Categorias: Nhaaam

Batata doce (ou batata salsa) “chips” ao forno e minha nova rotina saudável

Faz uns 2 meses que ando “bitolada” com a minha alimentação. Andei comendo muito mal nos últimos meses, foram muitas, mas muitas gordices para uma pessoa só! Por isso, desde o mês passado resolvi prestar mais atenção no que eu andava ingerindo. Ontem mesmo, fui fazer a avaliação física da academia e quase caí pra trás quando fiquei sabendo a porcentagem de gordura no meu corpitcho. Não é nada assim super desesperador, mas é algo para ficar atenta (melhor reverter isso agora do que depois quando ficar mais difícil). Acho que meu caso é aquele do tal da “falsa magra”, onde a pessoa é fisicamente magra, mas possui um estoque de gordura (além do esperado) camuflado pelo corpo (falei bobeira?). De certa forma, isso foi bom para eu ganhar mais ânimo na hora de queimar as banhas pular no Power Jump e começar a treinar (pra valer) na musculação.

Muitas meninas foram contagiadas pela onda “fitness” que circula nos blogs femininos, e confesso que é difícil não se deixar influenciar! Apesar disso, não pretendo virar ~aloka~ da academia AND proteínas, whey e cia. Meu objetivo é criar uma rotina “normal” de exercícios físicos semanais e, principalmente, melhorar minha alimentação. Ou seja, ser mais saudável, puro e simplesmente!

Minha primeira mudança foi parar de frequentar restaurantes/shoppings e preparar meu almoço em casa (apenas em dias de semana porque ninguém é de ferro né, gente!). Minha refeição consiste basicamente em MUITA salada, verdura e legumes, com suco natural de alguma fruta e, em dias alternados, uma carne (tenho muita preguiça). Além de economizar muitos dinheirinho$, ainda tenho certeza de que a salada foi bem lavada! hahaha Com isso, procurar receitinhas fáceis, amigas do corpitcho AND saborosas virou mania nacional.

Essa receita de batata doce já é figurinha repetida por aí, MAS… como cada um tem seu jeitinho particular de fazer, resolvi compartilhar a minha versão (que é a mais gostosa de todas!).

receita-batata-doce-chips-forno-1

É muito simples ó: você vai precisar de uma batata doce descascada e fatiada em rodelas (corte as fatias com aproximadamente uns 3mm de espessura – não deixe MUITO fina senão corre o risco de grudar no papel e nem MUITO grossa senão não vai ficar crocante), uma forma de assar retangular grande forrada com papel alumínio (para a batata não grudar), azeite de oliva, sal, pimenta do reino, orégano e tomilho.

Separou tudo? Agora, você vai colocar as rodelas de batata na forma de maneira que fiquem espalhadas sem ficar uma em cima da outra. Derrame dois fios de azeite por cima das batatas (muita calma nessa hora, viu – melhor colocar de menos do que depois suas batatas ficarem encharcadas) e tempere com sal, pimenta e ervas a gosto. O tomilho, pra mim, faz toda a diferença! Achei incrível como a combinação deu certo, mas se você ficar com o pé atrás, pode usar outros verdinhos de sua preferência. Leve ao forno (180°C) por 20 minutos. Quando der esse tempo, vire todas as batatas para que a parte que ficou embaixo fique sequinha também. Deixe por mais uns 15 minutos e tá prontinho! Sirva ainda quente!

receita-batata-doce-chips-forno-3receita-batata-doce-chips-forno-4

Na fan page Dias com Mafalda, li sobre os benefícios da batata doce, olha só: “Muito rica em fibra, baixo teor calórico e uma grande percentagem de água faz com que a batata doce seja uma ótimo alimento para quem está tentando perder peso. Além de ser rica em antioxidantes, repleta de Vitaminas A e C, magnésio, fibra e até potássio!”. Aí fica mais gostoso né! ♥

Testei o mesmo procedimento com batata salsa e ficou maravilhoso! Recomendo também! :) No final de semana, testei com batata inglesa, mas não deu muito certo, não ficou ruim, mas com batata doce ou batata salsa ficam MUITO melhores!
Essas batatas são perfeitas como aperitivo ou lanche da tarde. Adoro como substituto de pipoca para acompanhar os mil seriados que assisto!
Quem vai testar também? \o/ Quero saber o que acharam, heim!

Alguém conhece sites/blogs com receitas lights? Pode ir fazendo o favor de compartilhar comigo nos comentários! ♥

receita-batata-doce-chips-forno-2

37 comentários

Let's talk!

  1. Deyse comentou:

    Oi Adri, amei a receita! Super amo batata doce e deve ficar uma delicia desse jeitinho.
    Eu acompanho dois blogs com receitas fit/light que são o Blog da Mimis e o da Mila Cozzi, (jog no Google pq eu tô sem o link aqui haha) você vai gostar.
    Um abraço!

    1. Oi Deyse! Fica uma delícia, quando puder experimente! :)
      A-DO-REI as indicações de blogs! Já adicionei no meu feed! haha Espero que assim, meu cardápio semanal seja mais variado!
      Beijos!

      1. Milene comentou:

        Adorei a receita, estou querendo fazer, mas a batata deve ir ao forno já cozida ou crua mesmo?

    2. Simone comentou:

      Adorei todas as dicas…a batata doce chips vou fazer amanhã…e os blogs amei! Já favoritei! Obrigada, meninas!

  2. Também ando nessa vibe de melhorar a alimentação e manter uma rotina legal de exercícios físicos. Comecei meus treinos na academias semana passada e já me sinto muito melhor. :) Só a alimentação que as vezes fica difícil mudar, ainda mais quando você tem uma viagem no fim de semana pra te sabotar. rss Mas tirando isso acho que estou me saindo bem. ^^

    Adorei a receita! Mesmo não curtindo muito batata doce vou tentar fazer! =]

    Beijokas!

    1. Faz bem pra nossa saúde e o corpo agradece! haha O difícil é manter isso como rotina, e não ser apenas uma fase de empolgação… mas vamos com fé e foco! :)
      Eu adoro batata doce então sou um pouco suspeita para falar. Mas acho que desse jeito, meio crocante, ela perde aquela textura típica “de batata doce” e fica muito gostosa. É tão simples de fazer que não “custa nada” tentar!

      Ali na sidebar coloco os blog que gosto e que de alguma forma já divulgaram/incentivaram o Pequenina Vanilla, é uma forma de retribuir, já que apesar de ler muitos blogs não costumo deixar comentários frequentes. São tantos blogs que acompanho que acaba sendo humanamente impossível. hahah :) Fico feliz que tenha gostado!

      Beijos!

  3. Ah! *—-* Só vi agora um bannerzinho do meu blog na sua seção de Amigos e Parceiros da sua sidebar!! Obrigada por divulgar meu blog! Fiquei megamente feliz! :D

    Beijokas!!!!

  4. Ana Souza comentou:

    Oiii..
    To nessa onda tentando arrumar um tempinho pra academia e pra fazer minhas receitas saudaveis, rs.
    Eu visito diversos blogs diariamente e conheço vários que postam, receitinhas deliciosas e saudaveis.
    Super indico o Blog da Dr. Patricia Davdson (só jogar no google) ela é nutricionista da Carol Buffara e posta várias receitas e dicas maravilhosas, eu vivo por lá, rs.
    Tem tbm o Blog By Marina, O Tips For Life, o Blog da Mimis, e muitos outros que não lembro agora, rs.
    Eles fazem maravilhas pela minha alimentação, rs.
    Bjs ;*

    1. Oi Ana! O tempo é complicado, mas acho que o esforço vale a pena! Não precisamos virar as neuróticas pela vida saudável, mas manter um equilíbrio já ajuda muito né!
      Obrigada pelas dicas de blogs! Já tinham me indicado o Blog da Mimis num outro comentário e foi o que eu mais gostei até agora! <3
      Beijos!!

  5. Amo receitas e to deixando um pouco de fazer doces e bolos pra treinar pra cozinhar coisas mais saldáveis e fáceis, afinal ano que vem estou me mudando da casa dos meu pais (U__U) e preciso me virar na cozinha. Adorei a receita e salvei o post nos favoritos rs.

    1. Cozinhar não é difícil, a gente é que põe dificuldades! haha
      Morar sozinho é sempre um perigo, são dois passos para cair nos congelados (industrializados), miojos e hambúrgueres da vida né! Por isso é bom já ficar esperto! Espero que você se dê bem nessa nova vida! :)
      Beijos!

  6. Karyne comentou:

    não pude deixar de ler o comentário do Matheus e a sua resposta.
    Quando casei, há seis meses, era sempre assim, salgadinhos, mini pizzas, lanches… td congelado auihauiha
    Depois de um tempo resolvemos parar com isso, não ia fazer bem pra saúde e muito menos pro meu peso hahahahaha

    Agora tb fizemos um blog, o Do Sofá e estamos compartilhando nossas experiências!

    Eu conheci seu blog pelo da Emi e estou apaixonada, é tão lindo seu layout, fico olhando por tempos uahuaihiahaih
    Bjs,
    Karyne

    1. Oi Karyne!
      Exatamente né! Comida congelada e “porcarias” em geral são mil vezes mais práticos e já tem aquele sabor que agrada todo mundo. É muito fácil e rápido você acabar se acomodando! :/ Mas não dá, a saúde um dia irá reclamar e pode ser que o estrago já tenha sido feito! Melhor mudar os hábitos o quanto antes! hahah
      Dei uma espiada em seu blog e já gostei do que vi! Salvei nos favoritos para ver com mais calma à noite! <3
      Beijos!!

      1. Karyne comentou:

        O lig tah bebê ainda :) Começamos no domingo, mas espero que goste.
        Bjs, Karyne

  7. Tenho esse mesmo problema, sou magra fisicamente, mas meu percentual de gordura está sempre em um nível meio indesejado! Não adianta, todos temos que estar sempre nos alimentando bem e praticando algum exercício, só assim mesmo para manter não só a forma, como a saúde, também!

    Beijo,
    Clá

  8. Glauco comentou:

    Olá, achei massa essa receita, mas as batatas são cozidas ou cruas?
    Abraço e até logo o/

    1. Oi Glauco! Usei as batatas cruas mesmo. :)

      1. Glauco comentou:

        Ahh valeu Adri!
        =**

  9. Já anotei a receita!

  10. Stella Maris comentou:

    Eu fiz, mas as batatas grudam no papel alumínio. Já tentei de várias maneiras, mas continuo procurando outra alternativa. Será que com o papel manteiga dá certo?

    1. Oi Stella! Que estranho, eu sempre uso papel alumínio e com o azeite de oliva já é suficiente para não grudar. Na verdade, só gruda quando a fatia está muito fininha (quase um papel), será que não é isso? Veja se não está deixando as fatias muito fininhas… ou então tente untar mais a superfície com azeite, talvez ajude! :)
      Eu nunca usei papel manteiga nesta situação então não sei te dizer se dará certo… mas se tentar (e der certo!), me avise! Assim faço um update no post para o caso de outras pessoas estarem com esse mesmo problema.
      Beijo!

  11. Dri comentou:

    A minha não ficou boa não, ficou horrível rs

    1. Ué?! Poxa, o que será que aconteceu de errado? :/

    1. Não testei com batata suíça, Olívia! Mas acredito que dará certo também, só tem que cuidar com o tempo no forno! ;)

  12. Estou iniciando um livro de receitas e pretendo testa-las, amanhã vou fazer a sua para acompanhar um Frango dourado com molho de laranja.

  13. Graça comentou:

    Adorei a receita. Amo batata doce. Sempre lavo bem pois como também a casaca ( dizem ser rica em fibras). Vou tentar deixar as fatias com casca!!!

  14. Estava à procura desta receita e encontrei este blog maravilhoso!
    Vou seguir!!!

    Beijinhos de Portugal

  15. Natália comentou:

    Olá bom dia? As batatas depois de prontas e frias podem ser conservada?Gratidão, até mais.

  16. Simoni Cruz comentou:

    Menina vc é muito querida! vou fazer a receita…ri muito com a forma com que vc entrou no assunto, tbm andei fazendo gordices, mas chega!!! Para que ta feio!!!!! kkkkkkk Beijos Beijos.

  17. Rose Arrieta comentou:

    Oi,Adri!
    Que massa! Cuidando da alimentação…
    Segue um endereço, que eu amo demais, onde tem ótimas e fáceis receitas:
    http://blogdamimis.com.br/
    Um abração!!!
    Rose

  18. Maria Antonieta Reis de J. Gaspar comentou:

    Adorei a ideia da batata doce, ela já faz parte do meu cardápio, porém mais saborosa que outras. Vou fazer essa receita e acredito que vou adorar.
    Obrigada pela dica.

  19. Luciara comentou:

    Vou testar essa receitinha, adoro batata doce. No meu blog tenho várias dicas e receitinhas bem simples e saudáveis.

  20. Romano comentou:

    Olá Adrielli como vai?
    Vi a tua matéria sobre as baratas chips e achei bem interessante, além de super saudáveis.
    Já havia experimentado tempos atrás, uma receita usando-se o micro ondas, mas não gostei do resultado no paladar como tb nas vezes sem fim que precisamos fazer para obter uma quantidade razoável de batatas. No forno convencional pode demorar um pouco mais, em termos de tempo, mas conseguimos muito mais batatas além de se obter um sabor inigualável.
    Tenho um Food Truck onde comercializo hamburgures gourmet e quer saber? Vou adicionar ao cardápio a tua receita de batatas doce chips.
    Acho que meus clientes vão gostar bastante.
    Obrigado por esta tua colaboração compartilhando suas receitas.
    Se quiseres dar uma olhadinha em minha Fan Page basta digitar facebook.com/bistroburguerecia, lá vc tb encontrará muitas receitas deliciosas além, é claro dos nossos produtos.
    Suas batatas que agora tb serão minhas, obrigado, ficarão muito bem nos combos que farei. Deus te abençoe!!!
    Vc já viu os chips de banana? São muito deliciosos além de nutritivos. Só não sei, ainda se ficam bons usando-se o forno convencional.
    Bom mais uma vez obrigado pela sua receita.
    Gde abraço
    Nelson Romano

  21. Mayane comentou:

    Amei com certeza irei testar!De todas as receitas que encontrei a sua com certeza será a melhor.

  22. Celiana comentou:

    Oi Adrielli!
    Gostei muito do seu blog.
    Suas receitas são práticas e fáceis.
    Parabéns e obrigada por compartilhar.
    Bj