Categorias: D.I.Y. Sweet Decor

Como manter um arranjo de flores bonito por mais tempo

Tenho uma paixão por flores, vocês já devem ter percebido que volta e meia elas aparecem nos posts relacionados à decoração. Flores de verdade são muito mais bonitas e não tem comparação com as flores de mentirinha. O problema é que as flores de verdade necessitam de cuidados para se manterem vistosas e saudáveis, e esses “segredinhos” não se encontram fáceis por aí. Quer dizer, na verdade, encontramos muita informação e pouca qualidade. Cada um diz uma coisa e você fica com o pé atrás para decidir em quem acreditar. Por isso, quando a Ikebana Flores sugeriu escrever um post sobre o assunto, achei super bacana (nada como um especialista para nos dar dicas confiáveis)! Bora colocar em prática e deixar nossas casas mais bonitas e charmosas! :)

• Este artigo foi criado pela equipe Ikebana Flores para uso exclusivo do Pequenina Vanilla. A Ikebana Flores está há mais de 20 anos no mercado e trabalha para deixar o mundo mais bonito e cheio de flores. :)

flores-1
crédito da imagem: zyn₪p

Vocês já repararam o quão bonitas são as flores das lojas e floriculturas, não é? Sim, porque se não fossem a beleza e o frescor das plantas à venda, seria fácil resistir ao seu perfume e elas não seriam eleitas como protagonistas na decoração. Mas, vocês já pararam para pensar no longo caminho que as flores precisaram percorrer para chegar à loja ou floricultura? Isso porque, quando o estabelecimento não tem um viveiro próprio, ele precisa encomendá-las, muitas vezes, de lugares distantes do local de venda. Então, como elas chegam lindas e formosas no mercado?

A resposta está na maneira como as plantas são conservadas durante o trajeto. Para que elas continuem por muito tempo com a aparência de recém colhida, as flores são transportadas em câmeras frigoríficas. Assim, toda a sua vitalidade é preservada. Contudo, como a ideia é embelezar ainda mais a casa, não podemos, nem queremos, deixá-las em frigoríficos ou no refrigerador. Felizmente, existem várias maneiras de prolongar a longevidade e o frescor das plantas, sem mantê-las enclausuradas. É sobre isso que o post de hoje vai falar.

flores-2
crédito da imagem: pinterest

Os cuidados começam já na compra. Ao comprar flores, faça a aquisição pouco antes de ir para casa. Caso tenha que passar em algum lugar antes ou seja necessário deixá-la no carro por muito tempo, deixe a compra para outro dia. Isso porque assim que a flor for comprada, ela deve ir direto para casa, para receber os devidos cuidados. O mesmo vale para quando as mudas são recolhidas de um jardim próprio.

Em casa, a primeira coisa a ser feita é colocá-las na água. Se não houver um jarro ou vaso à disposição no momento, elas devem ser deixadas na geladeira ou sobre uma camada de gelo (uma toalha deve ficar em cima do gelo). Antes de colocá-las no vaso ou na jarra, o ideal é cortar a base de todos os caules. Com o fundo cortado e aberto, eles absorverão melhor a água necessária para manter o frescor. Outro cuidado importante é remover todas as folhas que possam ficar submersas na água. Isso porque estas folhas, quando imersas, podem desenvolver bactérias responsáveis por diminuir a vida das plantas.

Em seguida, chega a hora de colocar as flores em uma jarra ou vaso com água fria. Vale lembrar que o recipiente pode ser depositado em mesas de canto e de centro, em aparadores ou mesmo na estante. A única precaução é evitar deixá-lo próximo a eletrodomésticos ou eletrônicos, que podem aquecer e acabar com o frescor das plantas, fazendo com que elas vivam menos.

flores-3
crédito da imagem: coolchicstyle

Outros cuidados para manter as flores frescas por mais tempo são:

• Não coloque o vaso ou jarra ao lado de frutas. Algumas delas, como maçã, abacate e banana, liberam gás etileno, responsável por provocar o envelhecimento pré-maturo das flores.
• Aditivos, como o açúcar e a lixívia, podem ser despejados na água, desde que em pequenas quantidades. Dessa forma, será possível prolongar a vida das flores. Lembrando que o processo deve ser repetido sempre que a água for trocada;
• Assim que uma flor murchar, ela deve ser retirada do vaso o mais rápido possível. Isso porque, quando murcha, as plantas também liberam gás etileno e ‘contagiam’ as demais, fazendo com que elas morram mais rápido;
• A água deve ser trocada diariamente e os caules devem ser cortados a cada dois dias. Dessa forma, as flores se manterão frescas e bonitas por muito mais tempo.

O que vocês acharam das dicas? Quem gostou, não esqueça de clicar no ♥!

10 comentários

Let's talk!

  1. Jess comentou:

    Adorando as dicas, tenho que mostrar essa postagem para minha sogra, ela adora cuidar das plantinhas aqui de casa ♥

    beijos
    O Fantástico Mundo de Jess

    1. O post tem ótimas dicas, é bom ter um direcionamento sobre como cuidar direito! Avise sua sogra sim, se ela gosta das plantinhas irá adorar as dicas! :) beijos!

  2. Nossa amei a dica!
    Cheguei de viagem hoje e ganhei um arranjo do namorido que tava morrendo de medo de não saber cuidar…vou lá cortar todos os caules agora mesmo :)

    1. É lindo ganhar flores de quem a gente ama né! Coloca em prática as dicas para prolongar um pouquinho mais a lindeza das flores! ;) Beijos

  3. Patrícia comentou:

    Vou fazer a decoração do meu casamento com minha amiga. Vamos comprar as flores em outra cidade. Como podemos transpirtar as flores de forma q fiquem lindas.

  4. Jose Geraldo comentou:

    Adorei a postagem

  5. Jose Geraldo comentou:

    Parabens, irformaçoes muito uteis

  6. Helena comentou:

    Achei por acaso seu site no Google e estou amando, já anotei e irei fazer com arranjos de minha casa. Amei o blog!

    1. obrigada, Helena! espero que as dicas tenham sido úteis! ;)

  7. Luciana comentou:

    Amei as dicas. Estava insegura e suas dicas foram espetabulares!