Categorias: Pessoalidades Sweet Decor

A louca das plantas

Não precisei chegar na terceira idade para começar a enveredar pelos caminhos da botânica feat. jardinagem, pois é. Começou bem antes do que eu previa, assim como quem não quer nada. Primeiro com as flores, depois com as suculentas e agora, com as folhagens. Foi impossível não me comover depois que eu “descobri” que existe um mundo de formas, cores e texturas: folhas de tudo quanto é tipo.

O amor pelas folhas surgiu com a tal da Costela-de-Adão (figurinha carimbada no Pinterest). Corri até a floricultura certa de que ia trazer uma pra chamar de minha e a moça da loja acabou com meus embalos. Segundo ela, Costela-de-Adão precisa de Sol e certamente entraria em depressão se fosse trancafiada dentro de casa.

Costela-de-Adão via Shutterstock
Costela-de-Adão via Shutterstock

Continuei dando voltas e mais voltas lá na floricultura, determinada a encontrar outra planta grande e bonitona para enfeitar meu quarto (lembra que eu tinha dito que ia fazer umas mudancinhas no meu quarto, na minha vida?). Depois de muita indecisão, escolhi a tal da Árvore da Felicidade. Na aparência, não tinha nada a ver com a Costela-de-Adão, mas o nome era bonito, parecia uma árvorezinha, vinha em casal (são duas plantas, uma é “fêmea” e a outra “macho”), achei romântico, achei incrível. A parte chata é que nosso relacionamento durou uma noite e nada mais, por motivo de: eita-plantinha-que-solta-cheiro-forte-achei-que-fosse-morrer-asfixiada-enquanto-dormia (isso porque deixei a janela completamente aberta e quase dormi com a cabeça pra fora do quarto, sad but true).

A moça da floricultura disse que a Árvore da Felicidade exala o cheiro quando muda de ambiente, mas assim que ela se adapta, o cheiro some. Se isso é verdade mesmo, sei lá, nunca saberei pois não tenho muita paciência pra essas coisas. Lá fui eu de novo na floricultura, me despedi da Felicidade e voltei com um Pau d’Água (ou Dracena, não tenho certeza). O nome não é tão bonito, não tinha toda aquela historinha bonitinha da Árvore da Felicidade, mas a moça da loja me garantiu que a planta era bem resistente, ótima para ambiente interno e não tinha odor.

plantas-indoor-2

No final das contas, achei que o contraste das folhas da Dracena com a parede cinza, ficou muito mais interessante, ó lá. Fiz uma enquete no Instagram e com 13 (dos 24 votos) foi apelidada de Abigail. Achei ótimo, porque lá no fundo, era esse nome mesmo que eu queria que ganhasse, haha.

Acontece que a Pau d’Água era, praticamente, metade do preço da Árvore da Felicidade, por isso fiquei com um bom crédito lá na floricultura, mas não sabia o que fazer com o valor. Ontem, resolvi dar uma passadinha lá, bem daquele meu jeitinho, como quem não quer nada, e voltei pra casa com uma bacia repleta de plantas. Não, eu não tinha nem ideia de onde colocar, mas trouxe mesmo assim, por motivo de: são-as-folhas-mais-lindas-que-eu-já-vi!

plantas-indoor-1

Tenho péssima memória (me perdoe), mas acho que os nomes são:

1. Maranta – variegata – aquela mais comprida, no canto inferior direito do vaso
2. Maranta (não sei o restante do nome) – aquela folha mais gordinha e arredondada
3. Alocasia amazonica – aquela folhinha comprida, que aparece no canto superior esquerdo da foto
4. Caládio – a que tem formato de coração, com as bordas verdes e o centro vermelho (não tenho certeza, mas acredito que essa seja tóxica)

São tão lindas, mas tão lindas que eu não tive opção, tratei logo de colocar a maravilhosidade aqui no meu quarto também, do ladinho da minha mesa de trabalho.

Meu quarto está parecendo um jardim? Sim. Mudei a disposição da cama e retirei alguns móveis só para caber todas as plantas? Sim. Vou dar conta de cuidar de todas essas vidinhas? Não sei (oremos!). Mas o importante é que agora o quarto ganhou muito mais personalidade e estilo. :D

Antes que me perguntem: não, não há problema em ter plantas dentro do quarto, você não vai morrer, não vai faltar oxigênio. Eu, euzinha, não senti diferença alguma em ter esse tanto de plantas dentro do meu quarto, mas vai de cada um. Se você não se sente confortável, deixe-as em outras partes da casa, simples assim! :)

51 comentários

Let's talk!

  1. Minha dúvida é, como vc faz pra elas pegarem sol? Não tem problema elas ficarem só dentro de casa? Achei tão lindo.
    Sua decoração parece inspiradora, vc já mostrou ela por aqui?
    Sou cheia das perguntas rsrsrs sorry :)
    Bjim

    1. todas essas plantas são de “sombra”, se você colocar no Sol direto as folhas ficam queimadas e não suportam, por isso são ótimas para ficar dentro de casa. elas precisam de iluminação (ficar perto da janela), mas não sob o Sol direto. ;)
      a decoração atual eu ainda não mostrei aqui no blog porque ainda estou mudando algumas coisinhas, mas não tem nada de super genial, é tudo simples e improvisado, na medida do possível! hehe
      beijo!

  2. kamii comentou:

    Ahhhh que lindas! Quero muito plantas em casa! Mas a gata da menina que mora comigo comeu até minhas suculentas :/
    Mas tenho certeza que quando eu mudar vou comprar várias! Amei principalmente a Dracena :)

    1. plantas são lindas, deixam qualquer ambiente mais charmoso e aconchegante! a dracena tem aquela faixa mais clara no meio da folha que dá um efeito incrível! :)

  3. Bianca comentou:

    Eu adoro plantinhas também :) Eu e minha mãe fazemos questão de ter uma floresta aqui em casa! Da última vez que saí pra comprar plantinhas voltei com três suculentas e uma que parece essa caládio, só que mini. Essa última aí tava meio pálida no meu quarto, mas foi só deixar na área de serviço (onde pega sol direto) que ela ficou vermelhona de novo! Pena que ela morreu quando eu fui viajar e fiquei fora de casa…
    Ter plantinhas no ambiente é sempre bom e ainda por cima é uma decoração maravilhosa :)
    beijos!

    1. Eu acho que suculentas precisam de um pouco de Sol direto, de vez em quando… Apesar de que as minhas atuais suculentas estão sobrevivendo só com a claridade da janela mesmo, mas já perdi várias outras por falta de Sol :/ Vai entender né…
      Se eu tivesse mais espaço, colocaria mais plantas ainda por aqui! hahah Eu adoro!! Só fico com receio de não cuidar direito, mas de pouco em pouco, vamos pegando o jeito! :)
      beijo!

  4. Nique comentou:

    Que lindas plantas! Ultimamente ando assim tb, ainda estou organizando, mas plantas sempre são bem vindas em qualquer lugar.

    1. quando eu tiver minha própria casa, certamente vou colocar plantas em todos os cantos (cozinha, sala, banheiro, lavanderia, varanda….), onde couber! haha são muito lindas né! :)

  5. wanila comentou:

    Que lindo que ficou! Não sou muito de plantas, pra ser bem sincera todas morreram depois que meu cachorro chegou. Acho lindo, mas ainda não é pra mim, hahaha. Se você morasse aqui pertinho, ia te chamar pra ir na casa da minha avó. Ela planta, replanta e vende diversas variedades, acho que você iria gostar!

    1. pois é, não sei como seria se o Paçoca ficasse o tempo todo dentro de casa… quando estou trabalhando, ele fica na área externa da casa, daí facilita o monitoramento heheh
      ahh, eu queria conhecer sua vózinha sim!! íamos nos dar bem, com certeza! hahaha <3

  6. Adorei as plantinhas!
    Em casa (tenho sorte de morar em um apartamento com uma varanda bem espaçosa) meu pai que cuida do nosso “jardim”! Ele tá sabendo o nome de todas as plantas!
    Continue assim, porque plantinhas são amor e alegram a vida!
    :)

    1. ahh que lindo!! atualmente eu moro em casa, mas provavelmente algum dia me mudarei para um apê e meu sonho é que ele tenha uma varanda bem grandona! <3 hahah
      beijo!

  7. Que lindas! Adoro plantas, acho que alegram qualquer ambiente… Nunca pensei em colocar no quarto, mas achei uma ideia bem legal :)
    Estou montando minha casa agora e por enquanto só tenho umas plantinhas pequenas e ainda estou me adaptando (sobre sol, quantidade de água, essas coisas simples que fazem muita diferença).

    Adorei ver suas plantas e também reparei no tapete de barbante que é muito amor!

    Beijo!

    1. não é muito comum as pessoas colocarem plantas no quarto, acho que é principalmente por causa daquele mito de que faz mal pra saúde… mas depois que vi umas ideias no Pinterest e em blogs gringos, achei lindo e não resisti!
      eu sempre pego uma dicas de cuidados com a dona da floricultura, normalmente essas pessoas sabem qual a quantidade de água, sol, etc. vale a pena trocar uma ideia hahah :)
      o tapete era só um improviso pra eu conseguir deslocar o vaso (que tá bem pesadinho), no final acabei deixando assim mesmo! haha
      beijos

  8. Adorei as plantas, deixam o ambiente mais agradável! Recentemente comecei a me interessar um pouco por plantas, e comprei uma suculenta para colocar no meu quarto porque achei que seria mais fácil de aprender a cuidar. Agora que li seu post fiquei com vontade de colocar mais algumas, haha!
    Beijo!

    1. suculenta é bem fácil de cuidar, especialmente porque precisa de pouquinha água. normalmente, eu dou umas borrifadas de água a cada 7 ou 10 dias e já é suficiente! :D essas plantas novas que mostrei no post precisam de regas frequentes, umas 3 vezes na semana, é bem mais trabalhosinho… mas são visualmente incríveis né? :)

  9. Eu acho lindo plantas na decoração, mas sou meia descuidada, ai acabo não colocando nada!
    bjs
    Amo seu blog

    1. antigamente eu também achava que não tinha capacidade de cuidar de plantas, aí comecei com as suculentas que são conhecidas pela resistência e poucos cuidados, agora fiz um upgrade por aqui! vamos ver se vou conseguir dar conta né! ahhaha

  10. Carol comentou:

    Também ando nessa vibe “louca das plantas”. Acho lindo o contraste do cinza com o verde, até pintei as paredes do meu quarto de cinza e coloquei umas plantinhas em um suporte tipo de macramê, ficou lindo! O único problema é que a tinta que comprei ficou muito diferente da que eu vi no catálogo da loja, puxou para um cinza azulado dependendo da luz. Não vejo a hora de mudar de novo! haha!

    Beijão!

    1. quando eu pintei a parede aqui, a cor puxava pro marrom, bem esquisito, quase me desesperei mas depois que secou ficou cinza mesmo, tipo grafite. \o/ é fogo comprar tinta porque sempre tem essas variações no catálogo e nunca fica da cor que esperamos hhaha

  11. Solange comentou:

    Primeiro, essa parede cinza com a porta amarela ficou show, tipo estilo chique!
    Achei que as plantas ficaram ótimas no quarto. Sensação de estar numa floresta.:))E se não te causam nenhum problema então está tudo certo… Eu também teria no quarto se tivesse espaço… mas pra compensar, na sala, tenho várias. Adorei a ideia! Beijão!

    1. a porta amarela e parede cinza deu um aspecto mais “moderninho” do que eu esperava, mas no final das contas, gostei bastante!
      simm!! fico me sentindo numa mini floresta hahaha acho que dá uma vibe muito boa, para qualquer ambiente! :)))

  12. eu AMO ter plantinhas dentro de casa. aliás, aqui em casa já tem algumas do meu pai e eu super acho que são as “peças” chave na decoração :) e essas que tu escolheu são lindas, adorei ♥

    1. sempre fico babando quando as plantinhas aparecem nas suas fotos!! hahah :)

  13. Chell comentou:

    Ahhh que lindossss! Eu só não tenho mais pq não cabe hahahahhahahahahahahahhahahahahahahaha adoro muito plantinhas e a da felicidade é minha favorita :)

    1. hoje eu me limito ao meu quarto, mas meu sonho é ter uma casa inteirinha pra poder encher de plantas! hahahah <3 <3 <3
      você tem a árvore da felicidade? ela não tem cheiro? :)

  14. Patthy comentou:

    Eu gosto de plantas mas sou meio relapsa para cuidar delas: morreriam de sede, coitadinhas! Então deixo essa área com minha mãe. rs
    Porém de uns tempos pra cá estou doida por um vasinho de manjericão. Não sei onde vou colocá-lo, mas quando achar um do jeito que quero levarei para casa!

    1. eu acho super fofo ter uma hortinha de temperos na cozinha, fica muito lindinho!! <3
      uma vez tive um vasinho de hortelã, mas a coitada morreu porque passei um final de semana fora de casa, no verão... são muito sensíveis! haha

  15. Que lindas, Adri, seu quarto deve estar lindo! Eu estou seriamente pensando em criar plantas esse ano (e nos próximos também kk) pois sou a loka dos bichinhos, desde que nasci sempre tive um do meu lado, mas esse ano vou me mudar para fazer faculdade e não vou poder ter nenhum animal de estimação, tanto pelo local, tanto pela disponibilidade de tempo. Me deram a ideia de criar peixes, mas acho tão sem graça! Se for pra cuidar de algo que não vai interagir comigo, que seja um que vai pelo menos alegrar o ambiente, haha ♡ Beijos!

    1. eu também não vejo muita graça em aquários, peixes, tartarugas, etc. hahah fora que dá um trabalhão pra limpar o aquário (tinha aqui em casa quando eu era criança, até minha adolecência, e lembro o trabalhão que era)! as plantas realmente mudam bastante a cara do ambiente, deixam tudo bem mais aconchegante, ainda mais se você for morar sozinha. :)
      boa sorte com a faculdade e a nova vida! beijo!!

  16. Acho um graça plantas na decoração, mas aqui em casa não dá muito certo. Nas poucas tentativas que trouxemos uma plantinha para casa, os gatos comeram, hahahaha. Ainda sonho com a janela do meu quarto cheia de cactos e suculentas. Acho um amor!! Mas está tão complicado de achar um lugar onde venda… só vi em supermercados e elas estão tão feias…

    Beijos! ❤

    1. muita gente aqui nos comentários comentou sobre gatos que comem as plantinhas hahaha eu nunca tive gatos aqui em casa então não sei como é… meu cachorro até agora só comeu o enfeite do vaso (aquelas casquinhas de árvores que escondem a terra e dão acabamento pro vaso), mas acho que não gostou muito não pois comeu apenas uma vez hahaha
      dê uma olhada em floriculturas grandes que trabalham com jardinagem e paisagismo ou então nesses centros de abastecimento, tipo Ceasa. :)

  17. Eu sou apaixonada por folhagens também, muito mais do que por flores. Existem tantos tipos de folha diferentes, tantas texturas ~ acaba virando um vício colocar elas assim, todas juntas, formando um tapete verde em casa.

    1. eu acho muito mais difícil cuidar de flores, eu lembro que minha avó adorava violeta mas pra fazer a plantinha florescer de novo era um baita trabalho de persistência e dedicação (coisa que não tenho! hahah).
      as marantas são lindas e tem uma variedade incrível de texturas, formatos e cores. dá vontade de colecionar! hahah

  18. Amei as plantinhas, de verdade. Me deu até vontade de adquirir algumas, o grande problema é que eu sou mega esquecida e acabo não regando quando necessário, já tentei cuidar de girassol, babosa, árvore da felicidade, infelizmente todas morreram de forma atroz ̶s̶o̶u̶ ̶u̶m̶ ̶s̶e̶r̶ ̶h̶u̶m̶a̶n̶o̶ ̶h̶o̶r̶r̶í̶v̶e̶l̶ :( mas tô pretendendo partir para as suculentas. Quem sabe agora vai, haha.

    1. hahaha suculentas são bem tranquilas de cuidar, água uma vez por semana no verão ou a cada 15 dias no inverno, com um borrifador. os cactos são ainda mais fáceis de cuidar pois são muito resistentes! tenta, sim!! :)))

  19. Renata comentou:

    Amo plantas! Mas não tenho muito talento para cuidar delas :(
    Deu até vontade de colocar uma dentro do meu quarto, mas ele é tão pequeno!
    Amei o post <3
    Beijos

  20. Nana comentou:

    Acho lindo esse gosto por plantas, mas não levo o menor jeito para isso.
    Bj e fk c Deus.
    Nana

    1. cada um com sua “loucura” né! hahah :DD

  21. Jess comentou:

    que massa adri!
    adorei as suas escolhas, algumas delas tem na casa da minha avó, mas não sabia o nome.

    eu tbm estou apaixonada por plantas. no momento tem 3 do meu lado. Eu tenho amado as estilo palmeira e me surpreendido o quanto são resistentes. Tenho há mais de 7 meses e a bicha tá firme e forte [mesmo com as gatas comendo as pontas :( ].
    tem uma em formato de coração tbm (que não sei o nome, mas é linda) que enfeita a cozinha e uns cactos, que GENTE… estão firmes e fortes desde o dia de los muertos, sem nenhum sinal de falecimento.
    agora há o triste caso da minha amoreira, que só dá trabalho e nunca dá fruto. Há 2 anos eu tô cuidando e nada. Já pegou infestação de choconilla, já caiu todas as folhas, já replantei. e nada.o galho é forte, as folhas são lindas, mas não aparece nenhum amora. risos Estou esperando a bonita decidir nascer.

    e nossa, foi um comentário desabafo aqui! X)
    é só pq uma louca das plantas entende a outra <3

    1. plantas são viciantes mesmo, depois que a gente começa a se enveredar por esse mundo, é difícil sair! :))
      na casa do meu namorado tinha uma amoreira que surgiu quase “do nada”, quando vi era um arbusto e quando olhei de novo já tinha virado uma árvore cheia de amoras hahaha tem muitos fatores que influenciam a planta né…. pode ser a água, o solo, o sol. aliás, pode ser que o solo esteja com poucos nutrientes e daí a amoreira não consegue se desenvolver… mas não entendo nada disso, só estou dando palpite! hahaha
      beijo!!

  22. KARINE comentou:

    Essa costela de adão é realmente super famosa, eu nem conhecia esse nome, mas já vi várias vezes nos pinterests da vida, hahahaha. Amei a decoração com plantinhas, tá uma graça! Incrível como dá outra cara pro ambiente, né? <3

    1. eu só descobri o nome quando fui na floricultura e mostrei uma foto hahhaha por muito tempo a chamei de “folha estilosa do Pinterest” hahah

  23. Cynthia comentou:

    Eu não posso ter plantas no quarto por falta de espaço, mas tenho sorte pois, tenho uma hortinha na varanda do quarto, acho que já é alguma coisa rs!

    1. eu tenho vontade de fazer uma hortinha de temperos, mas ainda tenho um pouco de receio pois acho que elas são bem mais frágeis e necessitam de mais cuidados, será? o que você tem plantado aí e como que você cuida? :)

  24. Que lindo! Plantas deixam qualquer ambiente mais alegre e vivo! Uma vez li em algum lugar que esse negócio de não poder ter plantas no quarto não tem nada a ver. Dizia que uma pessoa consome mais oxigênio que uma planta!

    1. Sim!! Dizem que se fizesse mal ter planta no quarto, a gente não poderia dormir com outra pessoa no mesmo cômodo, quer seria bem pior! haha

  25. Gina comentou:

    Ter planta em casa é acima de tudo uma terapia.

  26. babi comentou:

    eu tô sentindo muita falta de plantas na minha vida e como vou entrar de férias tô caçando de um tudo pra arrumar isso. aqui tem umas coisas maravilhosas sobre o assunto; fiquei apaixonada *-*

    1. ah, plantinhas sempre deixam o ambiente instantaneamente mais acolhedor! tenho certeza que você vai amar e viciar! hahah ;)