Categorias: Precious Tips

Como deixar as fotografias de comida mais bonitas e apetitosas?

A categoria Nhaaam aqui do blog é uma das que eu mais gosto de atualizar e uma das mais aceitas pelos leitores do Pequenina Vanilla. Boa parte do “sucesso” se deve às fotografias que chamam a atenção e deixam todo mundo com água na boca. :) Por isso, hoje resolvi compartilhar o pouquinho do que sei. Boa parte do que aprendi sobre fotografia foi fruto de pesquisas na internet e muita prática. Claro que eu ainda tenho muito a aprender, mas acredito que quando compartilhamos conhecimento acabamos aprendendo mais ainda.

Como o assunto é amplo e complexo, procurei deixar as dicas numa linguagem mais fácil para quem não tem assim muita familiaridade com fotografia, ok? Precisei dosar alguns tópicos para o post não ficar quilométrico, então caso o tema desperte interesse, posso aprofundar mais alguns assuntos em posts futuros (me avise nos comentários). Espero que as dicas a seguir ajude você a fazer fotografias cada vez melhores e mais saborosas! Vem cá e acompanhe comigo:

01) Equipamento

Sim, eu sei muito bem que o equipamento por si só não define a qualidade de uma fotografia (estudar as configurações da câmera e entender a parte técnica da fotografia é essencial). Mas, olha… ele faz você subir uns 3 degraus, pelo menos. Então se você puder investir num equipamento um pouco mais completo, vai fundo! :)

2baf3432f65979388d40bf9d596f9465

Atualmente, eu uso uma Canon T2i, é uma câmera semi-profissional. A minha versão é um pouco antiguinha (hoje já está na versão T5i, se não me engano). Esses modelos semi-profissionais são excelentes para quem está começando a fotografar e ainda não possui muita confiança com a câmera.

A lente que veio junto no kit é a 18-55mm, que é uma lente básica, razoável para você começar a fotografar por aí. Porém, no caso de fotografia de alimentos, acho a 50mm f1.8 muito mais interessante. É uma lente clara (possui grande abertura, ou seja, deixa o fundo da foto bem desfocado criando aquele efeito bonito que todo mundo gosta) e, de certa forma, barata (se comparada com outras lentes).

Além disso, um tripé é muito bem vindo. Como as fotografias de alimentos são clicadas num ambiente interno, normalmente, não temos a quantidade de luz suficiente para a foto. Aí para compensar a falta de luz, precisamos de um tempo de exposição maior fazendo com que a foto tenha grandes chances de sair tremida. Com o tripé, descartamos essa possibilidade. :)

02) Luz natural

Dê preferência à luz natural, sempre! Aqui no blog, por exemplo, todas as fotos de receitas foram clicadas ao lado da janela da sala de visitas. É um lugar que não tem nada a ver com refeições (como a cozinha ou sala de jantar), mas tem uma janela enorme com bastante claridade, perfeita para as fotos. Procure o local mais iluminado da sua casa (seja ele qual for), com a maior janela possível, e seja feliz!

fotografia-de-comida-1

03) Utensílios

Procure utilizar seus melhores utensílios, aqueles mais bonitos, charmosos, diferentes e fotogênicos. Claro que, normalmente, não temos muita variedade em casa, mas faça um esforço. Quando resolvo clicar uma receita, sempre dou uma fuçada no armário aqui de casa e acabo encontrando algum prato, louça, xícara que eu nem sabia da existência. Jogos americanos, panos de cozinha enfeitados e descanso de panela também são ótimos aliados para criar uma composição interessante.

fotografia-de-comida-2

04) Composição e enquadramento

A vantagem da fotografia de alimentos é que não é necessário mobilizar uma grande área para fotografar (menos de 1/3 da sua mesa de jantar já será suficiente!). Você precisa prestar atenção apenas na área que circunda o alimento. Preste atenção no que vai aparecer no fundo da foto. Dê preferência à parede branca, sem interferência ou objetos desnecessários que possam comprometer o resultado.

Componha objetos que combinem entre si e que tenham o mesmo estilo seja ele romântico, minimalista, rústico, moderno ou colorido. Você também pode adicionar outros alimentos na composição (por exemplo, se for um suco de frutas, você pode adicionar algumas frutas (cruas) que fizeram parte dos ingredientes), como forma de complementar o cenário e ambientar a receita. Não encha seu cenário com objetos, mas também evite deixar a composição vazia demais. O segredo (como sempre) é o equilíbrio!

fotografia-de-comida-5

Alguns alimentos ficam mais apetitosos se forem expostos de forma completa e outros se forem cortados em pedaços e colocados num prato/tigela. Para saber qual a melhor maneira, procure avaliar a aparência da comida e tentar descobrir em qual formato ela será valorizada (não há uma fórmula mágica, é preciso treinar o olhar). No início, se for um bolo, por exemplo, você pode primeiro tirar algumas fotos no formato inteiro e ver como que fica. E após isso, cortar um pedaço do bolo, colocar num prato e testar outros ângulos e combinações. Com o tempo, começa a ficar mais fácil prever a melhor opção. :)

As melhores fotos são aquelas que são clicadas num ângulo diferente do que estamos acostumados a ver na vida real, por isso, não tenha medo de clicar 1 milhão de fotos até encontrar a imagem perfeita! Tente diversos ângulos, vire o prato, clique de cima, mude a composição.

05) Edição

A edição no Photoshop ou Lightroom não faz milagres. A iluminação, enquadramento, foco já devem estar perfeitos, a edição serve apenas para você dar uma incrementada na imagem (como você pode ver nos exemplos abaixo). Normalmente, eu utilizo esses programas para acentuar um pouco o brilho/contraste. Para isso, gosto de mexer nos Levels (níveis) e Curves (curvas). Aproveito também para “puxar” o tom da foto para o amarelo/laranja, que colaboram para deixar a imagem mais apetitosa.

fotografia-de-comida-6

O que você achou das dicas? :)
Quem gostou não esquece de clicar no ♥ aqui embaixo! Se você quiser mais dicas (ou que eu me aprofunde mais nesse assunto), me avise nos comentários, ok? Vou adorar saber!

48 comentários

Let's talk!

  1. Descobri seu blog recentemente e estou amando tudo por aqui.
    Adorei as dicas de fotografia, deu até vontade de inventar uma receitinha e sair fotografando hehe.
    Obrigada por compartilhar.
    Bjs!

    1. Oi Ju! Obrigada pelo comentário! :)
      Quanto mais praticamos, mais incríveis as fotos vão se tornando! Pra mim, é quase uma terapia! hahaha Vai lá sim!!
      Beijos!!

  2. Karyne comentou:

    Procuro seguir essas dicas também… a iluminação natural é o que mais atrai… a foto fica linda e sem parecer de studio!

    1. Iluminação é tudo mesmo! Na fotografia de comida, que as sombras precisam ser suaves, acho mais fácil de alcançá-las com a luz natural (que já vem difusa). :)
      Beijos!!

  3. comentou:

    Que post mais amor, Adri! <3 Sou apaixonado por fotografia de comida, adorei a forma como você passou as dicas pros leitores. :)

    1. Oi Zé! Bom te ver por aqui! :) Esses dias entrei lá no Melhor Ângulo, na esperança que tivesse voltado! hahaha
      Beijos!

  4. Amei as dicas!!! Tô sempre em busca de dicas para incrementar minhas fotos e nossa, como faz diferença uma mexida aqui e acolá nos levels, curva… também costumo jogar uns filtros em amarelo ou laranja pra dar uma puxada nas cores. Tem funcionado! Beijo!

    1. Oi Raquel! Photoshop é uma maravilha mesmo, ele dá aquele “tchanzinho” para a foto passar de incrível para sensacional! hhahah Para as cores, eu uso o Color Balance, sabe? Acho mais preciso e estou mais acostumada. Depois que pega o jeito é uma beleza!
      Beijos!!

  5. Meu instagram é boa parte só de comida! E eu adoro fotos de comida. rs #gorda
    No outo apê era um sofrimento fazer uma foto legal, era péssimo de luz. Agora aqui, que tem mais luz entrando, não tenho mais paciência pra ficar tirando fotos. Acho que estou precisando de uma câmera nova, pra animar, porque até hoje tenho uma sony compacta. rs

    1. Meu instagram também é só comida! Passo o dia inteiro trabalhando em casa, não tem muitas opções de fotos pra compartilhar… só resta tirar foto do almoço! hahahaha
      Beijo, Dani!

  6. Adri, adoro ver postagem com dicas de fotografia.
    Isso porque AMO fotografar – e o meu “campo” favorito para clicks são as paisagens.
    Adoro fotografar lugares e depois brincar com as curvas e actions no photoshop.
    Uma curiosidade: vc já fez curso de fotografia né? *0*

    E se possível faz mais um post disponibilizando as curvas e actions preferidos! por favorzinhooo.
    Parabéns pelo seu talento Adri

    1. Oi Camila! Obrigada pelo comentário!
      Acredita que nunca tentei fotografar paisagens?! hahaha Normalmente fico com preguiça de levar a câmera quando saio, então acabo só fotografando objetos, receitas e coisas dentro de casa.
      Olha, eu nunca fiz curso de fotografia! O máximo foi na faculdade, onde tivemos um semestre de básico de fotografia analógica. Mas foi bem básico meeeeesmo! hahah Aprendi muito pesquisando na internet e praticando. Ainda preciso aprender mais, mas de pouco em pouco chegamos lá né!
      Beijos!

  7. Loma comentou:

    suas fotos de comidinhas são sempre tão perfeitas, achei lindo que você compartilhou dicas tão boas conosco, meros mortais das fotos de instagram HAHAHA tá de parabéns, viu? vou continuar babando nos seus posts nhaaaam <3

    1. Obrigada Loma!! :)
      As dicas são bem básicas, mas eu vou tentando ser tão didática quanto você! haha
      Beijos!

  8. Adorei as dicas, eu adoro fotografar mas também nunca fiz nenhum curso, o pouco que sei aprendi na marra…

    Eu nunca li os livros, mas já assisti os dois filmes e adorei eles, acho o Gregory muito engraçado!!

    Beijoos

    1. Oi Carolina! Obrigada pelo comentário!
      Acho que quando se tem boa vontade, ser auto-didata é mais eficiente que qualquer curso por aí! :)

  9. sandra comentou:

    Adorei as dicas, estou justamente precisando aprender mais sobre isso, só tenho feito fotos de celular, estudando sobre as câmeras e o photoshop, gostaria de saber mais sobre as lentes, velocidade, essas coisas todas, e como mudar a imagem no photoshop. Sinto que só com essas dicas as fotos já vão melhorar e muito . Muito obrigada por compartilhar informação.
    Beijão

    1. Oi Sandra! Obrigada pelo comentário! :)
      Não sei se você conhece, mas o blog http://www.dicasdefotografia.com.br/ tem uns posts muito bons sobre o assunto! Vale a pena dar uma olhadinha lá. :)
      Beijos!!

  10. Nana comentou:

    Eu amo fotografia e amo comida…conseguiu juntar minhas paixões!
    Bj e fk c Deus.
    Nana

  11. O meu problema maior é o equipamento! Preciso com urgencia de uma câmera boa… Estou guardando grana pra uma Canon t3i <3, dai vou encher meu flickr e blog com fotos e mais fotos legais, já que as dicas boas eu já tenho de sobra né? :P hihihi
    ótimo post s2

    1. Oi Letícia! Obrigada pelo comentário! :)
      Vale a pena investir num equipamento, depois que você começa a fotografar com câmeras DSLR, nunca mais quer saber das compactas! hahah
      Beijos!!

  12. Julia comentou:

    Oi, adorei esse post, as dicas são ótimas. Também uso uma T2i e comprei uma lente 50mm. Tô amando. Lindo o seu blog. Abraço.

    1. Oi Julia! Obrigada pelo comentário! :) Fiquei feliz em te ver por aqui!
      A T2i com a 50mm fazem maravilhas né! Amo demais e acho que foi um dos melhores investimentos que já fiz! haha
      Beijos!!

  13. Lorena comentou:

    Como foto bem feita dá trabalho né? rs E, como tudo na vida, requer conhecimentos específicos e muita dedicação. Obrigada pelas dicas no post! Abraço.

    1. Oi Lorena! Dá um pouquinho de trabalho sim, mas com a prática vai cada vez ficando mais rápido e natural. Exige dedicação, mas quando você começa a ver os resultados, todo esforço vale a pena!
      Obrigada pelo comentário! :) Apareça mais vezes por aqui!
      Beijos!

      1. Lorena comentou:

        Ah, isso é verdade!

        Aparecerei sim ^^
        Abraço!

  14. Cami comentou:

    Seu blog é muito amor, Adri <3

    Eu amo fotografia, e as dicas que você deu são preciosas. Com certeza não é o equipamento que faz o fotógrafo, mas com certeza ele ajuda bastante a deixar as fotos melhores sim quando bem usado, claro.

    Adorei mesmo as dicas!

    Beijinhos

    1. Oi Cami! Obrigada pelo comentário e pelo carinho! :) Beijo!!

  15. Adorei as dicas Adri!!! Amo ver os seus cliques e experimentar as receitinhas que você posta. Queremos mais, sempre!!! =D

    1. Oi Gabriela! Super obrigada pelo comentário! :) Muito amor para você viu!
      Beijos!

  16. Curti demais esse post, adorei as dicas =D Parabéns pelo blog, é lindo ;)

    1. Obrigada, Ana!! Apareça mais vezes por aqui! :)
      Beijo

  17. Douglas Galdino comentou:

    Olá Adrielly,

    Tudo bem? :)

    Adoro ver seu site, é uma delícia, da ideia que você é uma pessoa super leve, agradável e simpática. Continue com essa leveza e com esse show de coisas bonitas.

    Abraços

    1. Oi Douglas!! Muito obrigada pelo comentário! Fico feliz em estar passando essa imagem agradável e simpática para quem passa por aqui! :)
      Beijo e apareça mais vezes!!

  18. Adri, adorei conhecer o seu blog e estou amando a sua forma de escrever e o conteúdo dos posts.
    As dicas sobre fotografia de comida foram perfeitas, na medida para quem gosta de se aventurar por esta área mas não quer aquele bla bla bla de fotógrafo profissional. Parabéns. Vou acompanhar sempre.

    1. Oi Franciely! Que bom que está gostando do Pequenina Vanilla! :) Fico muito feliz!!
      Vou tentar fazer mais posts sobre fotografia, vamos acompanhar! hahah Beijo!!

  19. Laura comentou:

    Oi! Conheci o blog pelo blog Chata de Galocha, que falou deste post (link aqui:, eu amei! Adoro tirar fotos de comidas e postar no insta! haha
    Beijos! Laura

    1. Oi Laura! :) Muitas pessoas vieram por essa indicação do Chata de Galocha!
      Seja bem vinda e apareça mais vezes por aqui viu! Beijo!!

  20. Patricia comentou:

    Adorei as dicas, e gostaria muito de outras mais. Esse tipo de fotografia é o que eu mais gosto.

    1. Oi Patricia! Vou me organizar para fazer mais posts como esse! :) Não deixe de acompanhar o blog! Beijo!!

  21. Oi Adrielly! O blog é fantástico, estou amando.
    Só queria fazer uma consideração, por favor, me corrija se estiver errada, mas quando vc fala dos equipamentos, a justificativa de usar o tripé, seria por causa da baixa velocidade do obturador, né?
    pq no texto diz que o obturador requer uma velocidade maior pela falta de luz…. acho que seria menor tempo de exposição. rs… (fiquei confusa…..heheheh )
    Beijos

    1. Oi Marta! Obrigada pela correção, realmente o texto deveria ser: “para compensar a falta de luz, precisamos de um tempo de exposição maior fazendo com que a foto tenha grandes chances de sair tremida…”. Mesmo lendo e revisando o texto um milhão de vezes, sempre acaba passando alguma coisa! hahaha Já editei o post! :)
      Obrigada por ter avisado! Beijo!!

  22. Rosilda Garcia comentou:

    Olá querida amei suas dicas estou começando agora na fotografia e fui convidada para fotografar paletas mexicana, estou bem nervosa pois nunca fotografei alimentos, assim se você puder me dá alguma dica de fotografia especifica pra isso ficarei imensamente grata.

  23. Estou lendo o seu blog inteiro desde que o descobri ontem! Estou a adorar!
    Beijos!

    1. Ah, fico super feliz!! :) Você é de Portugal (ou é impressão minha)?
      Beijo!!

      1. Sou sim, estou agora a descobrir alguns bloggers brasileiros e o seu foi, sem dúvida, um dos preferidos!

        1. Obrigada Elsa!! :) Então, sinta-se a vontade para vir aqui sempre que quiser! <3
          Beijo!!

  24. Branca comentou:

    Ola, conheci seu Blog agora..estou começando na Fotografia e me interesso muito pelas fotos gastronômica..Gostaria de obter dicas mais detalhadas e especificas se possível claro kkkk
    Muito boa suas dicas…PARABENS!!!!