Categorias: Sweet Decor

A nova casa velha – parte I (contém vida real)

Eu moro na mesma casa desde que eu nasci. E antes de eu nascer, ela já existia há muito, muito, muito tempo. Minha casa é muito antiga e por conta de alguns desencontros da vida, acabou sendo negligenciada.

De fato, a casa é velha sim (ok, já deu pra entender né, adrielly!), mas acontece que ela só precisava de alguém que a olhasse com mais carinho. Que não tivesse os mesmos olhos cansados e viciados que eu tinha, que parasse de focar nas partes difíceis de arrumar e se atentasse mais ao seu potencial.

Tudo começou com pequenas revitalizações pontuais em pequenos móveis. Até que um dia eu pisquei e, quando vi, já tava segurando o rolo de tinta pintando a sala de verde, o banheiro de cinza e comprando uma mesa, cadeiras e guarda-roupa. Pra uma pessoa que nunca tinha entrado na Leroy Merlin, passei a ser aquela pessoa que sabia os nomes das tintas, que sabia explicar a diferença entre verniz e stain e que descobriu que cabo elétrico 2×1,5mm é raridade. E assim, em pouco mais de seis meses, com um teco de boa vontade, muita criatividade, algumas paredes pintadas, 5 metros de madeira pinus, um namorado cheio de disposição e amor, a casa foi ganhando uma nova vida.

//

Vou começar falando da sala, que apesar de ainda estar incompleta, foi o primeiro ambiente que arriscamos mexer. Acredito que a mudança mais significativa e impactante foi a parede, que recebeu tinta verde na metade inferior. À princípio, ela foi pintada de azul, mas não ficou no tom que eu queria, ficou meio com cara de pátio de escola decadente, sabe? hahah Aquilo ficou me incomodando e, em menos de duas semanas, tacamos tinta verde por cima. Isso me deixou um pouco mais feliz, mas sei lá, às vezes amo, às vezes acho meio estranho. Mas, vida que segue, certo?


A mesa de jantar que já tinha uns 20 e tantos anos foi embora e deu lugar à uma mesa menor com um design mais limpo e as tais cadeiras Eames que to-do-mun-do-tem. O quadro de insetos era um desejo antigo e achei coerente com a temática urban jungle 70’s que aflorou na sala. A samambaia holandesa é meu amorzinho e se chama Frida. Os suportes de plantas estavam aqui no meu quintal, direto dos anos 80, um pouco debilitados sim, enferrujados e descascando. Mas com um pouco de tinta spray, ficaram novinhas e perfeitinhas.


A janela dá de cara para uma paredinha que tá precisando de uma pintura urgente. Porém, enquanto não criamos coragem de pintá-la, resolvemos dar uma leve camuflada e fazer o famosíssimo jardim vertical. Pegamos 2 estrados de uma cama de solteiro que já nem existia mais, após duas demãos de stain, foram pendurados na parede. Os suportezinhos de madeira, que seguram os vasos de Peperômia, foram ideia do namorado e eu amei como ficou a estética.

Aqui também tinha uma estante daquelas antigas, cheias de prateleiras, bem cafoninha, antiquada e tal. Aquele tipo de estante que foi desenhada para acomodar uma televisão de tubo 21 polegadas e não as telas planas que temos atualmente, haha. Só que eu não queria comprar mais um móvel novo, mas também não podia me desfazer da estante pois ainda precisava do armário para guardar “coisas da casa”. A solução? Arrancar a parte de cima e deixar somente o balcão inferior. Ficou perfeito! haha A ideia ainda é lixar para retirar as marcas na madeira, trocar puxadores, talvez pintar as portas, mas vamos acompanhar e ver se desenrola.

E, por fim, que na verdade foi a primeira coisa que reformamos: uma mesinha com rodinhas. Também era super antiga, minha avó dizia que um dia já foi usada como suporte de televisão, na época em que televisão ainda era novidade. Depois de aposentada, virou uma mesinha de apoio na cozinha, meio escondida, ficava do lado do fogão. Tava toda enferrujada e o tampo se desintegrando. A base de metal foi pintada com a queridinha tinta spray, colocamos um tampo novo de pinus que ficou uma gracinha com as bordas pintadas de preto. Nem parece a mesma de tão bonitinha que ficou.

O problema é que ainda não encontrei um local/função bons o suficiente para ela. Você tem alguma sugestão? Por enquanto, fica na sala, acomodando a Dolce Gusto, um espelho octogonal que achei no Mercado das Pulgas daqui de Curitiba e os vasinhos da adoro etc que ficaram lindas com cabelinho de tostão (ou dinheiro-em-penca) e mini-samambaia.

Como eu falei, ainda estamos pensando em mais ideias e projetinhos para essa sala, não paramos nunca de pensar, haha. Além de revitalizar o balcão da tv, também pretendo colocar mais alguns quadros e objetos nas paredes que estão muito vazias, trocar aquele tapete/passadeira, elaborar uma moldura para o espelho. Trazer mais plantas, tanto ali no jardim vertical quanto pra dentro da sala, pois a louca das plantas ainda sobrevive em mim.

Não detalhei muito os DIYs que fizemos, mas se você quiser que eu explique um pouco mais sobre alguma coisa, me avisa aqui nos comentários. Posso fazer outro post mais focado no passo a passo e materiais que foram usados. ;) Em breve, vou falar também sobre as outras “reforminhas” que fizemos aqui no quarto e no banheiro, tá?

Eu sei que fica difícil entender o quanto a sala mudou nesse último ano, já que não fiz nenhum registro do “antes”, né? Mas, para compensar, deixo aqui uma foto que representa o oposto: o quanto as coisas quase não haviam mudado por aqui, haha. Essa bebezinha bochechuda sou eu, com 6 meses de vida, você reconhece aquela estante ali atrás?

Deixe seu comentário

Let's talk!

30 comentários

Let's talk!

  1. Juliany Smapaio comentou:

    Quanta amorzice!!!
    Amei as cores, os detalhes, os cantinhos…
    Achei interessante a disposição na mesinha. Colocaria umas canecas por ali também, mas já está ótimo.
    Beijos, linda.

    1. Adrielly Sato comentou:

      obrigada, juliany! :)
      até já pensei em colocar umas xícarazinhas ali para complementar a cafeteira, mas antes preciso arranjar umas mais bonitinhas e pequenas, hahaha.
      beijoo!!

  2. Mih comentou:

    Que delícia de post! Me senti com você, fazendo aquele tour que nossas mães sempre faziam com as visitas (“entra, vem conhecer a casa!”), só esperando o cafezinho. Quanto amor ♥ (e ai, como eu amo esse blog!)

    1. Adrielly Sato comentou:

      HAHAHHA mas esse “tour” pela casa, quando chega visita, é o maior indício de que viramos adultas né? hahaha AMOOOOO! <3 <3 <3

  3. Carla comentou:

    Que delícia de post!!!! Aconchegante se assim posso dizer!!!
    Estava ansiosa para que você voltasse.!

    1. Adrielly Sato comentou:

      obrigada, carla!! ♥

  4. Ahhh que lindeza Adri! Achei que a temática “jungle” da sala ficou ótima. Tá tudo combinandinho ♥

    O jardim vertical foi uma ótima ideia. Se você não falasse, não dava pra saber que era uma cama rs Nem precisa mais pintar a parede!

    Faz diy sim! Faz mais tour da casa, traz mais fotos de você bochechudinha… gosto de tudo!

    1. Adrielly Sato comentou:

      obrigada, clau!! ♥
      o estrado da cama é igualzinho aqueles que vendem em loja de jardinagem hahhah só que nas lojas custam uma fortuninha, afff
      um dia fui fuçar um quartinho (tipo um porão/sótão com velharias) que tem aqui em casa e achei 3 desses estrados, fiquei super feliz! haha a gente quer transformar a casa num “jungle” mas não é fácil, né? ($$$)

  5. maki comentou:

    A NÃO! que amor ficou essa reforminha, Adri! vocês arrasaram muito, mesmo! e eu amei a parede meio verde? mas entendo que pode gerar certo estranhamento né? hahaha

    1. Adrielly Sato comentou:

      aaa obrigada, maki!! ♥
      a parede verde por si só é bem bonita, mas como quis pintar só a metade, acabei não gostando muito da combinação que ficou com a cor antiga, que é tipo um begezinho. achei que ficou com uma cara retrô demais pro meu gosto hahaha mas tudo bem, de pouco em pouco vamos mudando aqui! :)

  6. Camila comentou:

    Oii! Já te falei no insta que qualquer dia chego aí para tomar um café e ver essa casinha linda de perto!
    Gostaria muuuuito de outro post com passo-a-passo, porque a louca do DIY que habita em mim, sauda a louca do DIY que habita você hahah

    E quanto a ideia para mesinha, acho perfeito o propósito de acomodar a cafeteira e eu acrescentaria um nicho no tamanho da grade para fazer as vias de barzinho, então nicho grande o suficiente para acomodar garrafas e o espaço acima para copos, taças e afins.

    1. Adrielly Sato comentou:

      hahahah vamos tomar um café e trocar figurinhas do DIY, por favoor! ♥
      eu sempre achei que a mesinha tem muito a vibe daqueles carrinhos/barzinhos, quem sabe eu vá para esse lado mesmo! hahah :)

  7. Midori comentou:

    adri, como eu adoro ler seus posts ♥
    a casa tá ficando linda! a mesinha de café ficou ótima. é tão gostoso quando as coisas vão tendo mais a nossa cara, né?! eu ando super empolgada pra dar uma incrementada nas paredes da sala e do quarto.
    e também virei a louca das plantas! hahaha o difícil é que não é qualquer uma que eu posso colocar por causa dos meu gatos. a leia não liga, mas o luke ficou mal essas semanas atrás, e a gente acha que foi por causa de uma planta que a gente tinha e ele vivia comendo. tiramos a planta, demos os remédios que a veterinária passou, e ele melhorou. então agora a gente pesquisa duas vezes mais antes de levar uma pra casa. mas amo essa vibe urban jungle!

    1. Adrielly Sato comentou:

      ai, obrigada mi!! ♥ ♥
      esse negócio de mudar/decorar a casa é meio viciante né, você mal termina uma coisa e já tá pensando em outras 3, hahaha
      é complicado essa história de pets e plantas, dou graças que meu cachorro não liga muito! mas ele ama pegar aquelas cascas de pinus que se coloca por cima da terra, sabe? daí se não cuidar, ele come tudo ou vai deixando rastro de migalhas pela casa toda, hahaha :SSS

  8. Karina Tanaka comentou:

    Minha casa tbm é bem antiga e aos poucos tbm tento dar uma revitalizada em cada canto. Mto engraçado ver q comecei a trocar passeios pelo shopping por Leroy e Tok Stok kkk.

    Acho q a mesinha ficou um ótimo cantinho do café, com cápsulas, canecas, potinho com biscoitos…

    Aguardo dicas de DIY, adoro esse tipo de conteúdo, dar cara nova ao q já temos.

    1. Adrielly Sato comentou:

      hahahah aqui, já estávamos batendo o ponto todo final de semana na Leroy! haha
      obrigada pela mensagem, karina! ♥

  9. Aline comentou:

    Gosto tanto de ler seus posts! ♥
    Amei a reforma, e achei o “cantinho do café” super aconchegante.

    De ler sobre como vcs restauraram a casa e os móveis, lembrei muito da cultura do “Wabi-sabi”. Achei bacana que vcs prezaram a reforma ao invés de jogar fora e adquirir um novo. Que preservaram a história dos objetos, dando novos significados a eles sem tirar sua essência.

    Ansiosa para a parte II.

    Beijos! =)

    1. Adrielly Sato comentou:

      obrigadaa, aline!! ♥
      a ideia foi mesmo reaproveitar coisas que já tinham aqui ou achar soluções mais baratas e, mesmo assim, deixamos uns bons dinheirinhos a cada ida na Leroy hahah
      também acredito que quando reaproveitamos ou usamos a criatividade, se consegue uma decoração com mais personalidade. apesar de gostar dessa estética que está na moda (industrial, escandinavo, etc), acho que as casas estão ficando muito parecidas né?
      beijo!!

  10. Ingrid comentou:

    Amei! <3 Texto leve, linda sua casinha!

    1. Adrielly Sato comentou:

      obrigada, ingrid! ♥ ♥ ♥

  11. Maria comentou:

    AMEEEEI!
    Eu sou Designer de Interiores e antes mesmo de ser já vivia de reformar as coisas!
    Ficou excelente ♥

    1. Adrielly Sato comentou:

      aaaa obrigadaa, maria!! ♥

    1. Adrielly Sato comentou:

      obrigada, meire! :)

  12. Jacqueline Paes comentou:

    Menina, esse verde em meia parede está absolutamente lindo! Seja feliz com ele! :))
    Troca os puxadores da ex-estante sim. é uma mudança baratinha que faz toda diferença. Eu usaria aqueles redondinhos, tipo provençal. E sugiro que você pinte só essas molduras das portas da estante, numa cor que combine ou contraste com os puxadores. é rapido, facil, barato e vai dar um up nela! parabens! tudo tá lindo!

  13. Beca comentou:

    Eu amei tantooooooooooo que menina, nem sei te dizer.
    Primeiro, sim, por favor, faz mais posts a respeito.
    Segundo, eu amo casas antigas com centenas de histórias escondidas atrás das paredes, são tão lindas não só fisicamente, mas a energia que ronda.
    A parede azul/verde? AMEI, deuses ficou tão original e especial. Um toque moderno no seu ambiente retrô. O quadro de insetos eu quero para mim, preciso dizer.
    Foi bem criativo reutilizar a estante, às vezes a gente nem precisa comprar algo novo, como você disse, só um olhar diferente sobre aquilo.
    O jardim ficou sensacional. As paredes não pintadas até deram um ar interessante ali. Então, não precisa ter pressa.
    Lá em casa tem uma mesinha parecida com essa sua, mas é daquelas que usavam em escolas públicas. Também não consigo pensar em uma função para ela, mas você pode fazer do cantinho do café/café da manhã. Ou cantinho do vinho/vodkas e tal, se vocês forem daqueles que tem garrafas guardadas, fica chique e charmoso (vi algumas inspirações no pinterest).
    Itimalia, que bebê fofo modeuso!!!!!!
    amei o post <3
    sua casa ta ficando lindíssima! Mil beijos

  14. Sara comentou:

    Adri te acompanho pelo Insta e amo sempre as news das reforminhas aí na sua casa. E aloka das plantas também habita em mim! Huahhua.
    Ficou linda a sala e os detalhes dos vasos e aproveitamentos incríveis.
    Não pare!
    Beijo grande.

  15. Ah, que incrível! Já estou doida pra ver as próximas partes!
    Adorei a cor da parede da sala – nunca pensaria nessa parede pintada até a metade, mas amei!
    Adorei também a mesinha com rodinhas – eu faria uma espécie de penteadeira no quarto!
    Beijos!

  16. Eliane de Rosa comentou:

    Adrielly q saudades! Gostei mto das mudanças, a sala tá ficando linda . A mesinha de rodinhas pode ser o seu cantinho do café, vai ficar linda com vasinhos, canecas a máquina de café enfim, vc fará uma linda decoração. Bjos.

  17. teu cafofo tá um amorzinho ♥ adoro acompanhar as fotos dele que tu posta no insta :) dá um sensação de aconchego. dá vontade de pegar um caneca de café, sentar em um cantinho no chão, descalça pra sentir o chão de taco e observar cada cantinho do cafofo :) ♥ hehe me empolguei :)