Categorias: D.I.Y. Sweet Decor

A luminária e as suculentas mais charmosas do mundo

Lembra daquele post “Vamos ‘glamourizar’ o home-office” que eu publiquei um tempinho atrás? Pois então, depois de ter recebido vários comentários com dicas maravilhosas e alguns incentivos, resolvi deixar o medo de lado, prendi a respiração e ~seja-o-que-deus-quiser~. Corri na loja de materiais de construção mais próxima, comprei umas tintas spray e voilá! Meu home-office ficou divo, charmoso e dourado! :)

diy-luminaria-dourada-3

Se eu soubesse que seria tão fácil assim, eu já teria feito há muito mais tempo! Tinta spray é vida, amor e praticidade, tá mais do que recomendado viu! ♥ Depois que eu taquei tinta dourada na luminária toda, não pensei duas vezes em dar uma repaginada também no meu vaso de suculentas.

diy-vaso-suculentas-2

O vaso original (como você pode conferir numa das fotos abaixo) não era assim tão feio, mas me incomodava um pouco o fato de que ele não ornava com nada aqui na minha mesa. Além do mais, eu já tava com umas ideias em juntar meus dois vasos (bisóia aqui) num só, para deixar todas as plantinhas agrupadas. Já que eu ia ter o trabalho de desmontar tudo, replantar e etc, por que já não fazer o trabalho completo, não é mesmo?!

diy-luminaria-dourada-1
diy-luminaria-dourada-2

Quer fazer também? Então acompanha o passo a passo, super molezinha:

Para pintar a luminária:

Comece limpando toda a superfície com um pano com álcool. Para não manchar a parte de dentro, ali onde fica a lâmpada, passe fita crepe em todo o contorno interno e coloque jornal amassado. Para aplicar a tinta escolha um local aberto, bem espaçoso, longe de paredes (porque o vento espalha a tinta na hora da aplicação). Forre o chão com jornal e use luvas para não sujar as mãos.

Usei a tinta da Suvinil, linha “spray multiuso”, na cor Ouro. A aplicação é bem simples, basta manter uma distância de uns 20 cm da luminária e não exagerar na quantidade de spray. Melhor ir com cautela, de pouco em pouco, do que exagerar e a tinta começar a escorrer. Foi preciso 3 demãos com intervalo de 10 minutos entre cada aplicação. A tinta seca rápido (para o toque), mas deixei uma tarde toda ali na área externa e esperei umas 48h para manusear sem medo. :)

diy-vaso-suculentas-1

Para pintar o vaso:

O passo a passo é basicamente o mesmo da luminária, a diferença é que foi preciso pintar primeiro a parte de cima e laterais e depois a parte de baixo (fundo). Primeiro usei a tinta branca (Suvinil, linha “spray multiuso”, cor Branco Brilhante). Esperei secar por 2h e já fui colando fita crepe para fazer a parte dourada. Só que aconselho você a esperar pelo menos umas 24h, porque acabei arrancando um pouquinho da tinta branca ao descolar a fita, depois de pronto. :S

Depois que tiver certeza que a tinta branca secou, faça a “máscara” com fita crepe e proteja também todo o resto que não for pintar (veja na foto 4 que eu fiz um “xaxixo” com jornal ali hahah). Foram 3 demãos de cada tinta.

diy-luminaria-dourada-5
diy-vaso-suculentas-4

Para fazer os olhos com cílios, utilizei fita isolante. É só recortar no formato: primeiro a linha curva para fazer os olhos e depois vá colando os pedacinhos que serão os cílios. Muito fácil e o resultado é impressionante! :)

diy-vaso-suculentas-3

Estou apaixonadíssima, encantada e orgulhosa com o resultado. O fato do dourado ter ficado meio “fosco”, acho que, no final das contas, deixou muito mais bonito do que eu esperava. Acho que todo mundo tem que fazer, heim! :D Bora “glamourizar” o home-office, quarto, sala…

Quero saber o que você achou do resultado tá? Quem vai fazer também? Pode ir me contando ali nos comentários!
Não esqueça de clicar no ♥ no final do post!

48 comentários

Let's talk!

  1. Adri, ficou lindo! Amei seu vasinho com as suculentas, agora quero ter também :(

    1. Obrigada Daniela! :)
      Monte um vasinho desses pra você também! Não é muito difícil de cuidar e fica muito bonitinho em cima da mesa!
      Beijo!

    2. Marina Coelho comentou:

      Olá vc lixou antes? Ela era que cor antes?

  2. Tati Anzai comentou:

    Aiii fiquei louca quando vi no instagram, quero tudo dourado agora… hahahahah e tô desejando umas suculentas também :)

    1. hahahah faz também, Tati! :)
      E suculentas são tudo bom: fofíssimas e guerreiras (pouca água, poucos cuidados)!
      Beijo!

  3. Gabriela comentou:

    Ficou um charme Adri… adorei! =)

    1. Obrigada, Gabriela!! ♥

  4. Ana kreutzer comentou:

    Lindo e inspirador , parabéns !!

    1. Obrigada! :)
      ♥ ♥ ♥

  5. Uhulll vim aqui e voce salvou minha vida *-*
    Ficou muito lindo esse dourado.. algo simples transforma \o
    Quero pintar uma garrafa de vinho dessas escuras, esse tipo de tinta da??

  6. Cami comentou:

    Obaaa, você conseguiiiiiuuu :)

    Tinta spray é só amor mesmo, fácil fácil de transformar qualquer ambiente <3
    Ficou lindo!

    Beixos

    1. Conseguiiiii, Cami!
      Obrigada pelas dicas no outro post! :) Essa tinta spray da Suvinil “pegou” na luminária aqui, não precisei do fosfotizante, ainda bem né!
      Adorei tanto a facilidade que tive que me controlar para não sair pintando tudo de dourado! hahah
      Beijo!

  7. Érika Kampfert comentou:

    Meu deus que linda que ficou!! Amei muito mesmo, fiquei bem afim de passar tinta em tudo aqui em casa. Parabéns pelo trabalho (:

    1. Obrigada, Érika! :)
      Faz também! É muito fácil e é ótimo para dar uma renovada no visual do quarto, home-office, etc!
      Beijo!!

  8. Ha entendi Adri, acabei de ver seu post!! Eu quero pintar a garrafa por fora, pois ela é escura e acredito que por dentro não vai pegar a cor.. se souber de algo, ficaria muito grata que me falasse <3

    1. Mas eu acho que essa tinta PVA que eu usei vai pegar na garrafa escura, sim! Talvez precise de mais demãos… Essas lojas de material para artesanato possuem tintas específicas para cada tipo (madeira, vidro, etc). Se tiver dúvidas, não custa consultar uma dessas lojas né? :D Depois quero ver o resultado no seu blog! ♥
      Beijo!!

  9. Sua luminária e o vasinho ficaram lindos! Sou meio enrolada pra fazer esses trabalhinhos, mesmo os mais simples, mas bateu uma vontade de comprar uma tinta spray em vários objetos hahaha.

    Beijos

    1. hahha eu também sou super enrolada! passei semanas cogitando a ideia, mais duas semanas pensando “onde comprar a tinta spray”, mais alguns dias criando coragem pra pintar…. mas vale a pena a viu! procura ideias no Pinterest e bora colocar em prática! :)
      Beijo!

    1. Oi Camila! :) A de Vitral acho que não serve, pois ficará “transparente”… a outra (Vitro 150º) não achei nada falando se é opaca ou não, então acho que deve servir. Mas não sei, talvez tenha que fazer um teste antes ou ir direto numa loja perguntar. hahah
      Beijo!!

  10. Ameeeeeeei demais Adri, ficou mega lindo <3
    E eu que estava pensando em comprar uma luminária nova apenas para poder mudar a cor…já vou usar esse sua dica maravilhosa <3 Espero encontrar por aqui a tinta spray em turquesa e amarelo \o/

    Quero tanto uma vasinho fofo assim. Essa semana vi umas ideias lindas no Pinterest e estou ansiosa para copiar hehe.

    Seu cantinho é lindo e eu adoro!
    beijos

    1. Oi Jess! Obrigada! :)
      Eu também estava querendo comprar uma nova, mas estava difícil de achar alguma bonita, diferente AND que não custasse “os olhos da cara”… hahaha Esqueci de dizer no post, mas cada lata de tinta spray custou R$15! Super economia né!
      Depois quero ver como ficou a sua luminária, tenho certeza ficará linda!
      Beijo!!

  11. Gabi comentou:

    Tinta spray é amor! <3 Ameeeeei o resultado da sua luminária. Ficou incrível! *_*

    1. Obrigada, Gabi! :) ♥

  12. Loma comentou:

    Que coisa mais fofa! Eu adorei o resultado, a luminária toda douradinha ficou super charmosa! Eu ando numa vibe de terrários, vasos e platinhas eu eu adorei seu vaso de suculentas. Mas ainda não tive coragem de criar as minhas, ouvi dizer que são trabalhosas. :/ Vou estudar a possibilidade <3 hehehe

    1. Deu outra cara né, nem parece a mesma luminária! hahah
      Sobre as plantinhas, se for cacto é beeeeem mais fácil viu! E tem vários tipos, fica bonitinho também. As outras suculentas precisam de um pouquinho mais de cuidado, mas nem se compara com outras plantas. Se não estiver no verão senegalês, é bem tranquilo! ;)
      Beijo

  13. Thalita comentou:

    Ficou lindo! Quanto você pagou na tinta?

    1. Oi Thalita! Obrigada! Foi uns R$15 cada lata de spray. :)
      Beijo!

  14. aimodeusi essa luminária

    1. hahaha seus comentários sempre curto e diretos ao ponto! ♥ ♥ ♥

    1. Oi Re!! HAUHAUAHAHH MORRI com a imagem!! :DDD
      Esse cílios já estão bem manjados no Pinterest! Tem várias referências por lá! hahaha
      Beijo!!

    1. Obrigada Caroline!! ♥

  15. Nana comentou:

    O vasinho ficou mara!
    Bj e fk c Deus
    Nana

    1. Obrigada, Nana!! ♥

  16. Ficou muito lindo Adri! *-*

    1. Obrigada Chaiene!!
      Bom te ver por aqui! Descobri seu blog há um tempinho e adoro as ideias que você posta por lá!! ♥ ♥ ♥
      Beijo!!

  17. Conseguiiiiu! :DDDD E ficou lindão!

    Mas me fala: você conseguiu pintar só a luminária e o vaso, ou também pintou o rosto e os cabelos? Minha experiência com tinta spray foi tão absurda… Fiquei toda colorida =~

    Outra coisa que ficaria legal pra fazer os cílios do vasinho seriam canetas permanentes (indico muito de com força a Posca – não era pra ter rimado-), que você tem mais controle, e elas riscam em t-o-d-a-s as superfícies :O :DD

    Beijos, Adri!

    1. Hahahahah Conseguiiii!!! :)
      Olha até que não me pintei muito não, foi só a mão mesmo (porque teve uma hora que eu me injuriei com a luva e tirei, daí acabou sujando os dedos hahah). Mas teve umas horas que o vento tava de sacanagem comigo! Eu achando que tava pintando a luminária e quando percebia, o vento tava empurrando todo o jato de spray nas minhas pernas hauahuaha Mas não chegou a pintar…. vai entender né?
      Eu fiz os cílios com fita adesiva para poder tirar depois quando eu enjoar! ;) hahaha
      Beijo!!

  18. E esse vasinho? *-* Amei, amei e amei !! <3

    Primeira vez que passo por aqui e já adorei o blog :D
    Beijão ♥

    1. Oi Bianca!! Obrigada! Espero te ver mais vezes por aqui! :)
      Beijo!!

  19. Adorei a luminária! Vou fazer na minha também! Paguei baratinho nela e a coitada tá tão pobrezinha… E estou enjoada dela também! heheh

    1. Tinta spray é ótima para dar uma repaginada nas coisas! hhahah Tem que ter alguns cuidados na hora de aplicar, mas vale a pena a “mobilização”. ;)

  20. Oiii
    Nossa, eu fiquei encantada com o resultado!!!
    Eu estava pesquisando tinta spray no google para comprar, e sem querer me dei de cara com esse DIY…o engraçado, é que eu estava namorando uma luminária dessa dourada, já faz um bom tempo, e ainda não comprei pq acho cara, é quase 500, se não me engano. E tô aqui pensando, já vi em alguns lugares desse abarujur articulado pra vender, bem barato, só que não é dourado, e agora que vi o seu passo a passo, já vi que vai ser balela!! Vou fazer e já agradeço por ter feito esse post.
    AMEI de paixão o seu vaso com suculentas, também quero um!! Ficou um charme os seus olhinhos, e essa tal de fita isolante é a mãe dos DIY, já reparou??!! Já vi paredes decoradas com elas, tenho uma luminária da Imaginarium que é toda na fita isolante.
    Falei demais..kk desculpa!
    Amei o seu blog!!
    Beijão linda

  21. Samyha comentou:

    Oii, amei a dica! Fui pesquisar no site da suvinil e não achei a cor ouro. Achei o amarelo ouro, o cobre e o dourado. A que vc usou o nome era OURO mesmo? Gostei exatamente dessa cor, quero fazer um tonel nesse tom! <3

    1. O que eu comprei era só Ouro mesmo, mas talvez eles tenham mudado o nome da cor. ;)