prontos. :)
      Beijo!!

  10. Cinthia comentou:

    Como vc fez para tirar a logo da coca? Pq se nao fica feio!!! Amei!!!

    1. Oi! Na verdade, a essa garrafa que usei tinha rótulo colado e não pintado. Por isso, consegui usar! :)

  11. julyanne comentou:

    amei essa idea mass nao era bem o que eu queria

  12. Ana comentou:

    Maravilhoso seu trabalho.Parabéns

  13. Michele comentou:

    Preciso urgente da sua ajuda..
    Qual o pincel que usa?
    Eu pinto mas fica com riscos.. “/ me ajuda.. vou fazer pro meu casamento..
    Outra coisa.. o primer q vc usa fica fosco? To usando um que parece tinta.. Não sei se é por isso que não tá dando certo.

    1. eu usei um pincel normal, simples, mas macio. a pintura não ficou uniforme, mas com as demãos, o acabamento fica bem aceitável.
      como fiz esse tutorial há bastante tempo, não lembro certinho todos os detalhes… mas o primer ficava fosco sim! você passa e o vidro fica esbranquiçado, aí depois você passa a tinta por cima.

  14. Erika comentou:

    Olá, há algum tempo vi essa garrafinha e guardei a ideia pra um dia fazer, término há pouco e fiquei muito feliz com o resultado. Penei um pouquinho pra decidir a técnica de pintura, não estava conseguindo deixar sem marcas de pincel, então cortei uma esponja dessas de louça e fui batendo a tinta com cuidado para não deixar bolhas, ficou perfeito =D
    Utilizei a tinta PVA verde água cintilante (que na verdade tem glitters) da marca Corfix e passei verniz vitral por cima. Ainda não secou completamente, mas no teste que fiz antes, tudo certo. A dica que dou é ter cuidado com a esponja e o verniz, treinando antes, pq é mais fácil aparecer bolhas. As flores talvez eu compre na loja ‘kedideiaslegais’ as flores parecem ter ótima qualidade. E é isso… Quis deixar a experiência que tive, pode ajudar, aaah em uma das três garrafas colei tecido estampado na mesma cor. Ficou muuuito legal tudo! E deixo meu obrigado à Pequena Vanilla por partilhar uma ideia tão fofa!