Categorias: Nhaaam

Bolo de laranja da D. Elisa

Minha avó adorava uma laranja, sempre depois do almoço. Toda vez, ela criava um desafio para si mesma: descascar a laranja numa única tira, do início ao fim, sem “machucar” aquela camadinha branca que fica entre a casca e os gomos. Dificilmente, ela conseguia não “machucar” a camadinha branca. Mas, fazer a tira única de casca… ah, isso ela sabia fazer muito bem! Ela adorava enrolar a tira e deixar no formato redondo, como se fosse uma laranja, só que sem a fruta dentro, sabe? E gargalhava, contando pela 76323ª vez que não-sei-quem-que-ela-conhecia-nos-tempos-de-sítio sempre fazia essa brincadeirinha quando ela ainda era criança.

Esse bolo de laranja era a receita preferida da minha avó. :)




Preaqueça o forno a 180°C. Bata 4 claras em neve e reserve. Em outra vasilha, misture 4 gemas, 1,5 xícaras de açúcar e 1 copo de suco de laranja (mais ou menos, 3 ou 4 laranjas). Adicione 2 xícaras de farinha de trigo peneirada, 2 colheres de chá de fermento e 1 pitada de sal. Adicione as claras em neve e misture bem e com cuidado. Despeje a massa em uma forma (20x30cm) untada ou forrada com papel manteiga. Asse por aproximadamente 30 minutos ou até passar no teste do palito. Retire do forno e com um garfo faça alguns pequenos furos na massa. Despeje cuidadosamente o suco de meia laranja sobre o bolo.

O bolo fica mega fofinho e macio. Parece que você está comendo uma nuvenzinha doce com um leve azedinho da laranja. Uma delícia! :)

Nas fotos, você pode perceber que eu fiz uma cobertura de açúcar, mas eu recomendo que você deixe o bolo natural, sem cobertura nenhuma, pois o bolo já fica bem doce. Como a textura fica meio úmida por causa do suco de laranja do final, vai sem medo, que é sucesso!



Se você fizer, mostra pra mim usando a hashtag #PequeninaVanilla lá no Instagram, tá? ;)

Veja mais receitas deliciosas e fotogênicas que já passaram aqui no Pequenina Vanilla! :)

Deixe seu comentário

Let's talk!

17 comentários

Let's talk!

  1. Gabi comentou:

    Oi Adri
    Fico feliz que você tenha lembranças incríveis com a sua avó ♥ Lembrei do seu post lindo no instagram sobre a Dona Elisa, a gente consegue sentir daqui o seu carinho por ela. Eu praticamente não conheci a minha avó materna (eu tinha 6 anos quando ela faleceu) e minha outra avó mora muito longe, então quase não nos vemos, mas as poucas lembranças que tenho com as duas são muito queridas (:

    Amei as fotos, o granuladinho e essas cores! Esse amarelo lindo me abriu o apetite aaaaaaaah quero um pedaço desse booolooo hahaha

    P.S: tá quase na época habitual da troca de layout do Pequenina Vanilla, vai ter layout novo esse ano?
    Beijo ;**

  2. Que aspecto maravilhoso!!!
    Fiquei com água na boca!

  3. Tô apaixonada por essas fotografias <3
    Que sensação de conforto :)
    E vou experimentar essa receita, já! Só preciso ir na feira comprar minhas laranjas!

  4. Amanda comentou:

    Assim não tem nem escapatória… o bolo (e as fotos incríveis) são de dar água na boca <3

  5. PRISCILA FERNANDES comentou:

    Adorei Dri. Amei as receitas e amei as fotos, lindas como sempre!!!

  6. O bolo é bem simples de fazer e parece delicioso! Quero fazer aqui em casa.
    Beijos

  7. Lendo seu relato lembrei também da minha vó. Ela adorava uma laranjinha depois do almoço. Que saudades! <3
    As fotografias estão deliciosas!
    Imagina esse bolo e um cafézinho no fim da tarde!? Hmmm…

  8. Minha nossa, como ousa fazer isso comigo a essa hora? Pra que fui inventar de ler esse post em plenas 3 horas da madrugada?? Vou dormir passando vontade e meu filho vai nascer com cara de bolo de laranja da vovó, hahahahaha! Aloca!
    Amei demais as fotos, as memórias e a receita. Vou tentar fazer um dia com certeza. <3

  9. Hum que delícia! Adorei sua foto no instagram. Achei legal fazer bolo no papel manteiga assim. Aí não precisa untar e a forma sai limpinha. Como não pensei nisso antes? rs

  10. Midori comentou:

    Que fotos maravilhosas, Adri! Que água na boca!
    São esses tipos de lembranças que deixam o coração quentinho, né?! ♥
    Minha vó também gosta de descascar laranjas depois do almoço :) Mas a minha sobremesa favorita que ela faz é Pavê! Amo!

  11. Ahh, são tão boas essas lembranças de vó. Tenho muitas… bate logo uma saudade gigante!! O bolo ficou muito lindo, vou testar qualquer dia.

  12. Eliane SP de Rosa comentou:

    Oi Adri! saudades. É tao bom ter vc juntinho e com mais uma receita gostosa ( bolo de vó) . Vou fazer. Bjo.Ly

  13. Que delícia esse bolinho…huuummm Delícia também relembrar esses momentos com sua vozinha.:) bom demais!!! e vou fazer o bolo Adri!bj!!!♥

  14. Hoe, Adri! Tudo bem? :)

    Meus bichinhos de saudades dos seus posts de receitinhas foram aquietados agora, haha! E ainda voltou arrasando, porque ô, fotinhas lindas e aconchegantes e saborosas e meodeos! ♥ Já favoritei para tentar reproduzir esse bolinho por aqui!
    Adorei ler sobre esta lembrança com sua avó e sentir como você guarda com muito carinho esses pequenos fragmentos de dia a dia na companhia dela. Tenho certeza de que, onde quer que sua avó esteja, ela está olhando por você cheia de orgulho pela neta maravilhosa que tem. :)
    Beijos, flor~

  15. Rafaela comentou:

    Hum, que delícia… Esse ainda não fiz, mas o seu bolo de chocolate que postou aqui é sucesso garantido na minha casa… faço praticamente todo fim de semana…. a melhor receita ever!

  16. Mary comentou:

    Meu bolo de laranja de pacotinho se sentiu envergonhado com esse post! hahahaha
    Comidas afetivas são uma coisa… Quando a gente come, parece que tá abraçando de volta aqueles momentos que elas marcaram na memória. Por isso eu acho que nada supera, ‘cake’ gourmet nenhum no mundo faz aquele carinho na alma que faz um bolo com amor envolvido <3